Banco de Horas – Como Controlar

/, Todos os nossos artigos/Banco de Horas – Como Controlar

Banco de Horas – Como Controlar

By |2018-08-22T17:41:37+00:0011/05/2015|Gestão de Pessoas, Todos os nossos artigos|2 Comments

O chamado banco de horas é uma possibilidade admissível de compensação de horas, trabalhadas fora da jornada contratada. Corresponde a um sistema de flexibilização da jornada de trabalho, mas exige autorização por convenção ou acordo coletivo, possibilitando à empresa adequar a jornada de trabalho dos empregados às suas necessidades de produção e demanda de serviços.

Abrange todos os trabalhadores, independentemente da modalidade de contratação, se por prazo determinado ou indeterminado, com exceção dos ascensoristas e telefonistas, que são proibidos de celebrar acordos de compensação de horário de trabalho.

Caracteriza-se pela armazenagem de horas trabalhadas além da jornada normal diária de trabalho, sem o pagamento do adicional de hora extra. Tal excesso, entretanto, deve ser compensado pela sua correspondente diminuição em outros dias de trabalho.

Normalmente utilizado nos momentos de pouca atividade da empresa para reduzir a jornada normal dos empregados durante um período, sem redução do salário, permanecendo um crédito de horas para utilização quando a produção crescer ou a atividade acelerar.

Aumentado o volume de atividade da empresa, a jornada de trabalho poderá ser entendida além da jornada normal, até o limite máximo da décima hora diária.

Nesse caso, as horas de trabalho extras não serão remuneradas, sendo posteriormente, realizada a compensação: concessão de folgas correspondentes ao total de horas acumuladas.

O banco de horas só tem validade a partir do momento de sua constituição, não podendo retroagir, isto é, os horários não cumpridos antes de sua composição não poderão ser considerados.

Existem no mercado programas de banco de horas que são bem simples e fáceis de usar. Com eles é possível controlar os créditos e débitos de horas trabalhadas pelos funcionários de qualquer empresa.

O aplicativo Tangerino é um sistema de gestão de funcionários que controla as horas trabalhadas e gerencia o ponto do funcionário.

Nesse aplicativo o próprio funcionário poderá registrar suas atividades, realizar o ponto diariamente e também consultar informações adicionais. Basta possuir o aplicativo Tangerino instalado em seu mobile e obter um registro vinculado ao nome da empresa que trabalha.

eBook Aumente a produtividade Tangerino

2 Comments

  1. SAMARA ROCHA DE HOLANDA 22/05/2016 at 11:50 - Reply

    oi

    • samuelmd@gmail.com 24/05/2016 at 18:43 - Reply

      Oi 😀

Leave A Comment