Blog

Conteúdos para ajudar na otimização dos processos de gestão de pessoas

Seja bem-vindo ao blog do Tangerino. Aqui você ficará atualizado sobre as principais mudanças na área de gestão de pessoas, RH, Departamento Pessoal, controle de ponto e legislação trabalhista.

Pote de vidro com moedas segurado por baixo por mãos de três pessoas

Salário-Família: Veja a Tabela 2022 e Tudo Sobre Esse Benefício!

Tempo de Leitura: 7 minutos O salário-família é um benefício com o objetivo de complementar o salário de trabalhadores de baixa renda que tenham filhos menores de 14 anos ou deficientes. Confira a tabela de valores.

Foto Leonardo Barros
DCTFWeb

DCTFWeb: Confira as Novidades Para 2022

Tempo de Leitura: 8 minutos O DCTFWeb é uma obrigação acessória de reconhecimento de dívidas que substitui a GFIP. Simplifica o recolhimento de tributos e o cumprimento de obrigações.

Foto Leonardo Barros
Trabalhadora de frente para laptop de olhos fechados cansada por conta de férias vencidas

Férias Vencidas: O Que Diz a Lei e Como Lidar?

Tempo de Leitura: 8 minutos As férias vencidas acontecem quando a empresa não concede o descanso ao seu funcionário dentro do período concessivo, algo que resulta em prejuízo financeiro, risco de judicialização e outras perdas. Saiba mais!

Foto Leonardo Barros
Cobrir férias de funcionários

Como Cobrir Férias de Funcionários? Aprenda!

Tempo de Leitura: 7 minutos Para cobrir as férias dos funcionários, em muitos casos, é preciso realizar a substituição do talento e, em alguns deles, pagar o salário devido ao substituto segundo as normas estabelecidas pelo TST.

Foto Leonardo Barros
Férias na reforma trabalhista

Férias na Reforma Trabalhista: Como Ficou Esse Direito?

Tempo de Leitura: 8 minutos Diversas regras relacionadas às férias na reforma trabalhista foram alteradas, como o parcelamento de férias, data de início, férias coletivas, pagamento entre outros. É importante conhecer as mudanças para evitar prejuízos e processos trabalhistas.

Foto Leonardo Barros
controle de férias

7 Passos Para Fazer o Controle de Férias + Planilha Grátis

Tempo de Leitura: 9 minutos O controle de férias é o processo de planejar estrategicamente o período de férias dos colaboradores. Veja o que considerar ao fazê-lo.

Foto Leonardo Barros
Controle de férias automatizado

Controle de férias automatizado: Quais os benefícios e como fazer?

Tempo de Leitura: 8 minutos No movimento da transformação digital, o controle de férias automatizado facilita a rotina do DP e evita erros que prejudicam a empresa e seus trabalhadores. Saiba mais!

Foto Leonardo Barros
Férias Fracionadas

Férias Fracionadas: Quais as Regras e Como Funciona!

Tempo de Leitura: 7 minutos As férias fracionadas consistem na divisão do período de descanso do trabalhador em até três. Com a reforma trabalhista, todo empregado tem esse direito independente da idade e também pode optar por vender um terço de suas férias à empresa.

Foto Leonardo Barros
Planejar férias dos colaboradores

Como Planejar Férias dos Colaboradores: Veja 10 Passos Para Começar Agora

Tempo de Leitura: 10 minutos Planejar as férias dos colaboradores envolve definir prazos, preparar as equipes para a ausência dos talentos, montar um calendário para não haver defasagem e, ainda, ficar de olho nas determinações legais para não infringir nenhuma lei.

Foto Leonardo Barros
férias indenizadas

Férias Indenizadas: O Que São, Quais os Tipos e Como Calcular?

Tempo de Leitura: 7 minutos As férias indenizadas são parte das verbas trabalhistas devidas na rescisão de contrato e seu cálculo exige atenção, já que depende de diferentes fatores para fazer corretamente.

Foto Leonardo Barros
dinâmicas de integração

8 Dinâmicas de Integração Para Colaboradores

Tempo de Leitura: 5 minutos Aplicar dinâmicas de integração pode ser o primeiro passo para garantir funcionários engajados com os propósitos da empresa. Confira 8 dicas.

Foto Leonardo Barros
antecipação de férias

Antecipação de Férias: É Possível?

Tempo de Leitura: 5 minutos A antecipação de férias durante o período pandêmico é permitida, segundo a MP 1046/2021. Nesse caso, os trabalhadores podem sair de férias coletivas ou individuais mesmo sem terem completado o período aquisitivo de 12 meses de trabalho.

Foto Leonardo Barros
1 2 3 65