Tempo de Leitura: 6 minutos

Acompanhar a rotina de trabalho não é uma tarefa simples, especialmente em grandes empresas, quando é necessário fechar a folha de ponto de centenas ou mesmo milhares de colaboradores. Neste case da Bimbo, que compreende uma série de marcas renomadas no ramo alimentício.

Atenta à segurança dos seus processos internos e também às necessidades tecnológicas que a pandemia da covid-19 impôs, a Bimbo utilizou o Sólides Tangerino para superar esses desafios.

No caso da Bimbo, você compreenderá um pouco mais dos desafios na gestão de pessoas que essa gigante do mercado alimentício enfrentou e como a ajuda de uma ferramenta moderna possibilitou maior segurança e confiabilidade nos dados. Confira!

Quem é a Bimbo?

Antes de compreender os desafios superados com o auxílio da nossa ferramenta de controle de ponto digital, entenda quem é a Bimbo!

Se você nunca ouviu falar da Bimbo, recomendamos que preste mais atenção nas prateleiras da área de panificação dos supermercados que você frequenta. Se encontrar as seguintes marcas, saberá que está olhando para um produto do Grupo Bimbo:

  • Pullman;
  • Plusvita;
  • Nutrella;
  • Ana Maria;
  • Pingüinos;
  • Crocantíssimo;
  • Rap10.

Com a missão de alimentar e deliciar, é muito provável que você já tenha experimentado e aproveitado um dos saborosos produtos confeccionados por essa empresa.

Desde 1945, a Bimbo construiu mais de cem marcas de prestígio e tem um portfólio de mais de 13 mil produtos. É uma verdadeira gigante do mundo dos alimentos.

Não é à toa que se trata da maior companhia de alimentos do México, mas sua importância e influência não param por aí. 

Banner com fundo claro escrito: Diagnóstico de Departamento Pessoal: o 1° passo para garantir +50% de rapidez no setor; e um botão escrito: faça o quiz agora

Sua forte presença no Brasil também revela o seu domínio em todo o continente americano, estando presente em 24 países aqui, além da Europa e da Ásia — totalizando mais de 133 mil colaboradores.

Toda essa operação gera um faturamento na ordem de US$ 14 bilhões. A importância dessa empresa no cenário internacional não deve ser negada.

Mas, certamente, com o escalonamento vêm os desafios de gerir uma empresa desse patamar. Um desses obstáculos é a segurança nos processos internos. 

Continue lendo este case da Bimbo e entenda quais são os desafios enfrentados pela empresa e como o Sólides Tangerino foi a solução para superá-los.

O principal desafio da Bimbo: gerenciar seus colaboradores

Organizar a jornada de trabalho de centenas de pessoas é algo que assusta qualquer gestor, uma vez que diversas questões precisam ser resolvidas diariamente.

Mas a Bimbo sempre esteve disposta a enfrentar esses desafios com a inserção de tecnologias realmente inteligentes. 

Desse modo, a empresa viu a oportunidade de transformar um processo burocrático em algo simples, tanto para os gestores como para os colaboradores.

Entenda como isso aconteceu!

As ferramentas do Sólides Tangerino que ajudaram a Bimbo a crescer

Uma questão que assola empresas de grande porte é justamente o controle de ponto de colaboradores externos, ou seja, aqueles que estão sempre trabalhando fora das dependências da empresa.

Para isso, o Sólides Tangerino oferece a tecnologia de reconhecimento facial para aumentar a segurança dos dados. E essa foi a funcionalidade que fez os olhos da equipe da Bimbo brilharem.

O reconhecimento facial para solucionar os problemas de monitoramento

Essa funcionalidade — associada ao local e à hora em que o ponto é batido — ajuda os gestores da Bimbo a acompanhar a jornada de trabalho e eliminar situações indesejadas.

As soluções do Sólides Tangerino permitem que o gestor tenha uma visão maior e mais estratégica sobre a rotina dos colaboradores, servindo como uma fonte confiável e inalterável de dados.

De acordo com Márcio Melo, analista de suporte da área de TI da Bimbo Brasil, várias inconsistências em relação ao registro de pontos dos colaboradores eram percebidas pela equipe, mas dificilmente o motivo era rastreável. 

Com a falta de respostas, muitos problemas eram gerados para os colaboradores e para o empregador.

Foi apenas com a adoção de um software especializado que essas questões foram sanadas.

“O Sólides Tangerino também é uma segurança para o colaborador caso tenha desencontro de informações no registro de ponto.” Márcio Melo, Analista de Suporte na Área de TI

Contar com as funcionalidades do Sólides Tangerino aumentou ― e muito ― a confiabilidade das informações, principalmente em caso de inconsistências.

Os questionários e checklists para manter a equipe próxima

O principal desafio da Bimbo sempre foi fazer com que seus colaboradores trabalhassem em conjunto. Esse é, inclusive, o objetivo de vários gestores, independentemente da área de atuação da empresa.

Para tornar a equipe mais próxima e fortalecer a cultura colaborativa, o Sólides Tangerino foi implementado para cerca de 1.400 colaboradores. Eles utilizam, em especial, a ferramenta de questionários e checklists.

Ao empregar essas funcionalidades nas rotinas dos colaboradores, a Bimbo foi capaz de realizar a supervisão de rotas, trazendo maior eficiência e transparência na gestão dos colaboradores.

A facilidade e flexibilidade com as ferramentas do Sólides Tangerino

Uma das características do Sólides Tangerino que impressionou os gestores da Bimbo foi a facilidade de uso da ferramenta.

Com apenas alguns cliques, é possível gerar vários relatórios em tempo real, acompanhar a jornada de trabalho dos colaboradores e ter insights sobre os pontos de melhoria em relação à produtividade do time.

A Bimbo enfrentava constantes instabilidades com soluções anteriores. Era queda no sistema, incompatibilidades, demora para atualizar as informações etc. 

Agora, a velocidade e a praticidade do Sólides Tangerino são algumas das vantagens que mais impressionam a equipe.

“O que mais me surpreendeu foi tudo acontecer em tempo real. O que você faz fica disponível na hora. Quando você exclui qualquer tipo de dado ou até mesmo configuração, não tem tempo de replicação, não tem delay nenhum, me passando informações que preciso rapidamente.” Márcio Melo, Analista de Suporte na Área de TI

A possibilidade de marcar o ponto offline

O Sólides Tangerino surge para ser uma solução fácil e intuitiva de controle de ponto, bastando contar apenas com o smartphone do colaborador para fazer o registro da jornada. 

No entanto, sabemos que nem sempre a internet estará disponível para o usuário no momento da marcação.

Utilizando outras soluções, o colaborador ficaria impedido de registrar o seu ponto. Porém, com o app Sólides Tangerino é possível fazer isso de maneira offline!

“Outra questão é a parte estrutural, tudo foi muito bem-criado. O aplicativo para o dispositivo móvel não dá problema nenhum e é muito rápido. O fato de ter a opção de marcar o ponto offline e sincronizar os horários quando o dispositivo encontrar alguma rede é excelente. Também é leve, não trava e não enche a memória do dispositivo.” Márcio Melo, Analista de Suporte na Área de TI

Integração com outros sistemas

Integração com outros sistemas

É de se esperar que um grupo formado por empresas gigantes como o Grupo Bimbo encontrasse dificuldades em integrar a quantidade de soluções necessárias para fazer com que uma operação desse tamanho funcionasse.

Mas o Sólides Tangerino também conseguiu superar as expectativas em relação a esse ponto. Disponibilizamos mais de 20 integrações nativas e também via API para que todos os sistemas da empresa funcionem de maneira unificada!

Confira outros cases da Sólides Tangerino agora mesmo acessando a nossa categoria Cases de Sucesso!

Suporte presente e personalizado

Não importa quais sejam as dificuldades que a Bimbo encontrou durante a implementação das ferramentas, a equipe da Sólides Tangerino estava pronta para auxiliá-los por todo o processo!

É possível contar com o onboarding disponível depois da contratação da ferramenta. Nesse período, também acontecem lives diariamente para ajudar o cliente a entender como fazer a configuração inicial do Sólides Tangerino e garantir uma boa experiência.

Tudo isso para que a ferramenta que fornecemos funcione da forma que você precisa!

“Hoje eu tenho uma pessoa que me ajuda em tudo. Na parte da transição [da responsabilidade do controle de pontos entre setores], ela nos ajudou e continua me ajudando muito. É a Michele Amorim, coordenadora de CSM. Assim que peguei o Sólides Tangerino, muitas informações não foram me passadas pela gestão anterior, e ela me ajudou bastante. Sempre que preciso, envio um e-mail para ela, quando não um WhatsApp, e ela está sempre disposta.” Márcio Melo, Analista de Suporte na Área de TI

O case da Bimbo ilustra como a Sólides Tangerino ajudou a empresa a superar as dificuldades de gestão de ponto e pessoas. Quer ter o mesmo sucesso? Entre em contato conosco agora e descubra como podemos ajudar a sua empresa!

Faça o teste grátis da ferramenta por 14 dias e seja o nosso próximo case de sucesso.

Banner branco com o texto: Faça a gestão de férias do seu time em uma só plataforma e acabe com a burocracia no DP. Conheça o gestão de férias; e uma pessoa usando o gestão de férias