5 motivos para você investir agora mesmo em um relógio de ponto móvel

//5 motivos para você investir agora mesmo em um relógio de ponto móvel

5 motivos para você investir agora mesmo em um relógio de ponto móvel

By |2018-08-10T15:00:41+00:0008/03/2018|Controle de ponto|0 Comments

Muitas empresas gastam uma fortuna com a estruturação de práticas internas que tornem seus processos mais eficientes e sua equipe mais produtiva. Entretanto, elas se esquecem de algo muito importante: o controle de ponto dos trabalhadores. E, para isso, existe o relógio de ponto móvel.

Mas que motivos existem para investir nesse tipo de gestão de presença ou em um controle de ponto móvel ? Entenda sobre isso em nosso artigo!

Por que é importante controlar o ponto dos funcionários?

Empresas que tem um alto padrão de profissionalismo são transparentes em seus processos e mantêm suas operações rotineiras bem organizadas. No entanto, a falta de um sistema eficiente de gestão de jornada de trabalho pode arruinar a qualidade dos serviços internos da instituição.

Como assim? Bem, a ausência dessa prática influi diretamente no gerenciamento financeiro e na administração do capital humano da companhia. Vejamos como isso pode acontecer: digamos que a empresa realize um estudo sobre o quanto de dinheiro precisa para fazer um investimento no próximo semestre.

Para isso, será preciso analisar os gastos com a folha de pagamento, certo? Mas como saber essa informação se o processo de controle de ponto não é confiável e eficiente? Haverá o risco de a empresa projetar um orçamento menor ou maior do que o real.

Além disso, como a organização pode estruturar um programa de treinamento para o time interno se não entende como está o seu nível de produtividade? Por outro lado, com um controle de jornada feito por um relógio de ponto móvel, a empresa terá essa informação e conseguirá direcionar esse programa de aprendizagem.

Sendo assim, com os processos internos bem organizados, a empresa tem profissionais mais felizes e satisfeitos. Entretanto, há ainda outros benefícios da gestão de presença por meio de um relógio de ponto. É o que veremos a seguir!

Quais são as vantagens do relógio de ponto móvel?

1. Redução de custos

Não importa se a economia do país está favorável ou não, cortar despesas é algo muito importante em qualquer época. Fazer isso é possível quando se utiliza um relógio de ponto móvel.

Por exemplo, os gastos com impressão, tinta, papel e a manutenção de um arquivo físico são enxugados. Uma vez que todos os dados coletados pelo sistema são armazenados em servidores virtuais e disponibilizados para a equipe que controla a marcação de ponto e para os colaboradores.

Esses últimos podem acessar as informações por meio de um aplicativo instalado em seu dispositivo eletrônico. Outro aspecto que onera o orçamento de uma organização é o custo com a manutenção de um aparelho fixo de controle de ponto. Esse gasto inclui a aquisição de software, licenças e atualizações.

Em contrapartida, o relógio de ponto móvel não precisa desse tipo de manutenção, pois opera na “nuvem”.

2. Gestão de equipe externa

Muitas empresas têm boa parte de seus funcionários trabalhando remotamente, ou seja, exercem os seus serviços em campo. Apesar desses colaboradores não estarem no ambiente interno da instituição, eles precisam ter os seus horários de trabalho registrados.

Porém, seria contraproducente exigir que esses colaboradores fossem à sede da empresa toda vez que precisassem registrar seus horários. Essa situação geraria gastos e improdutividade.

No entanto, com o relógio de ponto móvel, toda a equipe remota faz sua marcação de presença em tempo real e esses dados são enviados diretamente para o setor de RH. Além disso, o aplicativo possui o serviço de localização. Desse modo, o gestor sabe exatamente onde está cada um dos profissionais externos.

Isso torna o registro mais confiável. Afinal, o gestor terá certeza de que o colaborador iniciou o seu serviço no local em que o trabalho será realizado. Mas e se a região em que a equipe externa está não oferecer sinal de internet?

Nesse caso, a marcação dos horários pode ser feita offline. Quando o dispositivo eletrônico detectar o retorno do sinal da internet, o aplicativo enviará automaticamente os registros de ponto para a equipe de RH.

3. Ambiente interativo

Todo ano, a revista Época Negócios e a consultoria Great Place to Work (GTPW) premiam as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Na última condecoração, as instituições vencedoras demonstraram, entre outras coisas, boas práticas para tornar seu ambiente interno mais interativo.

Com a ajuda do relógio de ponto móvel, a instituição pode atingir um bom nível de interação com os seus funcionários. Por exemplo, sabendo a localização dos colaboradores por meio do aplicativo, o gestor pode entrar em contato com o profissional mais próximo de uma ordem de serviço que foi emitida.

Quando iniciar e finalizar essa atividade, o funcionário pode fazer um registro de horário. Com esses dados em mãos, o gestor pode também mensurar a produtividade de cada trabalhador.

4. Integração do sistema

Integrar todo o sistema de gestão de ponto torna o serviço dos profissionais de RH muito mais eficiente, uma vez que todos os registros de horas vão para um único lugar: o software.

Dessa forma, evita-se o estresse causado pelas folhas de ponto e planilhas manuais cheias de dados complicados. Pelo contrário, o sistema de ponto móvel automatiza os registros do banco de horas e entrega para o gestor um relatório confiável da produção de cada colaborador.

5. Concessão de benefícios

Muitas empresas modernas adotaram uma política interna de benefícios. O objetivo dessa prática é motivar e reconhecer o bom serviço prestado por seus funcionários. Para descobrir quais colaboradores merecem esses “mimos”, as instituições ficam de olho na produtividade deles.

De acordo com um artigo do portal UOL Economia, uma determinada companhia concede um descanso remunerado para os funcionários. Mas como fazer a gestão dessas horas sem um controle de ponto adequado?

Por isso, o relógio de ponto móvel é fundamental. Afinal, a empresa saberá exatamente quais colaboradores podem ingressar na lista de merecedores de benefícios internos da companhia.

Sendo assim, fazer o controle de jornada é essencial para a organização. No entanto, com o relógio de ponto móvel, essa tarefa fica mais fácil e organizada.

O que achou de nosso artigo? Conseguiu perceber as vantagens de utilizar um relógio de ponto móvel? Então, fique ainda mais informado e leia nosso post sobre tudo o que a sua empresa precisa saber sobre controle de ponto móvel!

Leave A Comment