Tempo de Leitura: 3 minutos

Usar um software de controle de horas trabalhadas ou um sistema de ponto eletrônico está cada vez mais popular, já que auxiliam (e muito) os gestores a controlar a jornada dos funcionários e o fechamento da folha de ponto. Mas, qual dessas soluções é a melhor para a sua realidade?

Entender os benefícios e vantagens que cada um desses modelos de controle oferece é fundamental para tomar a decisão correta, não arcar com prejuízos no futuro e estar certo que sua empresa está atuando conforme a lei. Ficou curioso? Então continue a leitura deste artigo!

O que é um software de controle de horas trabalhadas?

tratamento de folha de ponto

Existem diversas opções no mercado de softwares de controle de horas trabalhadas que servem, especificamente, para contabilizar o tempo que um determinado colaborador atuou em uma tarefa ou projeto. E a maneira como isso é feito varia muito de um programa para o outro.

Alguns softwares de controle de horas trabalhadas tiram fotos da tela a cada ciclo de minutos ou segundos enquanto o funcionário está logado, já outros param a contagem de tempo quando determinado programa é fechado ou quando o computador entra em modo de descanso.

Mas, independentemente do modelo, fato é que os softwares de controle de horas trabalhadas contabilizam apenas a jornada de um funcionário por vez, dificultando o controle da folha de ponto e a consolidação de informações como banco de horas ou horas devidas.

E o app de controle de ponto?

Os modelos de softwares de ponto eletrônico, com validação biométrica ou por meio de senhas, consolidam todas as informações dos funcionários em um só local. Os melhores do mercado oferecem, ainda, integração com aplicativos disponíveis para Android e IOs, tornando a solução ainda mais flexível.

Não importa se os colaboradores trabalham dentro da empresa, de casa ou externamente, o mecanismo de controle é o mesmo e consolida as informações em um mesmo painel de controle. Mais fácil para o gestor e definitivamente mais fácil para os responsáveis pelo RH.

Banner com fundo claro escrito: Kit de planilhas de RH e DP, controle e cálculos efetivos 
de ponto, férias e hora extra, avaliação de desempenho, PDI, pesquisa de clima. e um botão escrito baixe agora.

Mas, qual a melhor solução?

Se você busca uma solução pontual para controlar o tempo de um freelancer ou colaborador específico, um software de controle de horas trabalhadas pode ser uma boa opção.

Mas, se você está procurando uma solução completa para tornar o RH de sua empresa mais estratégico, então o aplicativo de controle de ponto é definitivamente a melhor opção.

O aplicativo de controle de ponto oferece toda a flexibilidade e legalidade que os gestores precisam para facilitar o controle de jornada.

Amparados pela portaria 671 os apps de controle de ponto permitem o monitoramento por GPS e o envio das marcações de ponto em tempo real para a empresa. A criptografia de dados garante a inviolabilidade dos dados, trazendo mais segurança à relação entre organização e colaboradores.

Além disso, o uso de apps de ponto traz a mobilidade e flexibilidade que toda empresa precisa para expandir os negócios sem aumentar os custos de operação. Afinal, o app pode ser baixado diretamente no celular de cada colaborador e não demanda manutenções por parte da organização. É o fornecedor da solução que se encarrega de manter tudo funcionando perfeitamente 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Que tal inserir sua empresa no futuro do controle de ponto? Prove o Tangerino por 14 dias grátis!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP