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Sua equipe de Recursos Humanos realiza avaliações periódicas de desempenho na sua empresa? Caso não faça, é melhor modificar esse cenário, pois essa é uma das principais ferramentas para mensurar a qualidade do trabalho dos colaboradores e da organização como um todo. Por isso, os vários tipos de avaliação de desempenho devem ser usados de forma estratégica na gestão de pessoas.

O principal objetivo desta análise de performance é mensurar o desenvolvimento dos colaboradores dentro de um determinado período. Com estes dados é possível investir em capacitação, reorganizar equipes, propor novas metas de crescimento, entre outras ações que visam a melhoria dos resultados.

Por se tratar de uma excelente oportunidade de crescimento, tanto para a empresa quanto para o colaborador, convidamos a Xerpa para apresentar os tipos de avaliação de desempenho mais frequentes. Boa leitura!

O que é a avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho é uma análise sistemática da atuação individual ou de um grupo de colaboradores. Para essa mensuração, leva-se em consideração as atividades desenvolvidas, resultados obtidos, potencial de crescimento, entre outros fatores.

Sua aplicação tem inúmeras vantagens, como:

  • reconhecimento de produtividade e engajamento;
  • clareza sobre os anseios da equipe;
  • efetividade das ações de treinamento;
  • identificação de comportamentos negativos.

Por sua importância, essa avaliação tem papel estratégico no plano de crescimento da empresa, uma vez que é uma ferramenta de gestão de pessoas que facilita a compreensão do quanto cada um contribui para os resultados. 

Quais são os tipos de avaliação de desempenho?

Existem diferentes métodos e modelos de avaliações de performance. A escolha do mais adequado deve levar em consideração fatores como: perfil da empresa e dos colaboradores avaliados, característica do cargo, política pessoal e interação entre avaliador e avaliado. 

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1. Autoavaliação

Entre os principais tipos de avaliação de desempenho a autoavaliação torna o funcionário um protagonista na análise do seu trabalho. 

É feita em duas etapas, sendo que na primeira o colaborador responde um questionário referente à sua atuação, avaliando seus pontos fracos e fortes. Em seguida, ele e seu superior conversam sobre suas respostas e estratégias para melhorar sua performance.

2. Avaliação por superior imediato

A análise é feita pelo gestor ー quem tem mais contato com o funcionário ー em conjunto com o setor de RH da empresa.

3. Avaliação da equipe

Olhar para o colaborador é importante para perceber as peculiaridades que definem os potenciais individuais. Entretanto, também é fundamental avaliar a equipe em si, para fazer melhorias no fluxo de trabalho e potencializar o cumprimento das metas.

4. Avaliação por competências

Para realizar esse tipo de avaliação é preciso, primeiro, definir as principais competências esperadas do colaborador, considerando seus cargos e funções. 

A partir daí, avalia-se quais competências estão sendo bem utilizadas e quais devem ser melhoradas por cada um.

5. Avaliação por objetivos

Neste modelo, líder e equipe criam juntos objetivos e metas que devem ser alcançados em determinado período. Após esse tempo, a própria equipe faz uma avaliação geral e de cada um dos membros, considerando os resultados alcançados.

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6. Avaliação por metas e resultados individuais

Segue a mesma lógica do modelo anterior, entretanto o gestor deve fazer uma avaliação individual de cada colaborador.

7. Avaliação por incidentes críticos

É baseado no registro de situações nas quais o funcionário teve um desempenho muito bom ou muito ruim. Para ser eficaz, exige uma boa aproximação entre o gestor responsável pelas avaliações e colaboradores. Porém, é importante que o gestor esteja atento ao que acontece no dia a dia da empresa.

8. Avaliação por distribuição forçada

A avaliação é dividida em categorias de desempenho, como:

  • muito satisfatório;
  • satisfatório;
  • mediano;
  • insatisfatório;
  • muito insatisfatório. 

Então, o gestor agrupa os colaboradores considerando uma quantidade limite em cada uma delas.

9. Avaliação atrelada ao custo

Dos tipos de avaliação de desempenho este é o mais ideal do ponto de vista financeiro. Cada funcionário é analisado de acordo com o seu custo/benefício. Ou seja, é feito uma comparação entre o que foi produzido por ele e o quanto a empresa desembolsa para mantê-lo.

10. Avaliação 180 graus

Também conhecida como avaliação conjunta, gestor e colaborador se avaliam simultaneamente e conversam sobre o feedback, com mediação do RH.

11. Avaliação 360 graus

É um dos tipos de avaliação de desempenho mais utilizados atualmente e o mais completo. Neste modelo participam da avaliação todos os profissionais que possuem contato com o colaborador, como colegas de trabalho, fornecedores e clientes. Além disso, o próprio colaborador faz uma autoavaliação no processo.

12. Avaliação por escala gráfica

Fácil de fazer e simples de aplicar, esse método é realizado em forma de formulário, em colunas. De um lado, as variáveis a serem analisadas (criatividade, trabalho em equipe, pontualidade, etc.). Do outro, uma escala de valores, que pode ser notas de “1 a 5” ou de “ruim a ótimo”.

13. Avaliação do líder

E quem disse que a avaliação de desempenho é apenas aplicada nos colaboradores? Neste tipo de avaliação, os líderes são avaliados pelo seu time. Afinal, eles conduzem a equipe e quando o seu desempenho não é bom, isso se reflete nos resultados.

Conheça a importância da avaliação de desempenho

Como você viu, cada tipo de avaliação tem suas particularidades, sendo recomendado para um determinado perfil de organização ou situação específica. A escolha mais adequada deve levar em consideração os seus objetivos e também os resultados a serem obtidos.

Mas, independentemente de qual dos tipos de avaliação de desempenho sua empresa adotará, é importante que essa estratégia seja executada de maneira séria e correta. O resultado dessas análises são fundamentais para a tomada de decisão mais assertivas em relação aos colaboradores. 

Com eles, a empresa consegue identificar quem tem mais potencial, sendo capaz de considerar uma possível promoção, por exemplo. Também é possível detectar as áreas que mais precisam de ajuda e as lacunas de conhecimento existentes, identificar a necessidade de investir em treinamentos e capacitações pontuais, bem como outros fatores que influenciam nos resultados da empresa. 

Ao entender a necessidade e conhecer os tipos de avaliação de desempenho, uma equipe de RH está pronta para mensurar o comportamento profissional de seus colaboradores e ter uma base sólida para um planejamento de ações futuras que sejam, de fato, assertivas.

A Xerpa é uma plataforma de tecnologia em RH que busca desburocratizar processos gerenciais. A sua missão é ajudar as empresas a alcançarem melhores resultados e melhorar a vida dos colaboradores por meio de experiências de trabalho incríveis.

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