Tempo de Leitura: 5 minutos

Em uma empresa, é preciso lidar, todos os dias, com diversos tipos de pessoas, com reações diferentes diante de cada situação. E hoje conheceremos o perfil planejador.

Conhecer os padrões de comportamento do colaborador ajuda a lidar melhor com as pessoas, extraindo o melhor de cada um e permite o desenvolvimento de seus pontos fracos

O perfil planejador é um dos quadro tipos comportamentais abordados pela metodologia DISC.

Continue acompanhando esse conteúdo até o final

Para facilitar a leitura, veja tudo o que você vai descobrir nesse artigo:

O que é um perfil planejador?

Perfil planejador

O perfil planejador é um dos 4 tipos de perfis comportamentais da metodologia DISC, e é composto por pessoas que desejam se sentir seguras em relação ao que fazem, seja no trabalho, nos relacionamentos, nas suas rotinas, viagens e tudo mais o que for importante. 

Os planejadores buscam sempre gerar previsibilidade e estabilidade, organizando e planejando as etapas e transformando tudo em processos. 

Planejamento e Tendências 2022

O que é DISC?

É uma metodologia comportamental, muito aplicada em empresas, que permite conhecer o perfil dos colaboradores, como os fatores de forças, motivações, formas de comunicação e gestão, auxiliando na identificação de situações que interferem no dia a dia das pessoas.

O DISC procura identificar os perfis dominantes da pessoa, conforme o ambiente em que ela está inserida. 

As empresas conseguem uma assertividade maior na contratação de novos funcionários ou até mesmo na delegação de tarefas e realocação de cargos quando utilizam as ferramentas do perfil DISC.  

A principal ferramenta utilizada é o teste DISC, como o Profiler, um questionário que deve ser respondido rapidamente, sem analisar muito as respostas, para que tenha resultados corretos.

De acordo com as respostas, o indivíduo é identificado entre as 4 representações comportamentais:

  • dominância (executor) — pessoas determinadas com facilidade para lidar com desafios;
  • influência (comunicador) — pessoas emocionais com facilidade para influenciar outras pessoas;
  • estabilidade (planejador) — pessoas tranquilas que apreciam a ordem e a segurança;
  • conformidade (analista) — pessoas cautelosas e analíticas, técnicas, com facilidade para seguir ordens.

Quais as características de um perfil planejador?

Os planejadores gostam de rotina, disciplina e segurança. São pessoas calmas, prudentes e autocontroladas, que seguem as regras estabelecidas com muita facilidade. 

Usam o bom-senso para tomar as decisões e possuem um ritmo próprio para fazer isso. São flexíveis, pacientes, observadoras, geralmente passivas e possuem excelente memória

Profissionalmente, antes de executar uma tarefa, eles planejam a melhor forma de fazer.

No ambiente de trabalho, os planejadores preferem a estabilidade, não costumam se dar bem com pressões, precisam de apoio quando trabalham em equipe e de reconhecimento

Entre as principais características do perfil planejador estão:

  • paciência: muitas vezes adotam um ritmo mais lento para garantir a organização e a eficiência, sendo ótimos para tarefas repetitivas, mas podem apresentar problemas com prazos apertados. 
  • consideração: são cuidadosos com as palavras e raramente agem por impulso. Geralmente contribuem com o ambiente de trabalho proporcionando mais estabilidade e confiança. 
  • persistência: gostam de manter as coisas como estão, são leais e podem ser bastante resistentes em defender seus pontos de vista.  

Outros pontos fortes do perfil comportamental planejador:

  • transmitem calma e confiança;
  • boa convivência;
  • empatia;
  • pacifista;
  • grande senso de justiça;
  • fidelidade;
  • eficiente.

Pontos fracos, que precisam ser desenvolvidos:

  • medo e insegurança;
  • preocupado em excesso;
  • passivo;
  • teimosia;
  • lentidão;
  • sem perfil de liderança.
Perfil planejador_Ilustração

Como lidar com um profissional de perfil planejador?

Conhecer as características dos perfis comportamentais é importante tanto para líderes, que precisam orientar os mais diversos tipos de pessoas, quanto para o próprio indivíduo conhecer a si mesmo e trabalhar os pontos que precisam ser melhorados.

Veja o que fazer para lidar com um profissional com perfil planejador.

1. Evite fazer mudanças drásticas

Como falamos, o perfil planejador gosta de manter tudo como está, pois isso gera segurança e estabilidade para ele.

Sendo assim, quando possível, evite submeter essa pessoa a situações que envolvam grandes transformações, como mudar de setor ou alterar a jornada de trabalho de maneira repentina. 

O ideal é que haja algum tipo de preparação, dando tempo para o indivíduo se planejar e se adaptar às mudanças. 

2. Não delegue tarefas em cima do prazo

O planejador não lida bem com pressão e tem um ritmo próprio, geralmente mais lento, para executar suas atividades com a perfeição necessária.

Sabendo disso, insistir em delegar tarefas com prazo curto é pedir para ter problemas com os resultados, além de gerar insatisfação e insegurança. O ideal é definir prazos mais longos para essas pessoas. 

Pesquisa de Clima Organizacional

3. Respeite os horários

Um dos pontos fortes das pessoas com perfil planejador é a organização, por isso eles têm grande apreço por suas rotinas e os horários são muito importantes.

Claro que imprevistos podem acontecer, mas é importante considerar esses pontos na hora de estabelecer funções e tarefas, preestabelecendo rotinas para garantir segurança a eles. 

4. Explore a facilidade para trabalhar em equipe 

As pessoas com perfil planejador são muito empáticos e têm grande facilidade para trabalhar em equipe, criando fortes conexões com seus colegas de trabalho.

E essa vantagem deve ser explorada nas empresas. 

5. Faça parceria com alguém com perfil dominante

Cada perfil comportamental possui pontos fortes e fracos e nenhum é melhor ou pior do que o outro, entretanto, algumas combinações podem ser bastante produtivas, quando um complementa o outro.

E esse é o caso da combinação planejador e dominante

Temos alguns materiais relacionados ao assunto, confira:
👉 O Que É Perfil Comportamental? Entenda os Benefícios de Conhecer os Perfis
👉 Teste de Perfil Comportamental: Como Usar no Processo Seletivo?
👉 Perfil Comportamental: Como Usá-lo para Incentivar a Produtividade em Home Office
👉 Teste Comportamental: Como Avaliar o Perfil de Seus Funcionários

Como desenvolver lideres com perfil planejador?

Ser líder de uma equipe envolve diversas habilidades, hard e soft skills importantes que ajudam o profissional a compreender seus colaboradores e extrair o melhor de cada um deles. 

A liderança não costuma ser a função mais desejada ou confortável para quem tem o perfil planejador, mas o seu esforço e dedicação podem lhe proporcionar esse cargo. 

O primeiro ponto a ser percebido é como os planejadores lidam com ou outros perfis, já que ele precisará desenvolver essa habilidade. 

Geralmente o líder planejador é mais aberto às opiniões das outras pessoas e costumam tomar decisões de maneira compartilhada.

São bastante tolerantes com as falhas dos liderados e dispostos a ajudar, raramente agindo com autoritarismo.

Isso causa uma dificuldade para liderar com mais firmeza quando a situação exige. Esses são pontos que precisam de atenção. 

A introspecção também pode ser um problema, gerando dificuldades de comunicação entre a equipe, sendo, portanto, outro ponto que deve ser trabalhado. 

O perfeccionismo, apesar de ser uma vantagem em alguns casos, também pode se voltar contra o planejador, quando o impede de delegar ou confiar tarefas a outras pessoas. 

Porém, todos esses pontos podem ser desenvolvidos com treinamentos e atenção diária colocada em prática. Os pontos principais, que são a empatia e a compreensão sobre as especificidades de cada colaborador, o perfil planejador tem de sobra. 

Confira esses materiais ricos do Tangerino:
📚 Indicadores de RH: dados estratégicos que você precisa acompanhar
📚 Pesquisa de clima organizacional: planilha e checklist
📚 Aprenda a vencer os desafios de gestão com tecnologia!
📚 Como engajar colaboradores para diminuir as taxas de absenteísmo e turnover

Conclusão

O planejador é um dos quatro tipos de perfil comportamental abordado pela metodologia DISC. Trata-se de pessoas empáticas, organizadas, pacientes e fiéis.

Contudo, precisam se desenvolver por causa da sua passividade e insegurança.

Para a empresa, é fundamental ter em seu quadro de funcionários, pessoas dos mais diferentes perfis e além disso, desenvolver líderes de qualquer perfil comportamental, inclusive o planejador.

Isso é algo que precisa estar ciente desde o processo de recrutamento, desenvolvendo as potencialidades de cada funcionário e melhorando seus pontos fracos.

É fundamental que a empresa e o profissional tenha um plano de carreira, traçando objetivos e metas a serem alcançados. 

Nessa hora, é preciso conhecer melhor sobre o plano de carreira, algo que essencial para o desenvolvimento de qualquer pessoa na empresa, de qualquer tipo de perfil comportamental.

Se você quer saber como fazer isso, leia sobre plano de carreira, como funciona e como implementar em Sua Empresa?

Teste Grátis Tangerino