As vantagens do relógio de ponto biométrico

/, Todos os nossos artigos/As vantagens do relógio de ponto biométrico

As vantagens do relógio de ponto biométrico

By |2018-10-23T16:05:08+00:0014/10/2015|Controle de ponto, Todos os nossos artigos|0 Comments

Os tradicionais sistemas de controle de ponto manual estão, gradativamente, dando espaço a novas tecnologias, como no caso do uso do relógio de ponto biométrico. Neste modelo, a marcação do ponto de funcionários é feita por meio de características biológicas, como a impressão digital dos colaboradores de sua companhia.

biometria

A digital é usada como assinatura do empregado e registra a marcação de qualquer movimentação do mesmo. Seja para marcar a hora de entrada, intervalos ou horário do almoço. Naturalmente, um recurso muito mais prático que o cartão de ponto manual, e que oferece mais segurança.

Hoje, vamos falar das vantagens de contar com um relógio de ponto biométrico no seu controle de ponto corporativo, siga conosco!

 

Ausência de senhas

A leitura do ponto biométrico pode ser feita com a impressão digital ou por meio da identificação do rosto do funcionário. Também existem outras formas de identificar uma pessoa, como pela voz ou leitura de íris, mas estes modelos são menos recorrentes.

E já que o reconhecimento é totalmente feito a partir das características físicas, o relógio de ponto biométrico elimina a necessidade de memorização de senhas ou qualquer outro tipo de código, que podem ser confundidos ou esquecidos e gerar inconvenientes no controle de folha de ponto.

Ausência de fraudes no controle de ponto

Cada indivíduo tem características e traços únicos. Sendo assim, o melhor relógio de ponto biométrico impede que uma pessoa tente marcar por outra na hora de bater o ponto. Para as companhias, isso representa uma grande segurança no momento de verificar os movimentos de entrada ou de saída dos colaboradores.

Um basta no “esqueci o cartão”

Empresas de todos os portes estão sujeitas à possibilidade de que algum funcionário esqueça o cartão de marcação de ponto. Seja nas pequenas ou grandes, esse tipo de coisa sempre acontece. Quando sua companhia conta com a tecnologia de um relógio de ponto biométrico, o problema desaparece.

A maior vantagem é saber que este tipo de inconveniente não vai mais acontecer. Logo, ajustes posteriores no controle de presença dos funcionários já não precisam ser solicitados ao RH e trâmites como a  emissão de um novo cartão de ponto deixam de acontecer.

Custo x Benefício

A praticidade do relógio de ponto biométrico não tem consequências somente no controle de ponto em si, os benefícios se estendem a outros processos e departamentos. Em primeiro lugar, economiza-se na manutenção das máquinas antigas e na emissão dos cartões magnéticos usados na marcação tradicional.

Como complemento, desaparecem todos os processos necessários para corroborar informações, corrigir a marcação em casos de esquecimento e até mesmo na quantidade de pessoal encarregado de gerenciar sistemas antigos.

Outra vantagem associada ao controle de ponto digital biométrico é a integração com o software que realiza a gestão do banco de horas trabalhadas e a acurácia do registro de ponto. Com isso, questionamentos feitos em eventuais ações trabalhistas também são evitados, o que supõe uma economia adicional para as companhias que adotam esta tecnologia.

Conclusão

Viu como como o relógio de ponto biométrico pode ser vantajoso para sua empresa? O Tangerino oferece todas as funcionalidades para otimizar o controle de horas de seus funcionários.  Você pode conferir os outros benefícios em nossa página e seguir acompanhando nosso blog para saber mais sobre como modernizar seu RH!

A Framework System possui soluções especializadas no acompanhamento do cotidiano de cada um dos colaboradores da sua empresa. Conheça já e transforme os processos do seu negócio!

eBook Aumente a produtividade Tangerino

Leave A Comment