Tempo de Leitura: 9 minutos

O squad é um modelo organizacional que permite um maior aproveitamento das habilidades e da produtividade de cada funcionário e isso provavelmente interessa ao seu RH.

Inovação, agilidade e a promoção de mudanças para acompanhar as demandas do mercado são fatores que andam lado a lado. Provavelmente, as startups foram as primeiras a entender isso e, assim, são as que fortalecem o uso de metodologias como o squad.

Mesmo não sendo uma startup, uma empresa que deseja inovar e participar desse movimento também tem a ganhar se entender o que é squad e quais suas vantagens, sobretudo na gestão de projetos. Vamos lá?

O que é squad

O que são squads

Na tradução para o português, squad quer dizer esquadrão ou pelotão e isso nos leva à divisão em grupos.

Levando isso para o contexto empresarial, falamos da divisão de funcionários em pequenos times multidisciplinares considerando objetivos específicos.

A ideia é reunir em um mesmo grupo profissionais que tenham conhecimentos e habilidades necessários para, juntos, executarem tarefas e desenvolverem projetos com autonomia.

Ao pensar no que são squads, você estará pensando nesses times. Tenha em mente, porém, que o termo também é usado em referência à metodologia para a formação desses times e é fácil entender isso com base no contexto.

Banner com uma foto escrito em roxo

Dos anos 70 aos dias atuais

Nem tudo que é inovador é completamente novo. Apps de transporte, por exemplo, não inventaram o serviço de motorista sob demanda, mas encontraram uma nova forma de apresentá-lo e executá-lo.

Por que estamos dizendo isso? Porque diferente do que possa parecer, a metodologia squad não é nova.

A formação de equipes multidisciplinares é um conceito conhecido desde os anos 1970 graças a empresas como a Toyota e a Fuji.

Entretanto, foi diante das mudanças e demandas mais atuais relativas à dinâmica de trabalho que o squad ganhou ao integrar a cultura do Spotify, um de seus novos e mais conhecidos precursores.

Aproveite que está por aqui e não deixe de conferir:
? O que é ATS e como essa ferramenta auxilia no recrutamento e seleção
? CND Trabalhista: entenda o que é e aprenda a emitir o documento
? Controle de ponto para pequenas empresas: veja 6 motivos para investir
? Business Intelligence: a importância do uso de dados no RH

Como o squad funciona

Você reparou que mencionamos a autonomia no desenvolvimento de projetos seguindo a metodologia squad? Isso é importante.

Um squad não tem uma liderança formal porque esse modelo aposta na autogestão.

Há uma ruptura na divisão de papéis tradicionais das empresas para que a tomada de decisões foque em um objetivo comum e nas necessidades de cada projeto.

O tamanho de um squad varia de acordo com a demanda dos projetos, mas o comum é que os times tenham até oito profissionais de diferentes áreas.

Alguns membros se tornam responsáveis pela coordenação do projeto, sendo aqueles que devem responder quanto ao desempenho do squad perante a direção da empresa.

Todos os membros de um squad trabalham com o mesmo objetivo em mente e contribuem de forma ativa para a conquista do resultado esperado. É por isso que a metodologia funciona bem na gestão de projetos.

Para que tudo funcione bem, além do mesmo objetivo, os profissionais devem estar alinhados com os valores da empresa para que saiba como agir adequadamente.

Vantagens do squad para sua empresa

Vantagens dos squads

Agora que você já sabe o que significa squad, podemos avançar para tratar das vantagens dessa metodologia a ser aplicada na gestão de projetos. Veja só!

Mais agilidade

Lembra-se de que, na introdução, mencionamos que inovação e agilidade andam lado a lado?

Para dar conta das demandas na dinâmica atual do mercado, uma empresa precisa evitar atrasos e saber entregar qualidade com certa rapidez.

Muitos processos envolvem diferentes setores de uma mesma organização e isso contribui para diminuir o ritmo e a produtividade. Com a metodologia squad, essa questão deixa de ser um problema.

Justamente pelo fator multidisciplinaridade, os times têm os conhecimentos e recursos que precisam para dar celeridade aos processos.

É como se, em razão de sua estrutura, conseguissem “cortar caminho” e resolver as questões com agilidade e autonomia.

Aumento da produtividade

Uma vez que os processos fluem com mais facilidade, a produtividade dos funcionários também aumenta.

Isso porque se o trabalho evolui de forma mais consistente, é possível realizar um volume maior de tarefas em menos tempo.

Entenda, portanto, que a implementação da metodologia squad altera a dinâmica de trabalho e que isso tende a ser muito positivo para a organização.

Times mais engajados

Ainda, como vimos, o squad demanda que seus membros sejam participantes ativos.

Essa premissa, aliada à nova dinâmica de trabalho para a conquista de um objetivo em comum, favorece o engajamento do time.

Equipes que conseguem enxergar melhor a execução de uma tarefa bem como o resultado buscado tendem a se engajar mais visando a conquista do resultado esperado.

Mais colaboração

Tendo a dinâmica do squad como foco mais uma vez, outra vantagem é o aumento da colaboração dentro de um time.

A implementação adequada da metodologia faz com que não tarde para que os membros do squad percebam que só é possível alcançar objetivos se houver cooperação.

A autonomia do time faz com que o ideal seja que o squad consiga resolver problemas e entregar resultados sem precisar de interferências.

Assim, cada um precisa entender o valor de sua função para o todo e trabalhar em conjunto.

Profissionais mais capacitados

Implicitamente, indicamos que o bom funcionamento do squad depende de uma visão global por parte de cada membro do time.

Os profissionais adequados para exercer cada função estão presentes, afinal, é uma equipe multidisciplinar.

Apesar disso, o squad visualiza o todo e, por essa razão, é esperado que seus membros desenvolvam uma noção básica de cada função e de cada área envolvida no projeto.

Melhor alinhamento

Conflitos internos podem ter diferentes causas, inclusive a comunicação ineficiente e o excesso de competição no trabalho.

Os squads ajudam a evitar essas situações porque precisam de comunicação clara e evidenciam o papel de cada um para o sucesso do todo.

O alinhamento que decorre disso facilita o entrosamento dos funcionários e a adoção de uma postura de time que “compete” junto e não entre si. Vale lembrar que, no squad, todos compartilham do mesmo objetivo.

Assim sendo, outra  consequência vantajosa da metodologia squad é a redução de margem para conflitos capazes de afetar o clima e a produtividade.

Desvantagens do squad

Como haveria de ser, há desvantagens ou pontos de atenção que precisam ser conhecidos. Destacamos a autonomia e o fato da metodologia ser mais indicada a médias e grandes empresas.

Autonomia

A autonomia atrelada ao squad só se torna uma desvantagem se os funcionários não estiverem preparados para a autogestão.

Isso é algo que o RH deve ajudar a avaliar antes da implementação da metodologia. 

Banner com fundo claro escrito: Diagnóstico de Departamento Pessoal: o 1° passo para garantir +50% de rapidez no setor; e um botão escrito: faça o quiz agora

Pode ser preciso que algumas questões do dia a dia e da cultura organizacional sejam modificadas antes para que os funcionários sejam empoderados e estejam alinhados com as propostas da empresa.

Metodologia para médias e grandes empresas

A necessidade de formação de equipes multidisciplinares reunindo profissionais de diferentes áreas pode ser um desafio para empresas com quadros reduzidos.

Apesar disso, uma empresa de pequeno porte ainda pode se inspirar no squad para incentivar a colaboração e a agilidade na execução de tarefas e projetos.

Como montar squads na sua empresa

Como montar squads

Montar um squad de trabalho em uma empresa demanda conhecimento sobre a estrutura dos times e sobre como montá-los. Acompanhe!

Squads ou esquadrões

Para a formação dos squads, é fundamental que o RH se una às lideranças de cada área para conhecer melhor cada funcionário.

Outras ferramentas, como o mapeamento comportamental, podem ser usadas para ampliar o entendimento das competências e potencialidades dos profissionais.

Com base nessas informações, e tendo em mente o que um projeto precisa para ser devidamente executado, torna-se possível montar squads capazes de alcançar o sucesso.

É importante saber que, dentro da metodologia squad existem algumas formas de dividir os funcionários para garantir trocas que agregam valor, melhorar o alinhamento e direcionar a formação de equipes:

Chapters ou divisões

Os chapters são agrupamentos de funcionários de uma mesma área e que tenham funções semelhantes.

Por exemplo, é possível formar um chapter com todos os profissionais do setor financeiro da organização.

A proposta é facilitar a troca de ideias e experiências, além de abrir espaço para que os membros ajudem uns aos outros no dia a dia de trabalho.

Tribes ou tribos

As tribos resultam da junção de dois ou mais squads que estejam trabalhando no mesmo projeto.

Sua formação acontece para otimizar a comunicação e contribuir para que haja o alinhamento necessário para o andamento do projeto e para a conquista do objetivo comum. 

Guilds ou guildas

Por sua vez, as guildas surgem da união de profissionais de diferentes chapters e tributos para formar grupos mais independentes.

Sua proposta é permitir que os funcionários compartilhem experiências e aprendizados, o que facilita a formação de squads multidisciplinares.

Melhores práticas da implementação de squads

Implementação de squads

A implementação de um squad de projetos costuma ser significativamente mais simples em startups e outras empresas que têm a inovação como um de seus pilares.

Empresas que ainda seguem estruturas mais tradicionais podem ter dificuldades, sobretudo porque o squad demanda autonomia. Porém, é possível ter uma implementação bem-sucedida.

Separamos algumas dicas ou melhores práticas que devem ser consideradas para conseguir não só montar squads, mas tê-los atuando e alcançando os resultados esperados. Veja!

Adéque a cultura organizacional

Em outro momento, indicamos a necessidade de preparar os funcionários para fazerem a autogestão.

Isso depende, entre outros fatores, de uma cultura organizacional que abra espaço e incentive essa autonomia.

Não só os membros de cada squad precisam estar capacitados para isso, como as pessoas que trabalharão com eles também.

Em outras palavras, toda a empresa deve estar preparada para uma nova dinâmica.

Os squads contam com uma cultura organizacional favorável e impactam a cultura organizacional. 

Por essa razão, o alinhamento é essencial para que a aplicação da metodologia tenha as vantagens esperadas.

Aposte alto na comunicação

Nem a implementação e nem o dia a dia dos squads funciona bem sem uma comunicação clara e eficiente.

As equipes precisam ter facilidade para trocar informações e orientações, bem como para acompanhar a evolução dos processos.

Isso porque a comunicação ajuda a dar agilidade, uma vez que reduz a necessidade de reuniões e outros entraves burocráticos à tomada de decisões.

Faça a integração de OKRs dentro dos squads

A metodologia OKR (Objectives and Key Results) consiste na organização de projetos de acordo com a mensuração de resultados-chave que contribuem para alcançar um objetivo comum.

Sabendo disso, fica fácil entender que os OKRs da empresa precisam ser passados para cada squad para que o trabalho tenha a qualidade e os resultados esperados.

Esse alinhamento favorece, entre outros, a produtividade e a integração das equipes. Algo que só tende a ser favorável para o dia a dia da organização e seus projetos.

Mensure o desempenho dos squads

A implementação da metodologia squad impacta a realidade de uma empresa. Por essa razão, e para verificar a adequação dos times montados, convém ao RH realizar avaliações de desempenho.

Dessa forma, as chances de identificar falhas ou necessidades de mudança mais cedo aumentam.

Algo que, por sua vez, torna possível à empresa fazer os ajustes necessários para que cada squad opere da melhor maneira.

A relação com as metodologias ágeis

Metodologias ágeis e squads

As metodologias ágeis são ferramentas que transformam grandes projetos em pequenos sprints de produção criando ciclos de desenvolvimento mais curtos e aumentando o controle sobre o resultado final.

Os squads não são uma metodologia ágil, mas podem fazer uso delas. Aliás, é natural que isso aconteça considerando que são duas práticas comuns a empresas inovadoras e que buscam melhores formas de responder às suas demandas.

Cada time pode adotar uma metodologia ágil para definir seu próprio ritmo de trabalho, dar mais fluidez à execução do projeto e alcançar o sucesso.

Para que isso aconteça, é interessante que opções sejam conhecidas, mas não necessariamente pré-determinadas. 

Em outras palavras, os squads precisam saber quais metodologias ágeis podem usar, tendo a liberdade para escolher aquela que melhor comunica com o time.

Temos alguns materiais que podem ajudar o seu RH a crescer, veja:
? A tecnologia transformando a mobilidade no mundo corporativo
? Sobrecarga no trabalho: saiba como evitar este mal na sua empresa
? Como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover?

Conclusão

A ideia de montar squads para o desenvolvimento de projetos é atrativa. Atualmente, é difícil encontrar alguma empresa que não queira mais agilidade para atender às demandas do mercado com qualidade.

Para ser capaz de participar dessa dinâmica, as organizações precisam inovar. Assim, se não têm a inovação como um de seus pilares, precisam promover mudanças e alinhar a cultura organizacional para que os squads funcionem.

Com o terreno preparado, a implementação de squads pode trazer uma série de vantagens para os funcionários, para as equipes e para a empresa como um todo.

Esperamos que o post tenha sido útil para indicar quais vantagens são essas e qual o caminho para conquistá-las por meio da metodologia squad.

E se você gostou do post e quer squads gerando resultados em sua organização, aproveite e conheça 3 metodologias ágeis para o trabalho remoto!

Com a Sólides Ponto você reduz 50% do tempo gasto com planilhas