App de controle de ponto com reconhecimento facial? É possível com o Tangerino!

/, Todos os nossos artigos/App de controle de ponto com reconhecimento facial? É possível com o Tangerino!

App de controle de ponto com reconhecimento facial? É possível com o Tangerino!

By |2018-10-23T17:43:40+00:0018/02/2017|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|0 Comments

Até pouco tempo atrás, tecnologias de reconhecimento facial como o ponto biométrico ainda eram obras exclusivas da imaginação e dos filmes futuristas. Atualmente, essa possibilidade já bate à porta e pode ser utilizada em um app de controle de ponto eletrônico para a sua empresa.

Você já imaginou contar com uma solução assim? Ao longo da leitura deste post, você vai entender que o que o Tangerino oferece é mais do que a chance de viver o futuro desde já. Há importantes vantagens associadas a essa tecnologia. Acompanhe para saber mais!

Como funciona o reconhecimento facial

O reconhecimento facial nada mais é do que a capacidade de um dispositivo em reconhecer um rosto. Resgatando os filmes futuristas, é justamente isso o que a tecnologia de controle de ponto atualmente é capaz de fazer.

Se você tem uma conta no Facebook, sabe disso porque provavelmente já percebeu que a rede sugere a marcação de amigos em fotos suas, indicando o nome de cada um eles.

Para que isso seja possível, a tecnologia se baseia no reconhecimento biométrico de traços dos rostos das pessoas. Em um app de controle de ponto eletrônico como o Tangerino, a câmera frontal do dispositivo primeiro localiza o rosto e depois analisa os seus traços.

O reconhecimento facial em máquinas identifica pontos chamados de nodais. Há cerca de 80 deles no rosto humano, como o comprimento do nariz e a distância entre os olhos. Sua combinação leva a um padrão único para cada pessoa, possibilitando a identificação e a diferenciação entre dois ou mais indivíduos.

O reconhecimento facial e o controle de ponto

Modelos de dispositivos móveis mais novos permitem substituir as tradicionais senhas de acesso pelo registro das impressões digitais do usuário. A tecnologia do reconhecimento facial funciona com rigor semelhante a esse, baseando-se em traços únicos.

Graças aos avanços tecnológicos que permitem o processo de reconhecimento, esse tipo de solução é bastante segura, o que faz com que gigantes com a Apple e o Google já apostem em seu uso.

E nesse movimento, o reconhecimento facial ganha espaço junto a outras plataformas e empreendimentos que precisam controlar seu banco de horas e está presente em ferramentas como o app de controle de ponto eletrônico da Tangerino.

Funcionamento

O colaborador precisa posicionar o dispositivo móvel na frente do seu rosto para que o controle de ponto biométrico seja capaz de identificar o indivíduo. Uma vez acionado, o app Tangerino analisa a face e tira uma foto para a comparação com base em seu banco de dados e identificação do funcionário.

 

O processo é bastante rápido e resulta no registro automático de cada marcação realizada no sistema do app de controle de ponto eletrônico. E é interessante saber que a solução é equipada com a tecnologia de machine learning.

 

Esse aprendizado da máquina permite que a identificação do app de ponto se torne cada vez mais assertiva, independente de alterações no visual como uso de barba, uso de óculos, mudanças de ângulo da fotografia ou na expressão facial.

As vantagens dessa tecnologia para a sua empresa

O uso de um app de controle de ponto eletrônico como o Tangerino traz diferentes vantagens para a empresa. A começar pela praticidade de seu uso fácil, capaz de simplificar a rotina de marcação de ponto dos colaboradores.

É também importante considerar que uma solução de ponto digital elimina erros comuns ao sistema de marcação manual, evitando a perda de tempo e situações de retrabalho para o RH, que tem o controle de custos em gestão de pessoas facilitado.  

Os registros de cada marcação feita são armazenados no sistema do aplicativo e permitem o acompanhamento em tempo real. Além disso, quando pensar em como fazer escala de trabalho, tudo fica mais simples, facilitando a gestão e os cálculos de variações no banco de horas.

Outra interessante vantagem do app controle de de ponto eletrônico é rápido acesso a todo o histórico de registro de ponto. O que permite avaliar a produtividade de cada colaborador e definir estratégias para melhorar o seu desempenho e de toda equipe.

Gostou de saber como funciona o reconhecimento facial do Tangerino? Entenda os benefícios da solução e teste o app gratuitamente e conheça melhor todas as suas funcionalidades!

Leave A Comment