Diga adeus à sua planilha de controle de banco de horas
Tempo de Leitura: 2 minutos As planilhas de controle de horas já foram grandes inovações nas empresas, mas, hoje, se tornaram obsoletas perante aos novos modelos de registro de jornada como softwares de controle de ponto.
A planilha de controle de banco de horas ainda é muito usada, especialmente nas pequenas empresas. Se antigamente ela era a única opção para calcular a folha de ponto dos funcionários, hoje em dia é um sistema ultrapassado.
Atualmente existem alternativas mais seguras, práticas e de baixo custo. Quer saber quais são elas? Siga com a leitura!
Quais são as desvantagens da planilha de banco de horas?
A primeira desvantagem de usar uma planilha de controle de banco de horas é o fato de seu preenchimento ser manual. Isso faz com que o documento esteja sujeito a erros humanos, seja de digitação, de conferência ou de cálculo.
Também devido ao preenchimento manual, é muito fácil alterar o registro de ponto e assim cometer fraudes, prejudicando a empresa ou os trabalhadores. Por isso, as planilhas de banco de horas são facilmente contestadas em processos judiciais por horas extras.
Tempo e mão de obra
Quando se trata da gestão empresarial, a manutenção de uma planilha de controle de ponto dos funcionários é uma tarefa que demanda muito tempo. Quanto mais colaboradores, mais o departamento pessoal demora para fechar a folha de ponto e, consequentemente, a folha de pagamento. Afinal, precisam ser digitados todos os horários de entrada e saída de todos os funcionários.
Falta de controle e comunicação
Outra questão é que as planilhas de controle de banco de horas dificilmente são acompanhadas pelos colaboradores. O mais comum é que o departamento pessoal fique responsável por preenchê-las e os funcionários saibam o saldo final somente no fechamento do mês. Essa situação pode gerar desconfianças por parte dos empregados ou simplesmente um descontrole do tempo trabalhado.
Como substituir a planilha por uma nova tecnologia?
A alternativa para a planilha de controle de banco de horas é o ponto digital para empresas. Com ele, é possível automatizar o registro, armazenamento e acompanhamento das horas trabalhadas.
O app de ponto permite que colaborador e gestor visualizem o histórico de horários e o saldo de horas atualizado em tempo real. Dessa forma, todos têm a certeza de que o controle de horas está sendo feito da maneira adequada.
Qual é o custo da automatização do controle de banco de horas?
Para usar o aplicativo para bater ponto a empresa paga apenas uma mensalidade, cujo valor depende do número de colaboradores cadastrados. Não é necessário adquirir nenhum equipamento e não há custos com manutenção, papéis ou cartões: é tudo digital.
A empresa pode optar pelo método BYOD (bring your own device), no qual cada funcionário bate o ponto em seu próprio smartphone, ou pode realizar a integração do ponto eletrônico já usado com a plataforma digital Tangerino. Em ambos os casos, o RH e os gestores da organização têm acesso a diversos relatórios relacionados à jornada dos colaboradores.
Interessou-se pelo sistema Tangerino? Faça um teste gratuito por 14 dias e entenda porque essa tecnologia é muito melhor do que qualquer planilha de controle de banco de horas!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.