Automatize o controle de ponto e ganhe tempo para o RH estratégico!
Tempo de Leitura: 4 minutos O RH estratégico precisa estar atento a todas as novidades e processos da empresa e, por isso, podem ser grandes beneficiários de um processo automatizado como o controle de ponto.
Para que o setor de RH de uma empresa seja realmente estratégico é preciso conciliar os objetivos da organização com as aspirações, vocações e desejos das pessoas que a formam.
Mas, antes mesmo de pensar em um RH estratégico é muito importante automatizar tarefas cotidianas, como o controle de ponto.
A automação do controle de ponto facilita muito a vida dos colaboradores desse setor, permitindo que tanto gestores quanto funcionários saiam das planilhas de Excel e dediquem seu tempo para fazer a diferença na maneira como a empresa lida com seu público interno.
Quer entender melhor como o controle de ponto eletrônico pode ajudá-lo a adotar um RH estratégico? Então continue lendo!
Como automatizar o controle de ponto?
Existem duas possibilidades principais para que você abandone o relógio de ponto manual e automatize o controle da jornada de trabalho dos funcionários.
O primeiro é o controle de ponto biométrico, onde a entrada, saída e os intervalos são iniciados e finalizados quando o colaborador insere sua digital no relógio de ponto.
Esse sistema é integrado com um software de gestão, que consolida automaticamente todos os dados necessários para o fechamento da folha de ponto digital, além de gerar diferentes relatórios relativos às jornadas de cada pessoa, de setores específicos ou de toda a empresa.
Já o segundo é o controle de ponto online, também conhecido como controle de ponto digital.
Nesse caso o colaborador inicia e finaliza suas jornadas de trabalho utilizando um dispositivo conectado à internet, seja seu próprio celular, um tablet ou pelo computador.
As vantagens do controle de ponto biométrico
Nas empresas onde o controle de ponto é feito de forma biométrica, com a digital dos colaboradores, todas as informações relativas às jornadas de trabalho estão consolidadas em um só local. Isso permite que a equipe consiga fechar as folhas de ponto, gerar relatórios e garimpar informações com muito mais facilidade.
Além disso, o controle de ponto manual, feito por meio da marcação de cartões ou preenchimento manual de folhas, abre brechas para fraudes.
Um bom exemplo é a situação onde um colaborador abre o ponto de outro que está atrasado ou que sequer apareceu na empresa para trabalhar.
Apesar de possuir diversas vantagens sobre o manual, o controle de ponto eletrônico muitas vezes não atende empresas que possuem colaboradores externos, sejam eles consultores, vendedores ou profissionais de suporte.
Por isso é importante conhecer bem outra solução.
As vantagens do controle de ponto online
Assim como no caso do controle por impressão digital, o controle de ponto online também consolida todas as informações relativas à jornada de trabalho dos colaboradores em um só local.
O software também gera relatórios automáticos e atua como ferramenta vital para o fechamento da folha de ponto.
Mas, diferente do primeiro, nesse caso não é preciso que o colaborador vá até a empresa para iniciar e finalizar seu expediente.
Ele pode fazer isso através de seu dispositivo móvel, totalmente de acordo com a Portaria 1510, responsável por regulamentar o controle de ponto eletrônico no Brasil.
Os softwares de ponto online mais modernos do mercado são integrados com o GPS dos celulares, facilitando o controle de jornada e permitindo a otimização das rotas.
Em alguns é possível, inclusive, que os colaboradores externos tirem fotos para comprovar onde estão na abertura e fechamento do ponto batido.
Mais tempo para o que importa
Vivemos em uma realidade cada vez mais corrida e, nesse contexto, cada segundo economizado representa uma possibilidade de melhoria. Por que gastar horas e horas de sua equipe de RH para montar planilhas de Excel e conferir dados de ponto se existem softwares que fazem isso em poucos segundos?
Além de possibilitar que esse tempo e energia sejam gastos em outras iniciativas, a automação desses processos também representa a possibilidade de enxugar a folha de pagamento da empresa. Ela permite que você mantenha em seu time de RH apenas os profissionais vitais para uma gestão estratégica.
Mas, afinal, o que é o RH estratégico?
Quem faz uma empresa existir não é o produto, nem o mercado. São as pessoas que atuam nos mais variados segmentos e permitem o desenvolvimento desses produtos e seu posicionamento nesses mercados.
E é com essa linha de pensamento que surgiu, em meados dos anos 1980, o conceito de RH estratégico.
Nessa metodologia de gestão o setor de Recursos Humanos deixa de apenas responder à diretoria e passa a ter voz ativa nas decisões da empresa relativas ao público interno.
Questões como a gestão de carreira, clima organizacional e o recrutamento devem estar alinhados com as estratégias macro da empresa.
A principal diferença de um RH estratégico para o tradicional é a eficiência do setor. Pesquisas recentes apontam que empresas que investem em recursos humanos geram resultados melhores do que outras de tamanho e segmentos similares que não se preocupam com isso.
Isso acontece graças a um ambiente corporativo melhor, onde os colaboradores têm informações claras acerca dos objetivos da empresa, de suas carreiras e das políticas de gestão.
Como resultado, pessoas mais engajadas, preocupadas com os resultados e realmente conectadas com os ideais da empresa.
Assista ao nosso vídeo e entenda um pouco mais sobre como tornar o RH da sua empresa mais estratégico:
Aproveite e se inscreva no nosso canal para não perder nenhum vídeo!
Automação do controle de ponto e RH estratégico
A relação entre esses dois pontos é direta. Além da questão do tempo, que já citamos acima, o controle de ponto eletrônico diminui a chance de fraudes e erros, possibilita que os gestores tenham dados corretos para tomar decisões e torna a relação com os colaboradores mais simples e clara.
A implementação de tecnologias mais atuais também contribui para a redução de custos em gestão de pessoas e maior potencial de desenvolvimento do capital intelectual da empresa.
Quer saber mais sobre como a automação pode influenciar nos resultados da sua organização? Baixe o e-book Automação de processos e uso da tecnologia em gestão de pessoas!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.