Tempo de Leitura: 8 minutos

Muitas empresas ainda não adotam ou mesmo desconhecem as soluções de marcação de ponto online.

Resistir às mudanças é natural, porque essas novidades tendem a gerar desconfortos e uma série de questionamentos nos gestores de RH e donos de empresas.

No caso de um sistema de ponto via web, um desses desconfortos está associado à dúvida quanto à segurança da solução e ao preço: seria possível burlar o controle de ponto digital? Os sistemas online são mais caros que os demais?

A resposta para ambas as perguntas é: não.

Neste post, explicaremos a você o que é marcação de ponto online, quais os mecanismos que essa tecnologia utiliza para impedir fraudes e como garantir um controle de ponto sempre correto e preciso. Confira!

O que é marcação de ponto online?

Marcação de ponto online é realmente seguro

A marcação de ponto online é uma maneira mais ágil e moderna de realizar o controle de jornada dos funcionários

É um software que funciona em nuvem e, por isso, pode ser conectado a diversos dispositivos para captar as informações de jornada. 

Agende uma demonstração

Trata-se de uma tecnologia aplicada na desburocratização das rotinas corporativas, principalmente dos gestores e profissionais de RH. 

A marcação de ponto online garante também a redução de custos e de tempo para a empresa, além da satisfação do funcionário. 

É uma importante ferramenta de gestão de trabalho, que permite registrar e consultar marcações em tempo real e de qualquer lugar.

Portaria 671 e marcação de ponto

A Portaria 671 de 2021 tem como objetivo regulamentar disposições relativas à legislação trabalhista, à inspeção do trabalho, às políticas públicas e às relações de trabalho.

Ela apresenta 401 artigos que reúnem e aprimoram regras que eram previstas em diversas portarias antigas, principalmente as 373 e 1510.

A portaria foi publicada em 8 de novembro no Diário Oficial da União e vai ao encontro do Programa de Consolidação, Simplificação e Desburocratização de Normas Trabalhistas Infralegais. 

Esse programa do Governo Federal amplia a transparência das normas trabalhistas simplificando e desburocratizando a legislação relativas ao trabalho. 

A respeito do controle de jornada de trabalho e da marcação de ponto online, a Portaria 671 foca nas principais regras na Seção IV, especificamente entre o art. 72 e o 101. 

Quer entender tudo sobre a Portaria 671? Então, confira o vídeo que preparamos:

Antes da portaria 671, existiam apenas dois modelos de registro de ponto eletrônico válidos, o Registrador Eletrônico de Ponto (REP) — que é o conhecido relógio de ponto — e o controle de ponto alternativo — que são os sistemas de registro de jornada online, como o Tangerino. 

Com a portaria, agora existem três modelos oficiais. São eles:

  • REP- C: Registro de ponto convencional;
  • REP-A: Conjunto de equipamentos e programas de computador que tem sua utilização destinada ao registro da jornada de trabalho;
  • REP-P: Sistema de registro eletrônico de ponto via programa, que inclui os coletores de marcações, o armazenamento de registro de ponto e o programa de tratamento de ponto.

Os modelos REP-A e REP-P podem até ser parecidos.

No entanto, a grande diferença é que o REP-A só registra o ponto, enquanto o REP-P realiza mais funções, como o tratamento de ponto.

Legalidade na marcação de ponto online

De acordo com o artigo 91 da Portaria 671, o sistema de registro eletrônico de ponto via programa, denominado por REP-P, deve ser certificado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) e registrado como programa de computador. 

Além disso, o modelo de REP-P deve:

  • emitir ou disponibilizar acesso ao comprovante de registro de ponto do trabalhador, utilizando assinaturas eletrônicas com certificados no ICP-Brasil;
  • manter o relógio sincronizado com a Hora Legal Brasileira (HBL) e exibir, no momento da marcação, um relógio não analógico que contenha horas, minutos e segundos;
  • priorizar as marcações dos coletores online e, quando offline, enviar as marcações no primeiro momento que o coletor estiver online novamente.

Além disso, é necessário falar que a nova portaria destaca a importância de as empresas observarem a Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD (Lei 13.709/2018).

“Art. 101. O empregador e as empresas envolvidas no tratamento dos dados devem observar as disposições da Lei nº 13.709, de 14 agosto de 2018 – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.”

Por lidar com dados sensíveis, essa já era uma preocupação de sistemas de ponto, porém agora se tornou uma regra de fato. 

Já que está por aqui, confira nossos artigos relacionados:
👉 Controle de ponto na jornada mista: veja por que adotar!
👉 Flexibilidade no trabalho: veja como adaptar sua empresa
👉 Monitoramento de funcionários: como fazer da melhor forma?
👉 Biometria facial: conheça a tecnologia que revolucionou a marcação do ponto

Como fazer a marcação de ponto online?

Os relógios digitais são uma evolução dos relógios de ponto eletrônicos e fazem parte de uma gama de soluções que acompanha o movimento de digitalização das empresas.

As soluções de marcação de ponto online são conhecidas como meios alternativos para o controle de ponto, como já mencionamos.

Desde então, têm se popularizado por sua praticidade e por benefícios que extrapolam aqueles conhecidos até então.

Assim como acontece com os demais relógios, aquele que se baseia em um sistema digital pode ser afixado em um local de fácil acesso dentro das empresas, por meio de um tablet.

Além disso, também pode ser instalado nos dispositivos móveis de cada funcionário, permitindo que marcações de ponto sejam feitas de outros lugares além das dependências da própria empresa.

Com isso, trata-se de uma solução ideal para funcionários externos e para colaboradores em home office.

É interessante saber que até mesmo na empresa o equipamento a ser utilizado para as marcações pode ser um tablet.

Sendo assim, a empresa não precisa comprar uma máquina para registro de ponto, investindo somente na aquisição do software ou aplicativo.

Diferentemente dos relógios de ponto eletrônico, os relógios digitais para marcação de ponto online não precisam emitir comprovantes impressos, o que reduz custos com papel e manutenção das máquinas.

Isso não significa, porém, que não há garantias para aos funcionários porque, pelo aplicativo, todos podem acessar e conferir os dados sobre as marcações quando quiserem.

Assim, as duas partes seguem com condições de garantir que não haja tentativas de fraudes, conferindo mais transparência e aumentando a confiança no relacionamento estabelecido.

Quais as vantagens da marcação de ponto online?

A marcação de ponto online permite o registro de várias demandas, como a gestão de férias, abonos, marcação em jornadas flexíveis e diferenciadas, com muita segurança de dados e com o uso de diferenciais como a leitura biométrica por meio do reconhecimento facial, por exemplo.

É uma solução adequada para o controle de faltas e gestão de equipes, mensuração de desenvolvimento e produtividade, gestão de custos e outros processos essenciais para a saúde da empresa.

Planilha Controle de Ponto Individual

Veja, a seguir, quais as vantagens da marcação de ponto online.

Controle de ponto seguro

Fazer a marcação de ponto digitalmente, ou seja, por meio do acesso à web via computador, tablet ou celular, torna a rotina de trabalho mais descomplicada

Os colaboradores podem realizar o registro por meio de um aplicativo instalado no smartphone ou mesmo pelo computador. 

A marcação de ponto online ocorre apenas com a batida de ponto, sem biometria ou outra forma de segurança, ou pelo reconhecimento facial do profissional. Esses recursos evitam fraudes comuns no uso de crachás.

Acesso restrito ao sistema

Um sistema de marcação de ponto online como o Tangerino conta com diferentes níveis de acesso.

Isso significa que a empresa que utiliza a solução tem a opção de limitar as ações que os colaboradores podem realizar, bem como as informações que cada um pode visualizar.

Dessa forma, é possível fazer com que o acesso ao histórico de registro de ponto, as informações do banco de horas e outros dados sensíveis seja restrito ao gestor de Recursos Humanos e outras lideranças definidas pela empresa.

Assim, os demais colaboradores têm acesso somente às funcionalidades que precisam para fazer suas marcações e conferi-las, tornando a solução mais segura.

Não exige equipamentos físicos na empresa

Tudo ocorre online, por meio de um sistema intuitivo, sem a necessidade de instalação de aparelhos REP, evitando assim custos para a empresa. Cada celular credenciado é certificado na hora do registro.

Marcação de ponto criptografada

Se apenas o controle de acesso lhe parece pouco, há outro importante mecanismo de proteção que merece destaque.

Talvez você já tenha ouvido ou lido algo a respeito da criptografia, um termo que ganhou destaque ao longo dos últimos anos por ser utilizado por diversas soluções digitais, do WhatsApp ao internet banking e também pelo sistema de marcação de ponto online.

A criptografia é uma forma de codificar mensagens por meio de uma série de técnicas baseadas em algoritmos matemáticos que “embaralham” determinadas informações ou mensagens e as tornam indecifráveis.

No ponto online, esse mecanismo é utilizado para proteger os registros de cada marcação realizada, impedindo que as informações possam ser alteradas.

Diminuição dos custos

A solução de marcação de ponto online do Tangerino não requer investimentos com grandes servidores, já que possui uma plataforma digital própria.

As informações são registradas em tempo real e não requer treinamentos complicados para que o profissional de RH aprenda a usá-lo.

Ele é simples e intuitivo.

Biometria e reconhecimento facial

Como se não fosse o bastante, é interessante destacar que uma solução de marcação de ponto online como o Tangerino também conta com sistemas de reconhecimento biométrico e facial.

O reconhecimento biométrico é um mecanismo cujo uso já é conhecido em nossa sociedade. 

Trata-se do reconhecimento de características únicas do ser humano, como a digital ou a íris do olho, por exemplo. 

Isso significa que, utilizando essas características para acessar o Tangerino, que inclusive, funciona como ponto mobile, não é possível que um colaborador tente bater o ponto para outro.

O reconhecimento facial funciona de forma similar.

A combinação de pontos do rosto de cada ser humano gera informações únicas e é com base nelas que o sistema de marcação de ponto online identifica quem está marcando ponto a cada momento, fazendo os registros de forma correta e segura.

A comparação é feita com base em fotos do funcionário registradas no sistema.

Informações atualizadas em tempo real

Para a melhor tomada de decisão, a solução de marcação de ponto online permite acessar os dados em tempo real. 

É possível ainda emitir lembretes de horários ao colaboradores e tomar ações cabíveis em diferentes situações. 

Isso permite ter as condições adequadas para tomar decisões baseadas em dados, visando manter a sua empresa mais competitiva.

Aproveite para conferir nossos materiais sobre o assunto:
📚 Gestão de pessoas remota: o guia completo para sua empresa!
📚 Ponto eletrônico: aprenda a escolher o ideal para a sua empresa

Como fazer marcação de ponto online segura?

Quando estiver escolhendo o sistema para realizar a marcação de ponto online de forma segura e dentro das disposições legais, você deve se fazer algumas perguntas.

Antes de bater o martelo sobre a solução escolhida, questione:

  • o sistema atende às regras do MTP para soluções alternativas de controle de ponto?
  • a empresa que oferece a tecnologia tem planos que cabem no seu orçamento?
  • ela conta com onboarding e um bom serviço de suporte e atendimento ao cliente?
  • a solução de marcação de ponto online conta com diferentes formas de identificação dos trabalhadores?
  • o sistema escolhido tem função de geolocalização no ponto mobile para melhor gestão de equipes externas ou funcionários remotos?
  • a tecnologia é compatível com quais sistemas operacionais?
  • a solução de marcação de ponto online permite integração com outros softwares em uso pela sua empresa?
  • o sistema fornece relatórios automatizados?
  • a empresa que oferece a tecnologia exige algum plano de fidelidade?

No fim das contas, você tem que ter certeza de que a solução de marcação de ponto online atenda às suas expectativas e às necessidades da sua empresa.

As perguntas que fizemos podem orientar sua análise, porque indicam fatores que podem ser decisivos para a escolha da tecnologia ideal.

A essa altura, não é nenhuma novidade que uma de suas opções entre as soluções de marcação de ponto online existentes é o Tangerino. Então, vamos repassar as questões que acabamos de levantar para dizer que:

  • o app do Tangerino é legal e está em conformidade com as regras do MTP;
  • o Tangerino tem planos que variam de acordo com o número de funcionários e que cabem no seu orçamento;
  • o Tangerino oferece onboarding aos seus clientes;
  • a ferramenta permite que a marcação de ponto seja por reconhecimento biométrico ou facial;
  • o aplicativo conta com sistema de geolocalização para gestão de trabalhadores remotos;
  • o Tangerino é compatível com sistemas Android e iOS, os principais usados em dispositivos móveis;
  • o sistema pode ser integrado a diversos outros softwares de gestão comumente utilizados pelas empresas;
  • a ferramenta permite a geração de relatórios automatizados e personalizados;
  • o Tangerino não tem plano de fidelidade, porque o que “prende” os clientes à empresa é a qualidade e os benefícios da solução e não um contrato.

Quer entender tudo sobre a marcação de ponto online com o aplicativo Tangerino? Então, não deixe de conferir o vídeo abaixo:

Conclusão

O sistema digital para marcação de ponto online é a solução existente mais moderna, segura e prática para o registro e acompanhamento das jornadas de trabalho.

Como vimos, até mesmo o REP, que é uma tecnologia segura e bastante usada, fica para trás quando apresentamos um sistema alternativo que permite até marcações feitas por trabalhadores remotos e sem acesso à internet.

Se bem planejada, a implementação do sistema de marcação de ponto online como o Tangerino pode trazer diversas vantagens como as que destacamos ao longo do artigo.

Algo que se torna ainda mais certeiro se você optar por contar com o processo de onboarding oferecido pela nossa equipe para que seus gestores e funcionários se adaptem bem ao uso da solução de marcação de ponto online.

Ficou com alguma dúvida quanto à segurança da marcação de ponto online? Baixe nosso Manual do controle de ponto e saiba tudo sobre essa tecnologia!

Teste Grátis Tangerino