Sistema de ponto eletrônico para pequenas empresas, vale a pena?
Tempo de Leitura: 3 minutos O uso de um sistema de ponto eletrônico está muitas vezes associado à grandes organizações, mas também traz grandes benefícios para pequenas e médias empresas.
O registro da jornada de trabalho não é obrigatório para estabelecimentos com menos de 20 funcionários, mas o sistema de ponto eletrônico costuma ser vantajoso até nas empresas menores.
Ele sistema oferece segurança em processos trabalhistas e facilita muito a rotina do setor de Recursos Humanos, além de ter o melhor custo-benefício entre os relógios de ponto disponíveis no mercado.
Continue a leitura para conhecer as maiores vantagens de um sistema de ponto eletrônico dentro de pequenas empresas!
Traz segurança judicial
Um sistema de ponto eletrônico é a forma mais segura de proteger-se contra processos trabalhistas.
Todas as entradas e saídas do funcionário são armazenadas, sem a possibilidade de exclusão ou alteração de dados.
Dessa forma, os registros de ponto tornam-se provas em processos judiciais por horas extras.
O cartão de ponto manual, muito usado nas pequenas empresas, é facilmente contestado no tribunal, pois pode ser falsificado ou adulterado com facilidade.
Já o relógio de ponto mecânico fornece provas melhores, mas está vulnerável à fraudes, como quando um colaborador registra o ponto no lugar do outro, por exemplo. Nesse caso, o prejuízo é da empresa.
Economiza tempo
O controle eletrônico de ponto, especialmente em sistemas digitais, automatiza processos dentro do setor de Recursos Humanos.
Seja o banco de horas, o controle de adicionais noturnos ou a relação de faltas, tudo fica disponível no sistema, no formato de relatórios.
Dessa forma, o RH consegue contabilizar com rapidez todas as informações necessárias para calcular a folha de pagamento online.
Além disso, o sistema de ponto eletrônico não está sujeito ao erro humano, seja de digitação, de cálculo ou por simples esquecimento.
O erro toma tempo e recursos da empresa, e ainda pode gerar desconforto entre empresa e colaboradores.
Auxilia na gestão de pessoal
O RH não é o único setor a se beneficiar de um bom sistema de ponto eletrônico. Os gestores da organização, assim como gerentes e diretores, podem usá-lo para acompanhar suas equipes e fazer análise de desempenho.
Isso ocorre por meio de relatórios, que permitem visualizar cumprimento de horários, saldo no banco de horas ou horas extras, faltas, entre outros dados.
O app de controle de ponto também conta com GPS integrado, muito útil para quem tem funcionários trabalhando externamente.
A partir desse recurso fica mais fácil gerenciar rotas de entrega e manutenções externas, por exemplo.
O controle de ponto digital, aquele que funciona por meio de um aplicativo, permite ainda que o funcionário acompanhe seus próprios horários.
Isso faz com que a relação entre empregado e empregador seja mais transparente, pois ambos sabem que os registros não foram alterados de nenhuma maneira.
Reduz custos a longo prazo
O custo benefício de um sistema de ponto eletrônico faz com que ele seja a melhor alternativa para as pequenas empresas.
A longo prazo, ele ajuda a reduzir gastos com horas extras e processos judiciais. Ao economizar tempo para o RH e auxiliar na gestão de pessoal, o controle de ponto também contribui para os resultados da empresa, tornando-a mais produtiva.
No caso do ponto biométrico, é preciso investir em um equipamento, que pode precisar de manutenção eventualmente.
Já no ponto digital, a empresa disponibiliza um tablet para que os colaboradores façam seus registros diários, ou o software pode ser instalado no smartphone de cada funcionário. Dessa forma, não há custos de implantação, é cobrada apenas uma mensalidade.
Adotar o sistema de ponto eletrônico torna a empresa mais moderna e traz segurança ao controle de horas trabalhadas de cada funcionário.
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Leonardo Barros
Leonardo é pós-graduado pela PUC Minas em Ciências da Computação. Formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Fundou diversas empresas de tecnologia e gestão, além das startups Tangerino, Argos e Columbus. É CEO do Tangerino, empresa pioneira em controle de ponto digital no Brasil.
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