5 maneiras para incentivar o registro de ponto correto

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5 maneiras para incentivar o registro de ponto correto

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O registro de ponto eletrônico é uma segurança a mais para as empresas no momento de comprovar a jornada de trabalho de cada colaborador. Ele também contribui para otimizar a rotina do RH, reduzir custos operacionais e monitorar a produtividade da equipe.

No momento da implantação do controle de ponto, é natural que os colaboradores tenham dúvidas e até dificultem o processo de mudança na empresa, seja por falta de conhecimento ou receio do monitoramento da carga horária trabalhada.

É neste momento que o RH, junto às demais lideranças da empresa, deve lançar mão de ações que incentivem o registro de ponto eletrônico corretamente. Quer algumas dicas? Siga com a leitura!

1. Conscientize

Para que o registro de ponto eletrônico se torne um aliado na sua empresa, o ponto de partida deve ser criar programas de conscientização sobre a obrigatoriedade do ponto eletrônico, bem como os benefícios que essa prática traz para o ambiente de trabalho.

Comece explicando qual é a legislação do ponto eletrônico e como ela influencia a atividade da empresa. Esclareça as regras contidas nas Portarias 1510 e 373, sempre deixando um espaço aberto ao diálogo, a fim de que os colaboradores possam tirar dúvidas.

Se a sua empresa tiver um setor de marketing, ele pode ser de grande ajuda. Organize uma campanha de comunicação interna focada no ponto eletrônico digital, com cartazes e e-mails que chamem a atenção. Uma comunicação clara e transparente a respeito das obrigações da organização e de seus empregados contribui significativamente para a aceitação de mudanças.

2. Explique como o controle de ponto funciona

Existem vários tipos de relógio de ponto no mercado. Para certificar-se de que sua equipe fará o registro de ponto eletrônico da forma correta, é necessário explicar o funcionamento da tecnologia escolhida.

Se é um relógio de ponto biométrico, por exemplo, um breve treinamento no momento de registrar as digitais pode ser suficiente. Já se a sua empresa optou por um app de controle de ponto, talvez seja necessário elaborar um tutorial explicando todas as funcionalidades do aplicativo.

Dessa forma, o funcionário não pode alegar que não compreendeu o funcionamento do controle de ponto eletrônico e também sente-se mais confortável para solucionar eventuais dúvidas práticas.

Especialmente no caso de a empresa estar adotando uma nova tecnologia de registro de ponto eletrônico. Seja didático e esteja disponível para auxiliar os funcionários nos primeiros dias.

3. Fale sobre vantagens

Elencar os benefícios do registro de ponto eletrônico é outra maneira de incentivar sua equipe a fazer a marcação de ponto de forma correta. Deixe claro que não é só a empresa quem ganha, mas, também, o trabalhador.

Fale sobre a segurança que um sistema de ponto eletrônico traz para o controle de jornada de trabalho, a possibilidade de acompanhar o banco de horas ou horas extras realizadas e a facilidade com que se pode fazer o registro de ponto onde quer que o colaborador esteja, caso sua empresa opte por um controle de ponto móvel.

Quando a empresa adota o registro de ponto eletrônico no formato digital existe ainda a vantagem de cada colaborador conseguir visualizar seus próprios horários de entrada e saída da empresa.

Assim, os funcionários visualizam seus bancos de horas, e têm todos os recursos para conferir se os cálculos da empresa estão corretos, eliminando a desconfiança.

4. Conte com os influenciadores

Toda empresa possui colaboradores que são vistos como líderes para os demais colegas de trabalho. Converse com esses influenciadores, faça um trabalho de conscientização mais próximo com eles e transforme-os em multiplicadores de conhecimento dentro da organização.

Lembre-se de que os líderes precisam também ser exemplos para suas equipes, por isso devem ter um compromisso ainda maior com a marcação de ponto correta na empresa.

5. Crie programas de recompensas e premiações

Recompensar os colaboradores que fazem o registro de ponto eletrônico de forma correta pode contribuir para incentivar toda a equipe. Uma boa ideia é conceder folgas em feriados prolongados ou então flexibilizar a jornada de trabalho em alguns dias da semana para tratar de assuntos pessoais.

Outra ideia é premiar os funcionários mais pontuais na festa de final de ano da empresa. A pontualidade está diretamente relacionada ao registro no ponto eletrônico, de forma que tanto o reconhecimento pelo esforço quanto o prêmio em si serão motivadores para que toda a equipe faça a marcação de horários corretamente durante o ano seguinte.

O importante na hora de recompensar pelo registro do ponto eletrônico ou pela pontualidade é usar relatórios não manipuláveis do sistema de controle de jornada de trabalho. Os dados devem estar disponíveis para consulta, assim a empresa não é acusada de privilegiar um empregado em detrimento de outros.

6.Envie lembretes

Um aplicativo de ponto para smartphones permite que a empresa envie mensagens e lembretes para seus funcionários. Assim, o gestor de recursos humanos pode configurar o sistema para que todos os dias os colaboradores sejam lembrados de marcar a entrada e a saída da empresa, ou pode selecionar apenas os mais esquecidos para receberem os lembretes.

7.Dê advertências

Quando um funcionário não registra o ponto, a empresa não tem o direito de marcar o dia como falta. Entretanto, esse comportamento pode gerar advertências nos casos recorrentes. A falta de uso do relógio de ponto digital pode ser classificada como indisciplina, pois o empregado está deixando de cumprir com as regras da organização.

Sugerimos que o departamento de RH dê avisos informais antes de tomar essa medida, mantendo um clima amigável na empresa. Entretanto, caso o problema não seja resolvido e a ausência do registro de ponto eletrônico seja frequente, uma advertência pode mostrar ao funcionário a seriedade da questão.

Quando o registro de ponto eletrônico é um compromisso de todos os funcionários, o RH tem menos trabalho com correções na folha de ponto e assim acaba tendo mais tempo para atividades mais relevantes para a empresa.

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Sobre o Autor:

Formado em Ciências da Computação e Pós Graduado na FGV, se destacou logo no início de sua carreira como Líder Técnico em projetos em fábricas de Software. Em 2007, mudou-se para Londres para atuar como Arquiteto Java na empresa Britânica Boltblue Corp. Na volta, fundou a Framework, empresa que vem se consolidando há 10 anos. Hoje ocupa a função de Diretor Executivo na Framework, e Tangerino (Startup criada com seus sócios).

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