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Case da Microcity: Como Dados em Tempo Real Impactam a Rotina do DP

Tempo de Leitura: 5 minutos Com quase 400 colaboradores espalhados por todo o Brasil, a Microcity escolheu o Tangerino para ajudá-la a superar os desafios de gestão de pessoas. Compreenda como otimizamos a rotina do DP com essa ferramenta.

23 setembro 2021 TEMPO DE LEITURA : 5 minutos Foto Leonardo Barros
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Tempo de Leitura: 5 minutos

A tomada de decisão dentro de uma organização pode ser um processo complexo. Contudo, ao contar com os dados da folha de ponto em tempo real, realizar a gestão de pessoas fica mais simples. Foi isso que aconteceu no case da Microcity.

O Tangerino é uma ferramenta completamente digital de controle de ponto que facilita o dia a dia de setores como o RH e DP, fornecendo dados confiáveis e na hora que o time precisa.

Seja empoderando os gestores a tomarem decisões em relação aos seus times ou gerando relatórios confiáveis, nossa plataforma descentraliza a gestão de pessoas e automatiza o trabalho, fazendo com que todos ganhem tempo para exercer funções mais estratégicas.

Ficou curioso para saber como o Tangerino melhorou a rotina do DP da Microcity? Continue lendo este texto e descubra!

Conheça o case da Microcity

Case da Microcity

A Microcity é uma empresa de soluções localizada em Minas Gerais, mas com atuação no Brasil todo. 

Com filiais em São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, ela oferece suporte tecnológico para outras empresas de qualquer nicho.

Sendo a maior empresa do país a realizar o serviço de PC as a Service (PCaaS), a Microcity é uma das principais escolhas do mercado para outsourcing de TI.

Para realizar esse feito em escala nacional, são quase 400 colaboradores espalhados que trabalham não só nas filiais em três estados diferentes, mas também alocados junto a alguns clientes.

Nesse cenário, especialmente em um contexto de pandemia, a gestão de pessoas pode ser bastante complexa; a menos que se conte com o Tangerino, uma solução inteligente e totalmente digital para o controle de jornada de trabalho.

Continue acompanhando o case da Microcity e entenda quais os principais desafios da empresa para fechar a folha de ponto de todos esses colaboradores e como o Tangerino foi fundamental para superá-los.

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Os desafios da gestão de pessoas e como o Tangerino ajudou a superá-los

Quando se lida com a jornada de trabalho de mais de 400 colaboradores sem um software descentralizado, sempre existirão desafios a serem superados. Entenda como era para essa empresa de TI.

Economia de tempo na hora de fechar a folha de ponto

A Microcity utilizava um sistema híbrido para registrar o ponto dos colaboradores. Para aqueles que atuavam nas matrizes ou filiais, o Registrador Eletrônico de Ponto (REP) era a escolha, já os que trabalhavam alocados utilizavam um sistema de controle de ponto digital.

Essa descentralização da gestão de ponto gerava inúmeros transtornos para a equipe de DP, que precisava esperar sempre o fechamento da semana para inserir os dados do REP no sistema de gestão.

“Era ruim fazer a gestão com dois fornecedores — além da questão do registro do REP, que demorava mais tempo até chegar na gente. Eu sempre precisava esperar uma semana para gerar e fechar a rotina dos colaboradores e, então, calcular o banco, já que trabalhamos com regras de banco de horas bem específicas.” 

Janaína Agapito, coordenadora de Departamento Pessoal

Ademais, também se formavam filas para bater o ponto, gerando transtornos aos colaboradores e perda de tempo.

Após a implementação do Tangerino, esse cenário não acontece mais, já que o ponto é registrado diretamente nos smartphones. Mas os benefícios vão muito além do conforto e da praticidade para os colaboradores.

O fato de todas as informações estarem disponíveis no mesmo local e em tempo real deixou o processo muito mais simples e ágil.

“Com o Tangerino, já temos as informações do dia de hoje, tudo em tempo real. Não precisamos mais gerar essa rotina.”

Janaína Agapito, coordenadora de Departamento Pessoal

Informação em tempo real facilita a tomada de decisão

Tomar decisões quando as informações sobre a gestão do ponto só estarão disponíveis na próxima semana é um grande gargalo em qualquer Departamento Pessoal.

Dessa forma, uma das facilidades mais estimadas vista no case da Microcity foi justamente a disponibilidade dos dados do controle de ponto em tempo real!

“A agilidade foi a maior mudança. Ter as informações em tempo hábil é ter a chance de tomar decisões estratégicas. Por exemplo, para compensar uma folga, antes precisaria esperar uma semana para ver o saldo de horas do colaborador. Hoje, eu já consigo essa informação na hora.”

Janaína Agapito, coordenadora de Departamento Pessoal

Essas informações permitiram que o DP fosse mais dinâmico e eficiente, reduzindo falhas no processo. 

Ainda, através do aplicativo Tangerino Gestor, os próprios líderes podem acompanhar questões como absenteísmo e excesso de horas extras, por exemplo.

Isso facilita ainda mais a rotina da gestão de pessoas, empoderando os núcleos locais a tomarem atitudes sem precisar que o DP acione os gerentes.

Essa premissa também é verdade para o lançamento de ausências e atestados médicos, abono de faltas e muito mais.

“Muitas das ações eram realizadas pelo DP, como abonar ausências e atrasos, até que resolvemos dar autonomia para os gestores e isso facilitou muito a nossa rotina. Hoje, fazemos mais o papel de validar se os atestados foram lançados, bem como faltas, atrasos, abonos etc., do que realmente fazer o processo”.

Janaína Agapito, coordenadora de Departamento Pessoal

Uma ferramenta simples de usar e sempre atualizada

Aqui no Tangerino nos preocupamos muito com a experiência na hora de utilizar o nosso aplicativo. 

Dessa forma, estamos sempre atualizando o software, trazendo inovações que deixam a vida dos gestores e colaboradores mais simples.

Bater o ponto ou visualizar relatórios completos estão a somente alguns cliques de distância. Por se tratar de um sistema completamente na nuvem, isso pode ser feito de qualquer lugar.

“É uma ferramenta que te dá informação em tempo hábil, rápida. O layout do Tangerino é fácil de compreender e manusear. E uma coisa que eu percebo é que eles sempre estão pensando em inovar. Então, é uma ferramenta que não vai ficar obsoleta.”

Janaína Agapito, coordenadora de Departamento Pessoal

Para a realidade de uma empresa que conta com centenas de colaboradores no regime de home office, esse nível de simplicidade faz toda a diferença para que os colaboradores engajem com a solução de ponto digital e os gestores realmente tirem proveito dessas funcionalidades para ganhar tempo em suas rotinas. 

 

A possibilidade de integração faz toda a diferença

Na hora de automatizar rotinas, o Tangerino apresenta funcionalidades como integrações nativas com dezenas de softwares consagrados no mercado, além da possibilidade de trabalhar em integrações personalizadas para a sua empresa.

O case da Microcity mostra que a empresa conta com essas integrações na hora de alimentar a folha de pagamento, por exemplo, agilizando a rotina do financeiro, mas também poupando tempo dos colaboradores, que podem dedicar-se a atividades mais estratégicas. Além disso, também elimina a possibilidade de erro humano.

“Fazemos integração com a folha, é muito tranquilo gerar as informações e importar para o sistema da folha de pagamento. O Tangerino é uma ferramenta ágil, que te dá todas as informações e funcionalidades para que você possa trabalhar de forma mais rápida.”

Janaína Agapito, coordenadora de Departamento Pessoal

Conclusão

Como você pôde ver neste case da Microcity, o Tangerino é uma ferramenta estratégica na gestão de pessoas da empresa, oferecendo uma solução simples e confiável para o controle de ponto descentralizado.

As integrações nativas do sistema, assim como os próprios relatórios, agilizam a rotina de fechamento de ponto e folha de pagamento para que o RH e DP possam concentrar-se em tarefas estratégicas dentro da empresa.

Você também deseja essas vantagens para o seu negócio? Faça o teste grátis da ferramenta por 14 dias e seja o nosso próximo case de sucesso!

Teste Grátis Tangerino
Foto: Leonardo Barros

Leonardo Barros

Leonardo é pós-graduado pela PUC Minas em Ciências da Computação. Formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Fundou diversas empresas de tecnologia e gestão, além das startups Tangerino, Argos e Columbus. É CEO do Tangerino, empresa pioneira em controle de ponto digital no Brasil.

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