5 maneiras para incentivar o registro de ponto correto

//5 maneiras para incentivar o registro de ponto correto

5 maneiras para incentivar o registro de ponto correto

By |2018-10-11T14:08:34+00:0001/10/2018|Gestão de Pessoas|0 Comments

O registro de ponto eletrônico é uma segurança a mais para as empresas no momento de comprovar a jornada de trabalho de cada colaborador. Ele também contribui para otimizar a rotina do RH, reduzir custos operacionais e monitorar a produtividade da equipe.

No momento da implantação do controle de ponto, é natural que os colaboradores tenham dúvidas e até dificultem o processo de mudança na empresa, seja por desconhecimento ou receio do monitoramento da carga horária trabalhada.

É neste momento que o RH, junto às demais lideranças da empresa, deve lançar mão de ações que incentivem o registro de ponto eletrônico corretamente. Quer algumas dicas? Siga com a leitura!

1. Conscientize

Para que o registro de ponto eletrônico se torne um aliado na sua empresa, o ponto de partida deve ser criar programas de conscientização sobre a obrigatoriedade do ponto eletrônico, bem como os benefícios que essa prática traz para o ambiente de trabalho.

Comece por explicar qual é a legislação do ponto eletrônico e como ela influencia a atividade da empresa. Esclareça as regras contidas nas Portarias 1510 e 373, sempre deixando um espaço aberto ao diálogo, a fim de que os colaboradores possam tirar dúvidas.

Uma comunicação clara e transparente a respeito das obrigações da organização e de seus empregados contribui significativamente para a aceitação de mudanças.

2. Fale sobre benefícios

Elencar os benefícios do registro de ponto eletrônico é outra maneira de incentivar sua equipe a fazer a marcação de ponto de forma correta. Deixe claro que não é só a empresa quem ganha, mas, também, o trabalhador.

Fale sobre a segurança que um sistema de ponto eletrônico traz para o controle de jornada de trabalho, a possibilidade de acompanhar o banco de horas ou horas extras realizadas e a facilidade com que se pode fazer o registro de ponto onde quer que o colaborador esteja, caso sua empresa opte por um controle de ponto móvel.

3. Explique como o controle de ponto funciona

Existem vários tipos de relógio de ponto no mercado. Para certificar-se de que sua equipe fará o registro de ponto eletrônico da forma correta, é necessário explicar o funcionamento da tecnologia escolhida.

Se é um relógio de ponto biométrico, por exemplo, um breve treinamento no momento de registrar as digitais pode ser suficiente. Já se a sua empresa optou por um app de controle de ponto, talvez seja necessário elaborar um tutorial sobre todas as funcionalidades do aplicativo.

4. Conte com os influenciadores

Toda empresa possui colaboradores que são vistos como líderes para os demais colegas de trabalho. Converse com esses influenciadores, faça um trabalho de conscientização mais próximo com eles e transforme-os em multiplicadores de conhecimento dentro da organização.

5. Crie programas de recompensas

Recompensar os colaboradores que fazem o registro de ponto eletrônico de forma correta pode contribuir para incentivar toda a equipe. Uma boa ideia é conceder folgas em feriados prolongados ou então flexibilizar a jornada de trabalho em alguns dias da semana para que os colaboradores possam tratar de assuntos pessoais.

Gostou das nossas dicas? Então aproveite para experimentar o Tangerino grátis e comprovar os benefícios que um aplicativo de controle de ponto tem a oferecer!

Leave A Comment