Início > Controle de Ponto > O Que É Ponto Eletrônico Web e Por Que Ele Oferece Mais Controle Para Sua Empresa?

O Que É Ponto Eletrônico Web e Por Que Ele Oferece Mais Controle Para Sua Empresa?

Tempo de Leitura: 7 minutos O controle de ponto eletrônico web é baseado em tecnologias que ajudam a automatizar o processo de registro de jornada dos funcionários com mais segurança e praticidade.

FotoPor: Leonardo Barros 11 janeiro 2019 5 abril 2023 7 minutos
Tempo de Leitura: 7 minutos

Século XXI e a tecnologia, claro, está a serviço da gestão de qualquer negócio, seja ele pequeno ou grande, familiar ou colaborativo, local ou global.

No mercado, são disponibilizadas soluções cada vez mais práticas que facilitam processos e possibilitam uma melhor utilização de recursos, independentemente das condições da empresa.

Entre elas, está o ponto eletrônico web. Um sistema de controle de ponto que permite a gestão da jornada de trabalho com foco no RH estratégico.

Então, se deseja saber como um controle eletrônico de ponto pode ajudar no dia a dia do seu negócio, siga a leitura. Neste post, mostraremos os principais benefícios!

O que é ponto eletrônico web

O que é ponto eletrônico web

O ponto eletrônico web é a união de duas soluções que garantem segurança, praticidade e inovação para o controle de jornada das empresas.

Podemos considerar essa modalidade como uma evolução do sistema tradicional de marcação de ponto

É uma solução de controle de ponto que funciona tanto por meio de um sistema via web quanto em um app que o colaborador instala em seu celular.

Planilhas de RH e DP

Assim, empresas que não possuem escritório físico, trabalham no sistema home office, precisam fazer a gestão de equipes externas ou adotaram o modelo híbrido têm uma ferramenta eficiente de gestão de pessoas, que funciona tanto online quanto offline.

Confira também estes conteúdos que separamos para você:
Tudo sobre o controle de ponto digital
Controle de ponto na jornada mista: veja por que adotar!
Confira os erros mais comuns no fechamento de folha de ponto
Como manter o controle de ponto durante o isolamento social

Por que adotar o ponto eletrônico web

A adoção de um controle de ponto web vai ao encontro da política de BYOD (Bring Your Own Device), aplicada por inúmeras empresas, por exemplo. 

Como cada colaborador usa seu próprio dispositivo móvel para realizar o registro de ponto, a empresa não precisa investir tanto em equipamentos caros, como é o caso do relógio de ponto biométrico, também conhecido como REP — Registrador Eletrônico de Ponto.

Essa redução de custos também é observada no orçamento do setor de RH, já que o controle de ponto web dispensa longas horas de ajustes e gestão antes do fechamento da folha de pagamento. 

Tudo é feito online, por meio do software, permitindo a interação entre RH, DP e colaboradores e facilitando a rotina dos dois setores.

Com isso, não há necessidade de os profissionais realizarem trabalhos manuais e repetitivos — que, por sua vez, não são nada estratégicos — e as horas gastas pelo setor são reduzidas, otimizando o tempo.

O sistema de ponto eletrônico web é uma solução versátil, que atende aos mais diferentes tipos de empresa e contribui não só para o controle de custos em gestão de pessoas, mas também oferece mais segurança, mobilidade e eficiência para o seu negócio.

Como fazer o controle de ponto via web

Por ser uma tecnologia online, a primeira coisa que você precisa saber é que não é necessário instalar nada no seu computador.

O sistema web é capaz de monitorar vários tipos de jornadas de trabalho, colaboradores em home office, trabalhadores terceirizados e toda a sua equipe interna sem distinção.

Como mencionamos, o sistema de ponto eletrônico web pode ser utilizado a partir de desktops, tablets e, claro, os populares smartphones.

Como aplicativo de controle de ponto, o sistema de ponto eletrônico web acompanha seus colaboradores onde quer que eles estejam e ainda possibilita o monitoramento por GPS, uma segurança a mais para quem se desloca o tempo todo.

O gestor de RH e sua equipe podem monitorar em tempo real onde cada colaborador está e certificar-se de que a marcação de ponto está sendo feita de maneira correta.

Esse tipo de acompanhamento evita inconsistências no momento de calcular a folha de ponto para realizar o pagamento do mês.

Desse modo, do ponto de vista dos colaboradores, o ponto pode ser registrado pelo computador, bastando apenas acessar a plataforma com o código do empregador e o PIN.

O sistema solicitará o acesso à localização e à câmera do usuário. Isso é necessário para fazer o mapeamento da geolocalização e para a identificação facial do trabalhador.

A foto ficará salva dentro do próprio sistema e poderá ser consultada pelos gestores quando houver a necessidade.

Os gestores de RH, em contrapartida, têm acesso a vários tipos de relatórios, banco de horas, folha de ponto, ajustes, informações adicionais referentes às marcações, relatórios de visitas a locais diferentes, motivos de ajuste, absenteísmo etc.

Vantagens do ponto eletrônico

Controlar a jornada dos funcionários por meio do relógio de ponto se tornou o método mais aceito e, consequentemente, mais empregado na grande maioria das empresas.

Isso aconteceu em razão da Portaria 1510, que determinou a adoção de um sistema de ponto eletrônico para empresas acima de 20 funcionários. 

Dentre as soluções apontadas pela norma está o controle por meio do relógio eletrônico de ponto.

Banner com fundo claro escrito: Diagnóstico de Departamento Pessoal: o 1° passo para garantir +50% de rapidez no setor; e um botão escrito: faça o quiz agora

Contudo, quem já adotou esse sistema sabe quão caro esse equipamento pode ser. Tem o custo da compra, das manutenções periódicas, da bobina de papel e dos reparos caso haja algum problema.

Além disso, esse método não resolve todos os problemas, já que não pode ser usado por quem atua em home office ou desempenha atividades externas.

Por isso, o melhor controle de jornada é o digital! Abaixo estão algumas razões para optar pelo controle de ponto eletrônico web. Confira!

1. Mais facilidade no controle de jornada

O ponto eletrônico web facilita os registros da jornada de trabalho, uma vez que pode ser feito com ou sem acesso à internet, por meio de tablets, computadores ou celulares.

Além disso, a ferramenta garante mais segurança a autenticidade dos pontos coletados, pois o registro é feito por biometria facial.

2. Sistema fácil de usar

A interface do ponto eletrônico web é intuitiva e simples para o usuário. A solução pode ser descarregada em computadores, tablets e smartphones e acessada em poucos cliques, tanto pelo gestor quanto pelo colaborador.

O registro da entrada e saída de funcionários é feito em tempo real e você já pode começar a monitorar a jornada de trabalho dos seus colaboradores online, sem a necessidade de outros equipamentos ou softwares de gestão.

3. Dados atualizados em tempo real

Os dias dedicados a calcular folha de pagamento online não serão mais os mesmos. Com o ponto eletrônico web, é possível consolidar os dados dia a dia, sem demora.

Quando chega o momento de fazer o pagamento, é só integrar as informações do aplicativo de controle de ponto com o software de folha de pagamento.

4. Eficiência no controle do banco de horas

Fazer o acompanhamento e controle de horas trabalhadas de cada trabalhador é mais simples com um ponto eletrônico web.

Isso porque é possível saber, a cada dia, quantas horas excedentes cada colaborador realizou e qual será o montante a pagar no final do mês a título de horas extras.

Além disso, com o acesso simplificado a essas informações, a ferramenta ainda traz a possibilidade de mapear os custos extras com pessoal, como os impostos sobre folha de pagamento, que podem ser reduzidos.

5. Simplicidade para gestão de escala

O ponto eletrônico web permite uma adaptação ao segmento do seu negócio. Se a sua empresa trabalha com jornada de trabalho flexível, é possível criar, modificar e fazer novas escalas com mais rapidez e simplicidade.

Uma simples atualização como essa pode representar uma grande otimização de tempo das pessoas e, portanto, aumento da produtividade do seu negócio.

6. Facilidade para gestão de equipe externas

Se sua empresa realiza entregas, por exemplo, o controle de ponto eletrônico certamente ajudará.

Por meio da ferramenta, é possível fazer checklists de tarefas, cálculos de quilometragem e controle de reembolsos. Dessa forma, sua gestão financeira fica muito mais organizada!

Ponto eletrônico web versus aplicativo de ponto

Ponto eletrônico web e aplicativo de ponto

A melhor ferramenta de controle de ponto é a que atende todas as necessidades da sua empresa levando em conta seus objetivos e a sua cultura.

Muitas pessoas têm dúvidas quanto à escolha da solução ideal de controle de ponto. Como já mencionamos, o REP é o modelo mais caro, por isso, se a sua empresa deseja cortar gastos, o Registrador Eletrônico de Ponto não é a melhor opção.

Então, ficam as opções web e por aplicativo. As duas apresentam inúmeras vantagens e trabalham de forma bem semelhante. No entanto, a solução por aplicativo oferece maior mobilidade.

A boa notícia é que as melhores opções de ponto eletrônico web costumam funcionar também como aplicativos de controle de ponto. 

Para facilitar a sua escolha, elaboramos uma pequena lista de funcionalidades indispensáveis que a sua ferramenta de controle de ponto eletrônico web deve ter:

  • leitura de biometria facial;
  • informações centralizadas para consulta pelo gestor e pelo funcionário;
  • relatórios de faltas e atrasos;
  • informações adicionais de ponto;
  • eventos para a folha de ponto;
  • banco de horas;
  • hora extra;
  • ponto com geolocalização;
  • folha de ponto exportada em diferentes formatos;
  • possibilidade de ajuste com justificativa;
  • integração com outros sistemas de RH e DP.

Com a ferramenta certa, você agiliza e facilita a rotina do Departamento Pessoal, além de liberar o RH de tarefas repetitivas, possibilitando uma atuação muito mais estratégica na empresa.

Conclusão

As vantagens do ponto web são inúmeras, é preciso apenas mostrar à empresa que fazer o controle de ponto adequadamente é benéfico para todos. 

O aplicativo Tangerino é uma ferramenta segura e fácil de usar, além de ser uma excelente solução no fechamento da folha de ponto e, consequentemente, na elaboração de uma folha de pagamento sem erros. 

Por meio da geolocalização e do reconhecimento facial, equipes externas e em home office conseguem registrar suas jornadas e acompanhar o banco de horas. 

Gestores, por sua vez, podem verificar o local das marcações e monitorar a movimentação do time.

Um sistema de ponto eletrônico web é peça fundamental para quem quer se manter competitivo no mercado sem perder de vista o desempenho da equipe. 

Conseguimos despertar sua curiosidade sobre as vantagens de adotar o controle de ponto eletrônico web? Agende uma demonstração e veja como podemos ajudar sua empresa a evoluir! 

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto

Leonardo é COO na Sólides. Pós-graduado em Ciências da Computação pela PUC Minas e formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Ao longo de sua trajetória, fundou várias empresas de tecnologia e gestão. No Blog da Sólides DP, fala sobre empreendedorismo e as soluções que a empresa possui para o mercado de DP.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados