Tempo de Leitura: 2 minutos

Usar um controle de ponto biométrico traz mais segurança e confiabilidade ao controle da jornada de trabalho de qualquer organização. Ele pode ser uma máquina instalada nas dependências da empresa ou um aplicativo, instalado em tablets e smartphones.

Escrevemos este post para explicar as vantagens de usar o ponto biométrico. Confira!

É eficaz contra fraudes

O sistema de biometria identifica quem está marcando o ponto a partir de características físicas únicas para cada ser humano. Pode ser o reconhecimento facial, a impressão digital ou escaneamento da íris, todos muito confiáveis e difíceis de falsificar.

Além de impedir que colegas de trabalho registrem o ponto uns dos outros, o controle de ponto biométrico também não permite alterar ou excluir qualquer registro. Uma vez marcado, o ponto permanece no sistema, sendo imune a fraudes de qualquer tipo. No caso do Tangerino, é usada a captação da imagem do rosto para identificar o colaborador.

Fornece provas em processos trabalhistas

Os processos judiciais relacionados ao pagamento de horas extras são os mais frequentes na justiça do trabalho. Com um controle de ponto biométrico a empresa está prevenida contra esse problema, pois cria registros confiáveis sobre os horários de entrada e saída dos funcionários.

Quando o controle de ponto é manual ou mecânico, ele está sujeito à contestação judicial, pois é facilmente alterado pela empresa.

É fácil de usar

Ao adotar o controle de ponto biométrico, a empresa torna desnecessário memorizar senhas e guardar cartões, que muitas vezes são perdidos e causam transtornos no departamento de pessoal. O funcionário não precisa de nada para marcar sua presença.

Banner com fundo claro escrito: Kit de planilhas de RH e DP, oito planilhas editáveis para otimizar a jornada do colaborador e um botão escrito baixe agora.

No caso de um aplicativo de ponto, é ainda mais fácil, pois cada profissional usa o seu próprio smartphone, reduzindo os custos para a organização. O sistema é intuitivo e muito fácil de usar.

Simplifica a rotina do departamento de pessoal

O uso de um controle de ponto biométrico elimina alguns processos dentro do departamento de pessoal, como o lançamento de faltas e planilhas de banco de horas, por exemplo. A rotina torna-se mais dinâmica à medida que o sistema automatiza tais tarefas. Assim, quem trabalha nesse departamento torna-se mais produtivo, pois perde menos tempo com tarefas mecânicas e conferências.

O controle de ponto biométrico também elimina os erros relacionados ao controle da folha de ponto e da folha de pagamento. No Tangerino é possível integrar os registros de ponto com o cálculo dos pagamentos, de forma que os descontos e adicionais de horas extras não precisam ser calculados manualmente.

Tem mobilidade

Quando o controle de ponto biométrico também é digital, ou seja, tem o formato de um aplicativo de ponto para smartphone, ele também adquire mobilidade. Isso significa que funcionários externos conseguem registrar seus horários com a mesma facilidade que os que estão dentro da empresa e que não são formadas filas para marcação de ponto após o expediente.

O app de controle de ponto biométrico utiliza o GPS para localizar o colaborador, de forma que todos os registros são acompanhados por um endereço, além de uma foto. Por meio dele, é possível acompanhar rotas e ter dados confiáveis sobre a rotina de quem trabalha externamente.

Entendeu as vantagens de um controle de ponto biométrico? Elas são ainda melhores quando a biometria é integrada à um sistema online, como o Tangerino. Ele é o melhor custo benefício para a empresa, pois não exige compra de nenhum equipamento e ainda torna o departamento de pessoal mais produtivo. Cadastre-se já para um teste gratuito!

Com a Sólides Ponto você reduz 50% do tempo gasto com planilhas