Tempo de Leitura: 2 minutos

Você com certeza já ouviu aquela famosa frase que diz que as pessoas são o ativo mais valioso de uma empresa. E não é exagero.

Quando um integrante da equipe falta ou não entrega sua tarefa conforme o combinado, isso prejudica a produtividade no trabalho. Consequentemente, os resultados ficam aquém do esperado.

Se sua equipe não está apresentando a performance desejada, pode ser que o problema não seja só dos funcionários, mas também da organização.

Saiba agora quais são os 5 erros mais comuns que afetam a produtividade no trabalho e elimine-os de vez!

1. Falhas de comunicação

Grande parte dos erros cometidos no trabalho são causados por falhas na comunicação interna. Orientações repassadas de forma rápida e processos que não estão registrados comprometem o desempenho da equipe.

A falta de integração entre setores e colegas também afeta a comunicação e prejudica a produtividade no trabalho.

Se o compartilhamento de informações essenciais falha, tudo fica parado até que se resolva fazer a informação fluir adequadamente.

Banner de fundo claro, com texto

Gestores que retêm dados e informações também comprometem a comunicação e a produtividade da equipe. Portanto, nada de segurar o conhecimento com você. Faça-o circular!

2. Não ter um controle de ponto digital

A adoção do controle de ponto digital facilita muito a execução dos processos de administração de pessoal, como a folha de pagamento.

Além disso, é importante sistematizar o controle de jornada de trabalho para evitar pagamentos de horas indevidas e até processos trabalhistas.

Banner com fundo claro escrito: Diagnóstico de Departamento Pessoal: o 1° passo para garantir +50% de rapidez no setor; e um botão escrito: faça o quiz agora

3. Ferramentas de trabalho inadequadas ou com problemas

Se uma pessoa precisa tirar uma cópia de um documento e a fotocopiadora está com defeito, ela não poderá completar a tarefa, mas não é por uma questão de ineficiência dela, e, sim, por uma falha da empresa.

Então, por mais que sejam esporádicos, erros de manutenção atrapalham a execução de tarefas simples, prejudicando a produtividade no trabalho. É dever da administração da empresa manter os equipamentos em ordem para que os colaboradores possam exercer bem suas funções.

O gerente de recursos humanos deve ter consciência das habilidades e competências de cada um e promover treinamentos para qualificá-los diante de alguma necessidade específica.

4. Sobrecarga de trabalho

Esse é um dos problemas que mais impactam a produtividade no trabalho, especialmente em algumas situações em que há necessidade de reduzir o quadro de pessoal.

Ter uma equipe enxuta pode dar muito mais prejuízo do que manter funcionários produtivos, pois quando alguém acumula muitas funções, é impossível fazer tudo bem feito. Além disso, o excesso de trabalho causa descontentamento, estresse e até problemas mais graves de saúde.

Mesmo em um grupo reduzido, deve-se tomar cuidado para não sobrecarregar seus colaboradores, daí a importância do ponto digital para o controle de jornada de trabalho.

5. Falta de capacitação ou plano de carreira

Oferecer treinamento e desenvolvimento profissional é uma das formas mais eficazes de fazer a retenção de talentos e ainda aumentar a produtividade no trabalho.

Não investir nisso significa ter pessoas desmotivadas e, consequentemente, menos produtivas.

Conseguiu identificar um ou mais problemas como esses em sua empresa? Então, é hora de conversar com a sua equipe para descobrir como resolvê-los.

E para não ficar parado na sua jornada de aprendizado com a Tangerino, saiba também quais são as vantagens do RH digital!

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro