Aprenda como receber feedback de seus colaboradores

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Aprenda como receber feedback de seus colaboradores

By |2018-08-10T11:26:42+00:0029/03/2018|Gestão de Pessoas|0 Comments

Sabia que a forma como você se comunica tem tudo a ver com oportunidade, aprendizado e desempenho? Por isso, tão importante quanto manter um diálogo coerente com sua equipe é saber como receber feedback.

Muitos gestores reagem de forma defensiva diante de um comentário negativo e se recusam a aceitar o que acabaram de ouvir. Alguns desmerecem o autor da fala e outros consideram o ponto de vista de forma extremamente exagerada.

Acontece que é fundamental agir com sabedoria nesse momento para assimilar as informações, analisar os fatos com imparcialidade e identificar pontos que podem ser aperfeiçoados. Enfim, é imprescindível ter maturidade para tirar o melhor proveito desse recurso.

No post de hoje, você vai entender a importância do feedback e conferir outras dicas que o ajudarão a ser um líder mais receptivo, criativo e inovador. Vamos lá?

Quais são os benefícios de saber ouvir?

Se você é um gestor acessível e demonstra que está aberto ao diálogo, vai conhecer melhor seu grupo de trabalho por meio do feedback. Isso acontece porque o funcionário fica mais confortável para dialogar e fornecer uma opinião. Simples assim.

Ele também se sente mais útil e valorizado com a atenção recebida. Quando todos estão satisfeitos, a produtividade aumenta naturalmente. Sem contar que a rotatividade de pessoal é reduzida, pois, na visão do profissional que deseja se desenvolver, sua empresa é um lugar agradável.

Além disso, é na comunicação que podem surgir excelentes ideias para melhorar os resultados do negócio. Afinal, sua equipe está na linha de frente, lida com o público diariamente, conhece fortalezas e fraquezas, vivencia tudo de pertinho.

A experiência dos colaboradores representa uma fonte inesgotável de oportunidades e um enorme potencial para ajudar você a identificar problemas ou visualizar soluções. Pense nisso!

Como receber feedback do jeito certo?

Assim como qualquer outra ação, receber feedbacks também requer algumas práticas, principalmente porque é necessário incentivar, saber ouvir, reconhecer problemas e transformar uma situação desfavorável em algo positivo e inovador. Para saber mais, acompanhe nossas dicas:

Estimule a participação da equipe

Promova reuniões informais para a interação e a troca de experiências. Esse é um bom momento para consultar a opinião da equipe antes de formatar novas ideias para seu negócio.

Você também pode utilizar uma caixinha de sugestões, para que os colaboradores registrem comentários durante o expediente. Certamente, essa dica vai agradar os mais tímidos, que ainda não se enturmaram.

O ideal é que eles decidam a maneira mais confortável de passar o feedback. Lembre-se de que é fundamental facilitar a comunicação ao máximo.

Faça perguntas

Diante de uma pergunta direta, automaticamente o outro percebe que faz parte daquele projeto. Além de você ter uma boa oportunidade de avaliar a capacidade de observação de cada um, é possível conseguir ótimos insights dessa forma.

Dê a entender que você quer honestidade

Demonstre apreço pela honestidade. O feedback não é uma obrigação, mas uma iniciativa que deve ser colocada em prática por quem teve uma ideia ou observou que algo poderia ser melhorado. Portanto, dispense formalidades e estimule a sinceridade.

Outro ponto importante é fazer o grupo ter uma compreensão verdadeira do sentido de dar feedback. Não se trata de apenas dizer o que acha ou dar um palpite qualquer, mas ter uma visão, apresentar uma situação concreta e argumentar de forma convincente para otimizar um serviço ou qualquer ação da empresa que esteja prejudicando seu crescimento.

Ouça com atenção

Escute cada feedback sem interromper, justificar ou até mesmo interpretar. Apenas ouça com atenção. Você vai conseguir absorver melhor a mensagem se estiver desprovido de julgamentos e suposições. Quem apresenta inúmeros argumentos antes mesmo de a pessoa concluir, perde informações relevantes.

Não fique na defensiva

Jamais comece uma discussão com quem deu um feedback ruim. Muitas vezes, a pessoa não sabe se expressar corretamente e deixa a impressão de estar sendo hostil. Leve o conteúdo do comentário em consideração e pergunte a si mesmo se existe fundamento nele.

Se, depois de analisar os fatos cuidadosamente, seu ponto de vista for muito diferente do dela, busque uma maneira construtiva de pedir mais explicações. Ou seja: peça para que o colaborador repita a ideia central e, a partir daí, faça os devidos questionamentos.

Tome nota das informações

Durante o dia, é muito comum termos ideias bacanas, mas, com tantos compromissos, elas acabam desperdiçadas. O mesmo acontece com os feedbacks. Por isso, é importante anotar as informações em um caderninho próprio para essa finalidade, em um arquivo de computador ou no próprio celular.

Assim, é possível estudar o conteúdo mais de perto e selecionar aqueles pontos que podem ser trabalhados. Até porque nem sempre a visão do outro serve perfeitamente como uma luva. Ideias precisam ser analisadas e lapidadas antes de se concretizarem.

Parta para as ações

É preciso montar um plano de ação. Então, reserve uma hora do dia para analisar com mais critério cada caso, saber se o mesmo fato é relatado repetidas vezes, pensar em soluções práticas e, com isso, ganhar mais poder na tomada de decisão.

Sempre que você concluir que um comentário acrescenta um enorme valor, trabalhe para incorporá-lo à sua rotina e seja criativo para descobrir novas formas de agir. Pense no que pode ser feito para melhorar o cenário atual.

Agradeça o feedback recebido

Agradecer é muito mais do que ser gentil: trata-se de uma forma de demonstrar que o colaborador deixou uma contribuição importante. Mas também significa que ele pode repetir o procedimento sempre que considerar útil. Portanto, seja grato. Sem dúvidas, isso vai potencializar ainda mais os benefícios do feedback.

Como é possível constatar, as pessoas costumam se sentir mais à vontade para dialogar quando são estimuladas. Para isso acontecer, é preciso interagir, fazer perguntas e oportunizar o surgimento de novas ideias.

Agora que você já sabe como receber feedback, ouça cada um com atenção, jamais retribua com indiferença e faça as devidas anotações. Dessa forma, vai ficar fácil montar um plano de ação, pois tais informações são valiosas para o sucesso de seu negócio.

Este artigo foi útil para você? Então, aproveite para descobrir como melhorar a rotina administrativa na gestão de colaboradores e conferir dicas incríveis para otimizar seus processos!

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