Gestão de projetos na Construção Civil
Tempo de Leitura: 2 minutos A gestão de projetos na construção de civil pode ser uma grande desafio, devido ao número de funcionários externos. Felizmente, neste momento, um app de gestão de jornada e tarefas pode ajudar.
O segmento de Construção Civil passa por transformações muito velozes, em meio a um cenário nacional que impacta todo o mercado, além de uma concorrência acirrada neste setor.
Portanto, uma boa gestão de projetos é essencial e tornou-se até mesmo parte da estratégia dos negócios.
Primeiramente, é preciso checar a assertividade de papéis no processo de produção, bem como a utilização de normas básicas e índices que auxiliem no planejamento e controle de projetos.
Veja que assim como a gestão de pessoas, boas práticas levam a resultados que podem ser facilmente vistos e mensurados, ou seja, no caso de uma gestão de projetos que adote ferramentas inteligentes, acompanhadas à risca.
Boas práticas de gerenciamento de projetos na Construção Civil
As técnicas de planejamento vem ganhando mais peso, de acordo com a busca por qualidade (ainda maior) de serviços e produtos.
Em um canteiro de obras, por exemplo, é necessário gerir toda a cadeia de recursos empregados, independentemente de sua dimensão, a fim de gerar rentabilidade e melhor uso destes.
Dicas de boas práticas:
- Adapte seus métodos, conceitos e técnicas;
- Esteja sempre atento às expectativas de um projeto e seus detalhes: sua viabilidade técnica, plano de atividades, a análise de seus investimentos, etc;
- Elabore um cronograma macro realista e alinhe os encarregados às requisições e prazos;
- Engenheiros e mestres de obras podem e devem transmitir todas as informações (status report, inclusive) aos encarregados, e tudo o que deve ser realizado em curto, médio e longo período;
- Aproveite os recursos da obra da melhor forma;
- Compreenda os elementos que levam a conflitos e atrasos no cronograma e saiba trabalhá-los;
- Veja que um empreendimento civil possui início, desenvolvimento e fechamento, e deve ser levado sob padrões estabelecidos previamente, relativos a recursos e custos, dentre outros.
Vantagens do uso de práticas eficientes:
- Antecipação de necessidades;
- Redução de imprevistos durante a execução;
- Geração de competitividade e diferenciais;
- Gerenciamento mais acessível e seguro, etc.
Logo, por vezes denominado “GP”, o gerente de projetos na Construção Civil deve estimular transformações estruturais nos processos de produção e de gerência, modernizando processos, otimizando a qualidade e diminuindo o preço de seus produtos.
Com foco em desenvolver os processos das pequenas, médias e grandes empresas, conheça agora o Tangerino, seu mais novo sistema de controle de ponto online mobile.
Continue no blog e saiba como ele pode auxiliar a sua construtora e otimizar os seus processos. Até logo!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.