Tempo de Leitura: 3 minutos

Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Tangerino

aperto de mão entre cliente e empresa

Não é nenhuma novidade que o atendimento é um fator determinante para o cliente decidir se vai (ou não) investir na sua empresa.

Além disso, precisamos considerar que eles estão cada vez mais exigentes, por isso, oferecer uma excelente experiência é essencial para que ele se torne um promotor do seu negócio.

Ao contrário, quando a sua empresa não busca melhorar o atendimento de forma constante, perde clientes para a concorrência e também a sua competitividade mercadológica.

Mas, como saber se o atendimento está fidelizando ou afastando consumidores da sua marca? A resposta é muito simples: invista em pesquisas de satisfação.

Vamos entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

cliente respondendo pesquisa de satisfação

O que são pesquisas de satisfação?

Como o nome sugere, a pesquisa de satisfação é um questionário que você envia para o seu cliente por meio de um canal (SMS, e-mail, widget no site e outros) para avaliar o grau de lealdade do mesmo. 

Banner de fundo claro, com texto

A notícia boa é que, atualmente, existem diversos modelos, tais como: Net Promoter Score (NPS), Customer Satisfaction Score (CSAT), experiência de compra e muito mais.

Por isso, basta escolher quais são os objetivos da sua pesquisa de atendimento e optar pelo questionário que mais atende às suas expectativas.

Se você pensa que isso é complicado ou demorado, pode ficar tranquilo! Por exemplo: o método NPS se resume em enviar uma única pergunta para o cliente:

  • em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?

A ideia geral da metodologia é que ninguém indica algo ruim para um amigo, certo? Assim, como respostas, você classifica os seus clientes em promotores (muito satisfeitos), neutros (os que são indiferentes) e detratores (os que estão indo para a concorrência).

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Aproveite que está por aqui e confira também:
Técnicas de motivação: conseguindo os melhores resultados de sua equipe
Modelo de trabalho híbrido: sua empresa está preparada para o futuro?
Fit cultural: por que se atentar no momento do recrutamento e seleção
Responsabilidade social empresarial: o papel do RH

Quando devo aplicar uma pesquisa de satisfação?

É essencial acompanhar a evolução mensal do atendimento ao cliente. Portanto, mesmo quando os indicadores comerciais da sua empresa sobem, é necessário mensurar os resultados para continuar crescendo.

Se esse não for o seu caso e a sua organização está em uma zona crítica, perdendo clientes, saiba que é fundamental investir em uma pesquisa de atendimento com urgência.

Afinal, você precisa entender o porquê disso estar acontecendo para tomar as providências de melhorias.

relatório de pesquisa

Quais são os benefícios de descobrir como está o atendimento da minha empresa?

Ao entender o que o seu cliente considera como ponto positivo e descobrir o que ele pensa que pode ser melhorado, a sua empresa investe em um plano de ação de melhorias que visa fisgá-lo e conquistar de vez a sua confiança.

Por exemplo, se o cliente enviou um feedback que o atendimento é lento, é preciso entender os motivos pelos quais o setor está demorando para retornar e investir em melhorias, tais como: cursos de aperfeiçoamento, contratar um novo colaborador para atender às demandas e muito mais.

Veja outros benefícios de investir na pesquisa:

  • entender a opinião do cliente;
  • identificar pontos críticos nas operações de atendimento;
  • avaliar se os colaboradores estão atendendo às necessidades dos consumidores;
  • identificar novas oportunidades;
  • vender mais;
  • conquistar a confiança e lealdade do seu consumidor; 
  • reter a base de clientes.

Como aplicar uma pesquisa de satisfação?

Enviar uma pesquisa de satisfação para o seu cliente para avaliar o atendimento é muito simples! Primeiramente, escolha uma plataforma para o envio que possibilite mensurar os resultados em tempo real — assim, se há algo urgente que precisa ser aperfeiçoado você consegue fazer isso de forma imediata.

Depois, basta criar o seu questionário (ou optar por um modelo pronto), escolher o canal de envio e disparar sem sair da plataforma. Viu? É muito simples e tranquilo, por isso, saiba que você pode começar a investir nelas agora mesmo!

Gostou do conteúdo sobre como melhorar o atendimento com as pesquisas de satisfação? Então, aproveite para compartilhá-lo nas suas redes sociais e marcar os seus amigos que também podem se interessar pelo assunto!

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!