Tempo de Leitura: 9 minutos

Em todas as empresas existem aquelas pessoas que se destacam das demais. Pode ser por apresentarem mais desenvoltura ao enfrentar desafios, pela facilidade para encontrar soluções inovadoras ou ainda pela maior adaptação às mudanças. Esses profissionais são conhecidos como high potential.

Contar com esses colaboradores é um grande diferencial para os negócios. Eles contribuem para o crescimento e estabilidade da empresa, tornando-se peças-chave para o sucesso. 

É fundamental promover ações que atraiam esses talentos ou ainda desenvolver os funcionários que possuam esse potencial, incentivando ainda outros participantes do time a seguirem o mesmo caminho. 

Se você ainda não sabe como fazer isso, esse artigo é para você. Nas próximas linhas você vai entender tudo sobre o profissional high potential e como aproveitá-lo na sua empresa. 

O que é um profissional high potential?

O que é high potential

High potential é um termo em inglês que, em tradução livre, pode ser definido como alto potencial ou alta performance. 

É uma pessoa que possui características e habilidades especiais que, naturalmente, conferem a ele condições melhores do que a maioria das pessoas para o desenvolvimento de determinadas atividades. 

Essas pessoas superam em muito os demais profissionais constantemente e alcançam rapidamente um nível superior de desempenho, tornando-se referência na empresa.

Banner roxo escuro com o texto

Os high potentials têm grande capacidade de crescimento, já que possuem uma visão mais ampla e analítica da organização. 

Normalmente são pessoas que entregam resultados assertivos, são engajados com a empresa e possuem grande facilidade de comunicação.

Esse conceito não está relacionado à experiência ou à prática em alguma função, mas sim à condições inerentes da pessoa ou ainda à capacidade de aprendizado

A ideia de high potential surgiu nas últimas décadas com as mudanças no setor de RH das empresas. 

Ao se tornar mais estratégico, o RH pode realizar análises mais profundas em relação aos colaboradores das organizações e perceber o destaque de alguns participantes. 

Ao longo do tempo, as empresas perceberam que cerca de 20% dos funcionários eram responsáveis por 80% dos resultados, e identificaram a necessidade de reter esses talentos tão importantes para alcançar os objetivos desejados. 

Aproveite a visita e confira também:
? Qual a melhor estratégia para a retenção de talentos?
? Banco de talentos: como utilizar no processo seletivo?
? Gestão comportamental: o que é e como implementar
? Gestão de talentos: entenda esse conceito e comece a colocar em prática
? Pessoa Outlier: O Que é e Como Identificar no Trabalho

Como identificar um profissional high potential?

O profissional high potential possui perfil de rápida adaptação e aprendizagem, o que faz ele ter iniciativa e disposição para aprender mais a cada dia e buscar sempre a melhoria. 

Além disso, são pessoas ágeis e abertas à inovação, que promovem a renovação e o crescimento da empresa, promovendo sempre as mudanças tão necessárias exigidas pelos novos tempos. 

Os gestores precisam ficar atentos para identificar esses talentos na empresa. Diante de tamanho diferencial, esses profissionais exigem combustível extra para manterem-se motivados. 

Geralmente essa percepção vem por meio de uma análise detalhada do perfil de cada colaborador. 

Ela permite identificar quais profissionais estão trabalhando em sua zona de conforto e quais então prontos para serem desafiados. 

Os profissionais de alto desempenho podem ocupar cargos de liderança, podendo ser operacionais, tática ou estratégica, e geralmente desempenham muito bem essa função. 

Por que é importante valorizar um high potential?

Vivemos uma época de grandes mudanças em todos os aspectos. As relações pessoais e também as dos consumidores com as empresas estão em plena transformação e é fundamental que as empresas tenham talentos com facilidade de adaptação. 

Outro fator importante é que muitas organizações ainda contam com altos executivos perto do período de aposentadoria e, na maioria dos casos, a empresa não possui substitutos devidamente preparados. 

Os high potentials possuem muito talento a ser explorado. Eles são os futuros líderes. Esses profissionais que ocupam cargos menores hoje de liderança interna serão os gestores de alto escalão do futuro. 

Sendo assim, quando o colaborador possui esses talentos natos, entregas de excelência e espírito inovador, além de alinhamento com a cultura da empresa, é importante valorizá-lo e investir na sua retenção. 

Aliás, o alinhamento com a cultura da organização é um dos pontos mais importantes nessa equação, já que uma mesma pessoa pode não demonstrar essas qualidades se não se sentir bem no seu local de trabalho.

As pessoas precisam estar inseridas em uma cultura alinhada com suas características pessoais para se desenvolverem. 

Um líder com perfil mais agressivo, por exemplo, só será considerado um grande talento em empresas que valorizem essa força. 

E é fundamental que as empresas tenham atenção a esses profissionais, pois quando não se sentem valorizados, eles iniciam a busca por novas oportunidades.

Qual a importância de high potentials nas equipes?

Os profissionais high potentials são peças-chave nas equipes porque se tornam pontos de motivação e exemplo para os outros participantes.

Eles estão sempre buscando o aprimoramento pessoal e profissional e também a entrega de resultados melhores. 

Essa energia é contagiante e, aos poucos, os outros integrantes da equipe também passam a se esforçar mais. 

A empresa ganha com o aumento da qualidade dos serviços e dos resultados. 

Como identificar esses profissionais entre os funcionários da empresa?

Os high potentials são nutridos por novas experiências e pela vontade constante de aprender. É isso que os faz buscar sempre entregar os melhores resultados.  

É muito comum que as empresas já possuam esses profissionais em seus quadros, mas, por não estarem se sentindo valorizados ou reconhecidos, eles estejam desmotivados e utilizando mal o seu potencial. 

Para identificar um high potential é fundamental observar atentamente a equipe e conversar com os líderes para entender quem está se sentindo bem na zona de conforto e quem está incomodado e necessitando de novos desafios. 

Um erro muito comum é acreditar que o perfil de liderança é um requisito para identificar os profissionais de alto desempenho. 

Ao contrário, muitos deles são extremamente operacionais e estratégicos. 

Mas, em geral, líderes que se destacam possuem essas características.

O ideal é construir equipes mescladas, que possuam profissionais de alto desempenho e profissionais medianos para impulsioná-los ao crescimento. 

Se, durante a análise do quadro de funcionários não foram identificados colaboradores suficientes com esse perfil, o ideal é buscar no mercado novos talentos para complementar o quadro ideal de colaboradores. 

Como identificar os profissionais de alta performance no processo de seleção?

Para contratar um profissional high potential é fundamental entender quais atributos provocam inspiração e motivação nele. 

Além disso, também é importante compreender a relação dele com o emprego anterior

Banner com fundo claro escrito: Diagnóstico de Departamento Pessoal: o 1° passo para garantir +50% de rapidez no setor; e um botão escrito: faça o quiz agora

Outra opção é propor um projeto para identificar como ele se sairia diante de desafios e quais ações tomaria. 

Quanto mais informações a empresa conseguir reunir sobre o candidato, melhor será para perceber se ele é a melhor opção para a empresa. 

Também é importante analisar o nível de conhecimento técnico que ele tem sobre o trabalho a ser desenvolvido. 

Temos alguns artigos relacionados ao assunto, veja:
? Gestor de RH: tudo que você precisa saber
? Veja 10 competências profissionais mais requisitadas pelas empresas
? Técnicas de motivação: conseguindo os melhores resultados de sua equipe
? Como a marcação de ponto contribui para a motivação no ambiente de trabalho

Como tornar a empresa desejável para os high potentials? 

Como já foi falado, os profissionais de alto desempenho precisam estar alinhados com a cultura da empresa para desenvolverem todo o seu potencial e, na maioria dos casos, eles sabem disso. 

Por isso, é importante que, durante o processo de seleção, o recrutador fale sobre os valores, a cultura e as oportunidades da empresa para que o candidato perceba como é trabalhar na empresa. 

Dessa forma eles também podem entender se a empresa é ideal para que eles se desenvolvam e se possui os valores que eles consideram importantes, que podem ser diferentes fatores. 

Valores pessoais

Em geral, esses profissionais valorizam a criatividade, a inovação e desejam trabalhar em empresas que incentivam o desenvolvimento pessoal e a liderança. Para atrair os high potentials é preciso promover esses valores. 

Proposta de valor da empresa

Os profissionais de alto desempenho são ligados ao propósito das empresas. Eles querem saber o que faz o negócio se destacar, quais causas são apoiadas. 

Recompensas não financeiras

Os profissionais de alto desempenho estão em busca de valorização e reconhecimento, que pode ser percebido com pagamento competitivo, mas, além disso, com iniciativas que promovem um equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, maior qualidade de vida e oportunidades igualitárias de crescimento. 

Para atrair esses profissionais é importante promover e divulgar essa cultura. 

Reputação da empresa

As empresas que esses profissionais mais desejam trabalhar são aquelas que possuem um forte reconhecimento de marca e boa reputação no mercado. 

E esses atributos podem ser percebidos facilmente com uma avaliação simples nas redes sociais. Quando a empresa possui essas qualidades, os funcionários divulgam e defendem a marca.

Oportunidades de crescimento  

Para atrair os high potentials é fundamental promover o desenvolvimento pessoal e profissional dos colaboradores e também contar com um plano de carreira que permita o crescimento e novos desafios. 

Cultivar um ambiente empresarial de aprendizado e progresso permanente é essencial para se tornar uma empresa desejada por essas pessoas.  

Qual é o papel da empresa no desenvolvimento dos profissionais de alto desempenho?

Empresas que pensam no futuro e planejam o seu crescimento tem papel fundamental no desenvolvimento de profissionais high potentials. 

Para evitar a perda ou até mesmo o desperdício dos talentos, é fundamental investir em ações que ajudem a potencializar o crescimento, desenvolvendo lideranças e outras experiências. 

Podem ser criados programas de acompanhamentos individuais ou coletivas, vivências, participações em projetos de outras áreas e outras ações para aumentar a visão geral da empresa e a percepção da cultura organizacional. 

Mas é fundamental que essas experiências sejam dinâmicas e flexíveis, permitindo ajustes de acordo com as necessidades dos participantes. 

Um ponto essencial para o sucesso de toda a estratégia de desenvolvimento de profissionais de alto potencial é o comprometimento dos gestores atuais, que hoje ainda lideram esses colaboradores high potentials. 

Eles são os principais incentivadores e precisam compreender que o tempo dedicado desse desenvolvimento é um investimento para o futuro, que será colhido nos anos seguintes. 

A diretoria também tem participação importante, pois é ela quem define o direcionamento da empresa para o futuro e determina as características desejadas para esses profissionais. 

Como desenvolver profissionais high potentials?

A melhor forma de desenvolver um profissional de alto potencial é promover programas de treinamento periódicos e/ou sempre que um novo projeto for iniciado na empresa.

E esses treinamentos podem ser técnicos ou de desenvolvimento pessoal, para aprimorar ainda mais os talentos e potenciais desse profissional. 

Para os colaboradores high potentials é muito importante ter consciência sobre as suas próprias capacidades e também ter clareza sobre o que desejam para o futuro. 

Outra maneira é planejar trocas de profissionais entre os setores da organização. Esse tipo de ação contribui para ampliar a visão de mercado do high potential, além de incentivar as trocas interpessoais. 

O clima organizacional também é favorecido já que com essas trocas, a pessoa consegue perceber as dificuldades enfrentadas pelas outras equipes, gerando mais empatia e facilitando os insights. 

Como desenvolver high potentials de forma estratégica?

High potential

Trabalhe a individualização do profissional

É importante compreender a trajetória desse profissional, o que ele tem feito dentro da equipe, quais projetos são conduzidos por ele e o que pode ser feito para potencializar os resultados. 

Além disso, realizar análises que permitam perceber que tipo de projeto pode ser direcionado a ele para desafiá-lo. 

Projetos que precisam de pensamentos “fora da caixa” normalmente são excelentes desafios para os high potentials. 

Os encontros um-a-um, entre o gestor e o liderado são ótimas maneiras de promover essas trocas e favorecem o engajamento do profissional, melhoram as relações pessoais e o fluxo de comunicação na empresa. 

Incentive a autonomia

Cada vez mais é importante contar com equipes autônomas nas empresas. Esse comportamento contribui para o senso de responsabilidade, para o desenvolvimento de habilidades, aumenta o sentimento de realização do time e melhora os resultados.

A autonomia também favorece a inovação, trazendo novas ideias para o negócio, seja quanto a produtos ou serviços, como na melhoria e otimização de processos internos.

Aposte na diversidade 

Para os profissionais de alto desempenho, quanto maior for a diversidade de experiências e conhecimentos em uma equipe, melhor, pois isso proporciona desafios e ensinamentos diários que motivam e engajam esses profissionais. 

Desenvolva um bom plano de carreira

Para manter os profissionais de alto desempenho na empresa é preciso também oferecer um bom plano de carreira com excelentes oportunidades de crescimento. 

Esses colaboradores também exigem melhores salários e condições diferenciadas de trabalho. 

Essa deve ser uma preocupação constante do RH, para garantir que esses talentos permaneçam contribuindo para a empresa. 

Temos alguns materiais importantes para a gestão de pessoas na sua empresa, confira:
? Trabalho remoto: ferramentas para facilitar a gestão a distância
? Sobrecarga no trabalho: saiba como evitar esse mal na sua empresa
? Como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover?
? Gestão de pessoas remota: o guia completo para colocar em prática na sua empresa!

Conclusão

Os profissionais high potentials são muito importantes para a empresa, tomando um lugar decisivo para o crescimento do negócio na maioria dos casos. 

Por isso, identificar esses profissionais e promover ações de desenvolvimento, valorização e retenção é fundamental. Essas ações também são investimentos para aumentar o potencial da empresa. 

Mas, com os investimentos certos, é possível construir relações saudáveis e de ajuda mútua entre a empresa e os high potentials. 

Gostou desse conteúdo? Para saber mais sobre como o RH pode contribuir para o desenvolvimento e crescimento da empresa, continue no blog e aprenda como fazer uma gestão de talentos efetiva.

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!