Tempo de Leitura: 2 minutos

Calcular a folha de pagamento já é uma rotina incorporada em todo setor de Recursos Humanos. Alguns optam pelo cálculo manual, outros preferem softwares de folha de pagamento instalados no computador e outros já migraram para o cálculo de folha de pagamento online.

Online? Isso mesmo! Já existem maneiras de calcular a folha de pagamento online. Saiba agora como isso é possível e como implementar essa mudança na sua empresa!

Cálculo da folha de pagamento online: como funciona?

É possível calcular a folha de pagamento online fazendo uso de softwares que ficam hospedados na web. São os softwares ofertados como serviço, ou seja, sua empresa paga uma assinatura mensal para fazer uso do sistema, que fica disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, bastando ter acesso à internet para operá-lo.

Trata-se de uma tecnologia decorrente do cloud computing, ou computação em nuvem. Em vez do sistema de folha de pagamento ser instalado em um servidor físico, isto é, um computador, ele é instalado em um servidor virtual, capaz de ser acessado de onde você estiver.

O passo a passo para calcular a folha de pagamento online vai depender do software utilizado, portanto, vale a pena solicitar um teste grátis ao fornecedor antes de fazer a sua escolha. E como realizar essa escolha?

Verifique as funcionalidades do sistema de folha de pagamento

Como você sabe, o cálculo de folha de pagamento é um processo complexo, repleto de parametrizações que não podem falhar.

Cálculo de horas extras de 50% e 100%, descanso semanal remunerado (DSR) e desconto em folha de pagamento por faltas e atrasos são alguns exemplos de fatores que mudam de colaborador para colaborador.

Principais Rotinas de DP no fim de ano: documentos e processos

Diante disso, as funcionalidades oferecidas pelo software de folha de pagamento contratado devem ser o primeiro critério do seu check-list.

Banner escrito: você acabou de dar mais um passo para o futuro! Seu software de Departamento Pessoal está ainda mais completo!

Certifique-se de ter o suporte adequado

A tecnologia é essencial para otimizar processos, aumentar a produtividade e garantir maior eficiência nos negócios. No entanto, ela não está livre de falhas.

Pode ser que em algum momento você não consiga logar no seu sistema de folha de pagamento, por exemplo, ou tenha dificuldades para modificar uma parametrização. Para esses e todos os demais casos de dificuldades com a tecnologia, é fundamental contar com um suporte adequado.

Chat, e-mail, videoconferência, telefone e redes sociais são algumas das opções de atendimento que seu fornecedor pode oferecer. Certifique-se de quais são elas antes de fechar negócio!

Integração com o controle de ponto

Outra facilidade que deve ser observada na hora de escolher um sistema para calcular a folha de pagamento online é possibilidade de integração com o seu sistema de controle de ponto.

Dessa maneira, o cálculo da folha de pagamento se torna mais rápido e seguro, pois os dados do registro de ponto são enviados diretamente para o software de folha de pagamento, sem necessidade de intervenção humana.

Calcular descontos em folha de pagamento também se torna bem mais fácil, afinal, o sistema de controle de ponto consolida o total de horas trabalhadas e compara automaticamente com a carga horária registrada para cada colaborador. Você nunca mais terá problemas com desconto de atrasos e faltas!

Agora que você já sabe que é possível calcular a folha de pagamento online, confira na íntegra como é feito o cálculo da folha de pagamento!

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro