Início > Cases de Sucesso > Case da Impacto Construtora: Confira Como o Tangerino facilitou a Rotina do RH na Empresa!

Case da Impacto Construtora: Confira Como o Tangerino facilitou a Rotina do RH na Empresa!

Tempo de Leitura: 5 minutos A gestão de times descentralizados pode ser um desafio, mas o Tangerino ajudou o time de RH da Impacto Construtora a realizar essa tarefa de forma estratégica, sobrando tempo para outros projetos.

FotoPor: Leonardo Barros 6 setembro 2021 5 abril 2023 5 minutos
Tempo de Leitura: 5 minutos

Qual a função do RH dentro da sua empresa? Se a sua resposta foi gerir a folha de ponto, o setor precisa ser repensado para que atinja todo o seu potencial estratégico. É justamente sobre isso que vamos tratar neste case da Impacto Construtora.

Para reinventar a forma com que o RH realiza suas tarefas diárias surgiu o Tangerino, um software de gestão de ponto com todas as soluções que a sua equipe precisa para economizar tempo nas tarefas corriqueiras, podendo, então, desenvolver novos projetos.

Além disso, dividir as tarefas relacionadas à marcação de ponto entre os colaboradores do setor de Recursos Humanos e os gestores da equipe nunca foi tão simples. Tudo em um único local e com dados disponibilizados em tempo real.

Quer conferir o case da Impacto Construtora e entender como ela otimizou o tempo do RH através das soluções inteligentes oferecidas pelo Tangerino? Continue lendo este texto e descubra!

Quem é a Impacto Construtora e o que a levou a adquirir o Tangerino

Case da Impacto Construtora

A Impacto Construtora tem sede localizada no estado de São Paulo e conta com uma missão bastante clara: “proporcionar soluções em construção civil e industrial, dentro dos mais altos padrões de excelência, segurança e tecnologia”.

Para isso, eles dispõem de aproximadamente 250 colaboradores espalhados por diversos estados do Brasil, como Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Paraná e outros.

Assim, um dos desafios enfrentados pela empresa foi a gestão desses colaboradores de forma ágil e em tempo real. 

Especialmente, tendo em vista que a sede administrativa da organização fica em Piracicaba (SP), e a falta de controle do ponto pode resultar em atraso nas entregas.

Banner com uma foto escrito em roxo

Dessa forma, para lidar com tantos projetos descentralizados, foi necessária a atualização do sistema de gestão de ponto arcaico que era utilizado pela empresa por algo moderno, e é aqui que entra o Tangerino.

Entenda agora como o nosso software mudou a rotina do RH, agilizando processos e permitiu uma maior integração entre o time central em Piracicaba e os gestores alocados nas obras.

Personalização do Tangerino como facilitador na integração de times

A interação entre um RH mais estratégico e a gestão de times dentro de uma empresa é primordial para garantir que os projetos andem com o mínimo de imprevistos.

Pensando nisso, o nosso software conta com o aplicativo Tangerino Gestor, permitindo que o time de RH da Impacto Construtora pudesse atribuir responsabilidades que antes ficariam concentradas neles aos gestores in loco.

“Os gestores utilizam o aplicativo Tangerino Gestor, resolvendo questões como marcação de ponto manual caso o funcionário tenha esquecido, lançar atestados, cadastro de pessoal novo etc. Para nós fica somente a liberação, sobrando mais tempo para fazer a parte de RH estratégico e não apenas gerenciar a parte específica da folha.” Joice Campacci Galdino, analista de RH

Essa colaboração é facilitada pelo aplicativo do Tangerino que permite ao RH personalizar as funcionalidades disponíveis para os colaboradores certos, agilizando a gestão de pessoas e dividindo as responsabilidades.

Essa individualização das funções do aplicativo não ficam limitadas ao nível de gestão. 

É possível também personalizar as informações de segurança que cada colaborador tem acesso. 

Por exemplo, quem trabalha em home office não precisa da geolocalização; já os colaboradores que atuam na obra precisam estar presentes, sendo uma funcionalidade bastante relevante, que nos leva ao próximo tópico.

Aproveite que está por aqui e leia também:
Tudo que você precisa saber sobre a gestão de ponto
Controle de ponto na jornada mista: veja por que adotar!
Controle de ponto para pequenas empresas: veja 6 motivos para investir
Biometria facial: o que é essa tecnologia que revolucionou a marcação do ponto

Segurança para a empresa e confiança nos dados

Outro ponto importante, principalmente para analisarmos o case da Impacto Construtora, que tem funcionários trabalhando em obras espalhadas pelo Brasil, é a confiabilidade nos dados do controle de ponto.

“Para nós do RH, não tem a questão de um colaborador bater ponto por outro, que é o principal problema que eu tinha em outra empresa com os cartões. E a geolocalização impede que o colaborador consiga enganar a gente, porque tem a informação de onde ele marcou o ponto.” Joice Campacci Galdino, analista de RH

Essas e outras características do Tangerino, como o reconhecimento facial, a geolocalização e a assinatura eletrônica, são fundamentais na hora de garantir que aquilo que está registrado na folha de ponto é fidedigno à realidade.

Isso também evita questões legais relacionadas ao pagamento de horas extras, por exemplo, resguardando a empresa financeira e legalmente através do Tangerino.

Agilidade para a rotina do RH com dados em tempo real

A segurança e disponibilização dos dados em tempo real faz com que a rotina do RH seja mais simples.

Não é mais necessário gastar horas de trabalho preenchendo planilhas, já que diversos relatórios estão disponíveis a alguns cliques de distância, possibilitando uma tomada de decisão rápida e precisa.

Isso é particularmente importante para a Impacto Construtora já que a assiduidade de profissionais impacta diretamente na capacidade de a empresa cumprir os seus prazos.

“Utilizamos muito o Tangerino para acompanhar a rotina. Como a obra tem prazo para entrega, sempre monitoramos os colaboradores que estão presentes ou não. Já aconteceu de faltar funcionário e eu precisar parar uma frente de obra. Então, precisamos sempre estar acompanhando quem está ali e como está a entrega.” Joice Campacci Galdino, analista de RH

O Tangerino Totem nas obras: facilidade e segurança para os colaboradores

O Tangerino pode ser utilizado nos smartphones, contudo, existem também alternativas como o Totem, particularmente importantes em tempos de risco sanitário.

Isso porque ela permite que o colaborador bata o ponto sem precisar tocar em nada. O Totem reconhece o QR Code no crachá e logo em seguida registra também uma foto do colaborador.

Assim, ele não precisa digitar o seu PIN em um sistema comunitário. Ademais, por ser feito no local de trabalho, garante que o colaborador esteve presente para o ato de bater o ponto.

Confira melhor como é fácil bater ponto no Tangerino Totem!

Essa solução foi particularmente útil para constituir o case da Impacto Construtora, que lida com dezenas de colaboradores em suas obras.

“O Tangerino facilita bastante, porque deixamos um tablet fixo na obra e os colaboradores utilizam o Totem. Daqui de Piracicaba nós fazemos o acompanhamento e mandamos os relatórios para os administrativos das obras.” Joice Campacci Galdino, analista de RH

Confira outros cases do Tangerino agora mesmo acessando a nossa categoria Cases de Sucesso!

Apoio incondicional da equipe Tangerino

Seja para resolver problemas pontuais ou realizar integrações com os principais softwares de gestão de pessoas do mercado, a equipe do Tangerino está sempre à disposição para resolver essas questões.

Além da facilidade de sempre ter um especialista à sua disposição, também oferecemos diversos meios de contato, assim garantimos que você sempre terá uma forma de falar conosco.

“Nós tínhamos o contato de um suporte onde conversávamos, mas ultimamente descobrimos o chat no próprio site. Agora, quando temos alguma dúvida ou aconteceu alguma inconsistência que não estamos conseguindo resolver, chamamos e sempre somos atendidos.” Joice Campacci Galdino, analista de RH

 

Conclusão

O Tangerino é uma ferramenta inteligente e prática tanto para os colaboradores que precisam bater o ponto diariamente quanto para o time de RH e gestores que necessitam de dados para tomar decisões.

Neste case da Impacto Construtora, o nosso software agiliza a rotina do time de RH, permitindo que ele colabore sem atrito com outras áreas da gestão de pessoas.

Desse modo, o time tem mais tempo para focar em outras tarefas e projetos, realmente atuando de forma estratégica na organização.

Quer garantir essas e outras vantagens para a sua empresa? Descubra como o Tangerino pode dar superpoderes à sua equipe de RH! 

Faça o teste grátis da ferramenta por 14 dias e seja o nosso próximo case de sucesso!

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro

Leonardo é COO na Sólides. Pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas e formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Ao longo de sua trajetória, fundou várias empresas de tecnologia e gestão. No Blog da Sólides DP, fala sobre empreendedorismo e as soluções que a empresa possui para o mercado de DP.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados