Tempo de Leitura: 4 minutos

Você está em busca de exemplos de dinâmicas de integração de novos colaboradores? Isso é ótimo, pois esses exercícios ajudam os líderes a criar ambientes de trabalho mais dinâmicos e colaborativos.

Elas também podem ser uma ferramenta útil durante entrevistas de emprego e reuniões de onboarding de novos funcionários.

Mas atenção: de nada adianta concentrarmos nossos esforços em encontrar os melhores talentos se não dermos as condições necessárias para que eles tenham uma experiência memorável desde o primeiro dia na empresa.

Neste artigo, escrito pela Feedz, você vai entender a importância das dinâmicas de integração, como fazer e conferir 8 exemplos práticos e fáceis. Vamos lá?

A importância das dinâmicas de integração

dinâmicas de integração

Aplicar estratégias para integrar funcionários é o primeiro passo para garantir um time engajado com os propósitos da empresa. Além disso, o relacionamento interpessoal no time pode ser decisivo para o sucesso das organizações. 

Quando uma pessoa nova chega na empresa, para ela, tudo é diferente. O novo funcionário ainda precisa conhecer seus colegas de equipe, a metodologia de trabalho da empresa e como tudo funciona na prática. 

Nesse sentido, as dinâmicas de integração ajudam a quebrar o gelo e a timidez dos novatos e reforçam a importância de se trabalhar em grupo. 

Banner com uma foto escrito em roxo

Além disso, essas atividades têm o propósito de gerar interação entre os envolvidos, fazendo com que eles se conheçam melhor e se comuniquem diretamente. 

10 benefícios das dinâmicas de integração

Muitas pessoas consideram essas atividades como algo infantil e desnecessário, pois é comum que sejam baseadas em brincadeiras, mas sua importância está justamente no fato da espontaneidade e da descontração criada. 

Confira mais alguns benefícios:

  1. Aproximação e integração entre colaboradores; 
  2. Desenvolvimento da cultura organizacional;
  3. Diminuição de conflitos;
  4. Melhora o clima organizacional;
  5. Momentos de transparência e desenvolvimento de confiança;
  6. Fortalecimento da comunicação interna;
  7. Estímulo à criatividade;
  8. Colaboração mútua;
  9. Identificação de perfis profissionais e comportamentais;
  10. Mais engajamento.

Quer começar conhecendo melhor sobre Cultura Organizacional? Se liga nesse vídeo do Me Explica Aí!

8 Exemplos de dinâmicas de integração para colaboradores

1. Dinâmica de incentivo para times

Essa dinâmica tem como objetivo despertar a percepção dos colaboradores sobre si mesmos e seus colegas e despertar o olhar para as qualidades das pessoas. 

Para aplicar: 

Distribua um lápis e uma caneta para cada colaborador (se seu grupo for remoto, faça isso com post-its do Jamboard).

Peça para que cada um escreva seu nome na folha ou no post-it online.

Depois disso, cada um vai colocar as principais qualidades do colega na folha/post-it que corresponde ao seu nome (vale escrever as qualidades, coisas que mais admira, momentos bons e marcantes. Lembre-se: essa dinâmica é sobre pontos positivos).

Esse momento termina quando todos escrevem nas folhas/post-its dos seus colegas.

Depois peça para que cada pessoa leia seus papéis e comente o que achou.

2. 3 verdades e 1 mentira

Essa atividade é ótima para aqueles momentos em que um novo colaborador chega à equipe.

É bem simples de colocar em prática: cada membro do time deve escrever ou falar quatro situações sobre a sua vida, sendo 1 mentira e 3 verdades.

A partir disso, os demais participantes devem tentar adivinhar qual das situações é falsa.

Além de ser uma dinâmica de integração divertida, ela também é uma ótima oportunidade para que as equipes se conheçam melhor.

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

3. Campo minado

A terceira dinâmica da lista é para grupos que trabalham no modo presencial e tem como objetivo exercitar a confiança entre colegas de equipe, de forma bem simples. 

Para executá-la, você vai precisar:

  • dividir o time em várias duplas;
  • preparar um trajeto com obstáculos, utilizando os próprios objetos do escritório (mesas, cadeiras, caixas ou até barbantes);

Quando tudo estiver pronto, um dos participantes deverá andar pelo circuito vendado, seguindo os direcionamentos da sua dupla.

4. Dinâmica 3-4-5

A quarta dica de integração de grupos é voltada para criatividade e troca de ideias. É simples: 3 colaboradores devem apresentar 4 ideias cada um e em 5 minutos. Com isso, determina-se um tema e cada um deve trazer ideias e estratégias baseadas nele.

No final, debatam as ideias, quem sabe não pode surgir um insight a partir da brincadeira?

5. Empatia na prática

Exercitar a empatia nas empresas é essencial para criar um ambiente de trabalho saudável — e esse é justamente o objetivo da quinta dinâmica da nossa lista.

Para essa atividade, você vai precisar reunir o time e pedir para que cada um escreva em um papel, de forma anônima, alguma dificuldade/problema que esteja enfrentando no trabalho ou na vida pessoal.

Depois, todos os papéis serão misturados dentro de uma caixa e distribuídos. Cada pessoa terá a missão de ler o que está escrito no papel sorteado, como se aquele problema fosse seu, e propor um conselho empático.

6. Positividade no trabalho

Essa é uma dinâmica rápida e simples para você aplicar nas sextas-feiras.

A atividade consiste em perguntar aos colaboradores “Qual a melhor coisa que aconteceu com você esta semana?”. 

Isso traz estímulo, mesmo que eles tenham tido momentos difíceis a enxergar além e fazer com que busquem focar nas coisas boas.

7. Construindo uma torre

Essa é uma dinâmica de integração bem conhecida quando o assunto é exercitar o trabalho em equipe.

Para começar, separe os colaboradores em grupos de até oito pessoas. Cada equipe terá que construir a maior torre possível, utilizando apenas papel e fita.

Cada grupo vai receber 40 folhas de sulfite, 2m de fita crepe e uma bolinha de isopor, que deve ser colocado no topo da torre ao final do desafio.

Vence a equipe que conseguir entregar o maior projeto, no tempo estipulado pelo mediador.

8. Ideias de guardanapo

Essa última dinâmica também é simples e permite que os colegas trabalhem em equipe e estimulem o pensamento criativo, além de se adaptarem aos recursos que possuem.

Comece dividindo as pessoas em equipes, de até 5 pessoas. Forneça a cada equipe um guardanapo e uma caneta. Dê a eles problemas para serem resolvidos, que podem ser da própria empresa ou fictícios. A resolução deve ser escrita no guardanapo por meio de desenhos, esboços, mapas mentais ou gráficos –  o que couber no guardanapo.

O objetivo aqui é estimular a inovação, o trabalho em equipe, o senso de resolução de problemas e a adaptação.

Conclusão

O caminho para manter suas equipes integradas e unidas é o engajamento.

Além das dinâmicas de integração, não esqueça de investir em trocas de feedback e eNPS direcionadas à satisfação, além de pesquisas de clima organizacional

Lembre-se: funcionários satisfeitos se preocupam com a satisfação dos clientes. Os resultados da sua empresa começam na forma que você trata seus colaboradores

Esse texto foi feito em parceria com a Feedz.

Banner cinza com o texto