Tempo de Leitura: 5 minutos

Em um ano em que estamos vivenciando uma pandemia, o isolamento social se tornou fundamental. 

Caso sua empresa precisasse contratar, você já pensou em como seria o processo de recrutamento? Já ouviu falar em  recrutamento online?

Esse tipo de seleção já é uma realidade e uma tendência  num mercado fortemente impactado pela tecnologia. 

Logo, é necessário que o responsável pelo RH esteja preparado para encontrar o talento ideal para a sua empresa  utilizando os recursos digitais.

Mas não precisa se preocupar, pois o recrutamento online, além de facilitar a rotina do RH, possibilita uma atuação mais estratégica, por meio de softwares de inteligência de dados que permitem a realização de todo o processo em uma só plataforma. 

Assim, o recrutamento também se torna mais rápido,  e sobra mais tempo para que o profissional se ocupe em desenvolver estratégias com foco no que existe de mais importante dentro de uma organização: as pessoas. 

Neste post, você vai entender os benefícios do recrutamento online e qual caminho o profissional de RH deve percorrer para realizá-lo de forma eficaz! Continue a leitura!

Assine a newsletter do Tangerino

O que é recrutamento online?

Recrutamento online

Diferente de outros tipos de recrutamento, o recrutamento online se refere à divulgação de vagas de emprego na internet, seja em páginas na web especializadas, redes sociais ou até mesmo dentro do próprio site da empresa, no campo carreiras ou “trabalhe conosco”, por exemplo. 

Ainda, o recrutamento online também conta com a utilização de ferramentas tecnológicas de análise de dados e inteligência artificial para otimizar esse processo, além de auxiliar a escolha do profissional que dá match com a vaga por meio do mapeamento do perfil comportamental. 

Quais as vantagens do recrutamento online? 

Recrutar de forma digital traz diversas melhorias para o setor de Recursos Humanos e para a empresa em vários âmbitos. Entenda detalhadamente como isso acontece. 

Banner com uma foto escrito em roxo

1. Tecnologia como aliada

Quando o recrutador conta com o auxílio de um software de RH com a função de recrutamento e seleção, ele pode coletar e cruzar dados dos candidatos com as aptidões técnicas e comportamentais que a vaga demanda. 

Esse método, que se assemelha ao big data, recebe o nome de People Analytics, porém, tem como foco a aplicação dos dados na gestão de pessoas.

Assim, o profissional de RH coleta as informações que estão no software e, após cruzá-las e analisá-las, transforma em um material organizado e útil para melhorar a qualidade na decisão sobre qual o candidato é ideal para preencher a vaga disponível. 

Já que está por aqui, que tal conferir estes conteúdos?

2. Controle e praticidade

Em uma plataforma de recrutamento online, os candidatos podem realizar o cadastro e a avaliação do seu perfil comportamental, o que permite a análise tanto das hard skills quanto das soft skills, de forma eficaz e rápida. 

Assim, os resultados são armazenados dentro da própria plataforma, possibilitando mais controle do recrutador, que não terá que separar currículos em papel e utilizar planilhas em excel para se organizar. 

Dessa forma, o processo se torna mais prático e ágil, proporcionando maior efetividade na escolha do candidato.

3. Redução de custos e ganho de tempo

Como mencionado no tópico anterior, com o recrutamento online, é possível se livrar das pilhas de currículos em papel e padronizá-los.

Assim, caso necessário, o candidato pode atualizá-lo sem precisar enviar novamente, evitando duplicidade de cadastros.

Além disso, com o auxílio da internet, o setor de RH pode elaborar processos seletivos  mais ágeis e que reduzem custos com utilização de papel e aluguel de espaço para algumas etapas, como entrevistas e dinâmicas de grupo. 

No recrutamento online, o RH também pode entrevistar e aplicar testes que avaliam tanto as habilidades comportamentais quanto técnicas, de forma totalmente remota.

Dessa forma, o candidato também reduz custos com deslocamento, estacionamento e até hospedagem caso se encontre em outra cidade. 

4. Acesso a banco de talentos

Uma outra grande vantagem do recrutamento online é a possibilidade da criação de um banco de talentos digital.

Assim, quando surgir uma nova vaga e for preciso buscar um perfil específico, nem sempre será preciso anunciar um novo processo seletivo

Assim, por meio de filtros que o software de recrutamento disponibiliza, é possível fazer uma triagem dos profissionais que contam com as habilidades que tenham o fit da vaga.

Baixe os materiais que preparamos para você:

Como fazer um recrutamento online?

Até aqui, mostramos o que é o recrutamento online e os benefícios que ele proporciona. Agora, você entenderá como fazê-lo de forma eficiente. Acompanhe!

Construa um planejamento

O primeiro passo para um bom recrutamento online é o planejamento. Para tanto, é importante que o RH, juntamente com gestores e líderes, desenhe o cargo com todas as suas particularidades, como horário de trabalho, salário, benefícios, documentos para admissão etc.

Além disso, também é preciso estabelecer os critérios com relação ao candidato ideal, como as habilidades técnicas e comportamentais que vão de encontro com a vaga.

Divulgue e monitore as vagas nas redes sociais

Para fazer o recrutamento nas mídias sociais, o primeiro passo é criar a sua marca em várias plataformas. Depois, é importante saber em quais delas buscar seu candidato. 

Ainda, em algumas, como o LinkedIn, é possível fazer social hiring direcionando o anúncio da vaga para profissionais com hard e soft skills específicas.

Assim, o RH aumenta as chances de obter sucesso na atração do profissional ideal. 

Defina e administre as etapas das vagas  

Para facilitar uma visão mais estratégica do RH com relação ao recrutamento, é importante definir etapas, como os canais de divulgação, critérios de triagem, por exemplo, fit cultural, além de quais testes e dinâmicas serão aplicadas.

Também é preciso definir quais entrevistas e com que gestores, além do RH, serão realizadas por videochamada.

Pode parecer complicado, mas com um bom software de RH, é possível organizar esse cronograma em um funil de recrutamento. 

Aplique testes e realize entrevista online 

Depois que você definiu como serão feitas as entrevistas online, é preciso estipular as datas e comunicar aos gestores envolvidos para que eles reservem espaço na agenda.

Outro ponto fundamental é definir quais testes serão necessários para identificar o candidato ideal. Entre os mais aplicados estão: 

Viu como o recrutamento online é uma ferramenta que só tem a agregar na assertividade da contratação do talento ideal para o time?

Além disso, contar com o digital na hora de contratar, proporciona praticidade e otimização de alguns processos burocráticos do setor.

Assim, sobra mais tempo para que o RH tenha uma atuação mais estratégica dentro da organização.

Aproveite a oportunidade para acessar outro conteúdo e descobrir sobre as vantagens e como escolher um software de recrutamento online!

Este guest post foi originalmente desenvolvido pela equipe da Sólides, uma startup que desenvolve Software de Gestão Comportamental de Pessoas que aumenta a produtividade dos colaboradores e reduz custos de rotatividade. 

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto