Tempo de Leitura: 2 minutos

A otimização de processos é uma constante na vida de qualquer empresa que busca competitividade. Processos otimizados significam maior produtividade, menos falhas e melhores resultados.

Mas como alcançar a eficiência máxima nesse quesito? É o que vamos explorar neste post!

Fique atento ao que fazer para melhorar a otimização de processos na sua organização!

Faça o mapeamento de processos

O primeiro passo para a otimização de processos de uma empresa é fazer um mapeamento deles. 

Você deve realizar um levantamento de todas as atividades, suas origens e seus destinos, assim como sinalizar quem são os responsáveis por elas.

Dessa forma, é possível conhecer e entender como funcionam os fluxos de informações, de onde vêm as demandas e por onde elas passam até que sejam finalizadas.

Você pode utilizar fluxogramas para visualizar melhor como as tarefas acontecem e como estão interligadas. Depois, parta para os fluxos de trabalho.

Assine a newsletter do Tangerino

Examine os fluxos de trabalho

Examinar cuidadosamente os fluxos de trabalho depois de mapeá-los é uma ação muito importante para a otimização de processos. 

Por meio dessa análise, é possível identificar falhas, eliminar atividades desnecessárias, reconhecer boas práticas, saber como os recursos humanos e financeiros são alocados e muito mais.

Nesse momento, é hora de tomar decisões estratégicas para melhorar o controle da produtividade e aumentar a eficiência operacional. 

Resolver as questões que precisam de melhoria, eliminar ações desnecessárias e replicar as boas práticas é fundamental.

Utilize a tecnologia a seu favor

Uma das melhores formas de promover a otimização de processos na empresa é informatizar e automatizar tudo o que for possível. 

Banner escrito kit gestão contábil: 4 ferramentas essenciais para agilizar suas rotinas, baixe o kit gratuito

Sem precisar realizar as tarefas operacionais e burocráticas, os funcionários têm mais liberdade para lidar com atividades estratégicas e de maior impacto para a organização.

Além do aumento da produtividade, o uso da tecnologia nos processos também ajuda na redução de custos e na tomada de decisões com base em análise de dados. Um exemplo é o uso de aplicativo para fazer o controle de ponto de forma digital.

Com ele, é possível eliminar os gastos com equipamentos e as falhas promovidas pelo controle manual.

Treine sua equipe

O treinamento de equipes também é muito importante para otimizar processos. Todos devem saber quais são suas responsabilidades e de que forma devem realizar as atividades para serem mais eficientes.

Também é necessário capacitar os funcionários para utilizar as tecnologias adotadas pela empresa e facilitar a comunicação entre todos. 

O feedback dos funcionários também pode oferecer ideias que podem ser utilizadas na otimização de processos.

Adote metodologias ágeis de gestão de projetos

Outra forma de trabalhar a otimização de processos na empresa é utilizando métodos ágeis de gestão de projetos. 

Trata-se de um conjunto de metodologias que têm como objetivo tornar mais rápida a conclusão de um objetivo. 

Existem diversos métodos ágeis e você pode adotar aquele mais adequado à realidade do seu negócio.

Mapear e analisar os processos, utilizar tecnologia, capacitar a equipe e adotar métodos ágeis de gestão de projetos são algumas das formas de tornar a otimização de processos possível. 

Seguindo as dicas que apresentamos neste post, você poderá aumentar a produtividade e reduzir custos na sua empresa.

Quer otimizar processos e aumentar a produtividade na sua empresa? Faça download do e-book Aumento da produtividade no trabalho com gestão de presença em tempo real!

Banner com fundo roxo e o texto