Tempo de Leitura: 5 minutos

Está procurando ideias de endomarketing para inspirar suas próximas ações internas para os seus colaboradores? Ótimo, pois aplicando as ideias deste artigo você terá:

  • Um time mais engajado;
  • Desenvolverá habilidades de liderança e autonomia;
  • Vai melhorar o clima organizacional e o ambiente de trabalho.

Todavia, antes de te mostrar algumas ideias, veja essa afirmação: “Sua próxima campanha de endomarketing pode contribuir para o sucesso ou fracasso da sua empresa”. 

Mas calma, explicaremos melhor! Continue a leitura deste artigo e veja 4 ideias de endomarketing para garantir o sucesso da sua próxima campanha.

Por que campanhas de endomarketing podem resultar no sucesso ou fracasso da sua empresa?

Para te explicar a relação de campanhas de endomarketing com o resultado da sua empresa, veja uma analogia com o departamento de marketing. Pela lógica, se uma empresa não vende, ela não consegue pagar colaboradores e, portanto, não se mantém. Agora, para que haja a venda, a equipe de marketing precisa executar três ações básicas:

  • Atrair;
  • Converter (gerar venda);
  • Relacionar.  

Aplicando corretamente cada etapa é possível criar um fluxo previsível de receitas: o sonho de qualquer empresa!

Considerando que os colaboradores são os responsáveis por alcançar os objetivos do negócio, não se pode esperar que sem o estímulo correto, clareza e alinhamento de objetivos, o colaborador simplesmente supere as expectativas da empresa. 

Dessa forma, as campanhas de endomarketing servem para motivar e desenvolver habilidades necessárias para o colaborador atingir os objetivos do negócio. A mesma lógica que o marketing aplica na geração de vendas pode ser utilizada na execução de campanhas de endomarketing. 

Controle de ponto para PME's: é realmente preciso?

Com isso, as três etapas para um campanha de endomarketing de sucesso, ficariam assim:

  • Atrair (gerar interesse no conteúdo);
  • Converter (influenciar o colaborador para tomar uma ação);
  • Relacionar (manter o colaborador engajado nas campanhas executadas).

Afinal, quem não se sentiria motivado a cumprir as metas da empresa sentindo-se valorizado e acolhido por meio das campanhas de endomarketing?

Felicidade no trabalho é um bom um negócio

Motivação no trabalho é um tema que tem chamado a atenção de profissionais de endomarketing. Pesquisa da Harvard Business Review mostra que colaboradores felizes no trabalho são 31% mais produtivos. 

Além disso, essa pesquisa também aponta um aumento de 147% nos lucros e 65% de diminuição do turnover em empresas onde os colaboradores se sentem mais felizes.

Agora sim, tendo isso em mente, veja 4 ideias de endomarketing para aplicar na sua próxima campanha.

  1. Welcome Chef
Figura 1- fonte: welcomechef.com.br
Figura 1- fonte: welcomechef.com.br

Imagine ter um dia de Masterchef com toda a sua equipe? Essa é uma das propostas do Welcome Chef, empresa que realiza eventos gastronômicos. 

A empresa oferece um evento no estilo team building onde é possível contratar um chef profissional que coordena a preparação de um cardápio inteiro feito pelos próprios colaboradores. 

A ideia da ação é fazer o colaborador “colocar a mão na massa”. Algumas empresas como Google, Facebook, Twitter, Fiat e Telefônica já contrataram esse tipo de serviço.

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Por que investir?

  • Desenvolve o trabalho em equipe;
  • Promove a cooperação entre áreas;
  • Alivia a pressão do dia a dia como uma atividade externa. 

Investimento

O investimento varia conforme o menu escolhido e a quantidade de colaboradores. Mas, há também outros tipos de eventos que são pagos por prato, custando a partir de R$ 70,00, por exemplo. Vale mencionar que o tempo médio do evento é de 3h.

  1. Escape 60’
 Figura 2 - Reprodução SimbioX
Figura 2 – Reprodução SimbioX

Um grupo de pessoas fica trancado em uma sala com o objetivo de desvendar o maior crime da história: o roubo da joia da coroa britânica. O desafio é resolver enigmas através de pistas espalhadas em locais escondidos dentro da sala, como: quadros, livros ou códigos na parede. 

A Escape 60’ oferece uma série de games no estilo escape room, com diferentes níveis de dificuldade. Esses jogos ficaram famosos há algum tempo e consistem em colocar um grupo de pessoas para decifrar enigmas até conseguirem se libertar das salas. 

Por que investir?

  • Desenvolve o raciocínio lógico e o trabalho em equipe;
  • Aumenta o entrosamento entre times;
  • Ajuda a desenvolver o perfil do colaborador por habilidades.
  1. Kudo Cards
 Figura 3 - fonte: management30.com
Figura 3 – fonte: management30.com

Essa é uma ideia de endomarketing disseminada pelas empresas que utilizam o método de gestão ágil. Os kudos cards são uma maneira de estimular bons comportamentos e fortalecer culturas positivas dentro das empresas.

Eles funcionam através de cartões onde o colaborador pode parabenizar um colega por um bom comportamento que ele presenciou.

 Figura 4 - Reprodução Anagsoares
Figura 4 – Reprodução Anagsoares

Os Kudos Cards podem ser distribuídos em painéis ou por meio de caixas que podem ser espalhadas pelo escritório onde a pessoa verifica e distribui os cartões para outros colaboradores. 

Vale lembrar que os kudos cards não substituem o feedback entre gestor e subordinados. Logo, eles são recomendados para recompensar comportamentos entre colaboradores, ou seja, o ideal é que sejam trocados por pessoas do mesmo nível hierárquico. 

Por que investir?

  • Desenvolve a cultura de feedbacks e reconhecimento;
  • Desenvolve o senso de pertencimento;
  • Aumenta a produtividade e estimula a proatividade.
  1. Vídeos animados (sem entender NADA de edição)

Provavelmente você já deve ter lido que os vídeos são uma das melhores apostas para criação de conteúdos. Mas, quando pensamos em desenvolvê-los, logo nos deparamos com uma série de dificuldades, como:

  • Falta de verba para pagar uma produtora;
  • Falta de entendimento de captação e edição;
  • Pouco tempo.

Nesse caso, seria preciso encontrar uma solução que não exija conhecimento técnico. Conheça duas empresas que fazem este tipo de trabalho: 

Animaker

Figura 5 - Fonte: animaker.co
Figura 5 – Fonte: animaker.co

O Animaker é um dos aplicativos mais famosos para criação de animações online. Nele você cria histórias clicando e arrastando os itens na tela. Com isso, é possível produzir animações em poucos minutos. 

De acordo com a plataforma, é possível criar 720 tipos de vídeos diferentes usando seis estilos mais populares. Dá para utilizar uma versão grátis limitada ou versões pagas a partir de $ 39,00 mensais. 

Powtoon

Figura 6 - fonte: powtoon.com
Figura 6 – fonte: powtoon.com

A Powtoon é bem parecida com o Animaker com a diferença que já possui templates prontos para marketing, RH e treinamento, entre outros. Outro diferencial da Powtoon é o preço: a versão paga da ferramenta custa $19,00 mensais. 

Conclusão

Aplicando essas ideias de endormaketing você conseguirá elevar o nível das suas campanhas internas, motivar colaboradores e melhor os resultados gerais da sua empresa.

Uma das melhores maneiras de entender o endomarketing e promovê-lo é com uma comunicação interna assertiva.

Por isso leia o nosso texto no link e aproveite as dicas.

Com a Sólides Ponto você reduz 50% do tempo gasto com planilhas