Tempo de Leitura: 14 minutos

Já entrou no site de uma empresa e se deparou com uma seção apresentando missão, visão e valores? Acredite, isso é mais do que uma mera formalidade.

Essas definições são estratégicas dada sua capacidade para orientar a cultura organizacional e diversas decisões que impactam o rumo dos negócios.

Neste post, você entenderá melhor essa questão e descobrir como criar missão, visão e valores para a sua empresa. Acompanhe!

Para facilitar a leitura, navegue pelos tópicos abaixo:

O que é missão, visão e valores

Missão, visão e valores definindo os conceitos da sua empresa

Missão, visão e valores são ferramentas de gestão capazes de embasar a estratégia de negócios de uma empresa.

A ideia não é definir breves descrições somente para deixar no site da organização. Diferente disso, o correto é usá-las para definir estratégias a serem seguidas em cada etapa vivenciada pela empresa.

Descrição do que é missão visão e valores

Banner com fundo claro escrito: Kit de planilhas de RH e DP, oito planilhas editáveis para otimizar a jornada do colaborador e um botão escrito baixe agora.

Vale a pena conferir estes conteúdos também:
? Cultura colaborativa: como implementar em sua empresa
? C-Level: CEO e outros cargos executivos
? Comportamento organizacional: entenda o lado humano da sua empresa
? Business Partner: o papel dentro do RH

O que é missão de uma empresa

A missão de uma empresa representa o seu propósito, ou seja, aquilo que a organização precisa fazer para justificar a sua existência; é sua razão de ser.

Portanto, é algo que se relaciona diretamente com o foco de atuação e, consequentemente, com o produto ou serviço ofertado. Vamos a um exemplo?

A missão do Tangerino é “fortalecer a conexão entre empresas e funcionários baseada em uma cultura de prosperidade empresarial”, e todas as nossas ações são decididas com base nesse entendimento.

Até mesmo este post que você lê agora faz parte da nossa razão de existir. Para que possamos fortalecer essa conexão, precisamos nos posicionar como parceiros tecnológicos do DP e RH em diferentes esferas.

O que é visão de uma empresa

A visão de uma empresa indica onde essa organização deseja chegar no futuro. Assim, pode ser compreendida como um sonho a ser buscado ou o que motiva a empresa a seguir existindo.

Perceba que, enquanto a missão é um alicerce da empresa ― algo em que a organização deve sempre se apoiar para definir objetivos e traçar estratégias ―, a visão é algo que pode ser menos definitivo e variar com o tempo.

Em todo caso, é fundamental que a visão não seja algo utópico e irreal para que não se transforme em uma frustração. Apesar disso, a visão pode ser grandiosa, porque precisa ser inspiradora.

No caso do Tangerino, por exemplo, nossa visão é “ser a principal solução do mercado brasileiro para PME, em processos de departamento pessoal, até 2027”.

Percebe como há um prazo definido? Cada empresa deve determinar uma visão pertinente à sua realidade e, com o tempo, uma vez alcançado o objetivo, a visão pode e deve mudar.

Não raro, as empresas erram por não saber ou por ignorar a possibilidade de evolução da visão e, eventualmente, acabam ficando sem perspectivas ou perdendo a motivação.

É preciso evitar esse risco, porque missão, visão e valores são conceitos que devem permear a vida do público interno da organização, influenciando o employer branding.

Inclusive, employer branding foi o tema de um episódio do nosso Tangerino Talks. Assista na íntegra:

Prefere só ouvir? Então escute o episódio pelo Spotify!

O que são valores de uma empresa

Por fim, os valores de uma empresa funcionam como uma ponte entre quem ela é, ou seja, sua missão, e onde ela deseja chegar, ou seja, sua visão

Assim, traduzem-se na definição de regras de conduta, princípios e ideias a serem seguidas para que a existência da empresa se justifique e alcance os objetivos esperados.

Uma empresa pode ter valores diversos, mas é sempre bom destacar e os principais para que sejam mais facilmente conhecidos e aplicados por todos.

Como exemplo, os valores do Tangerino são: foco no cliente, agilidade e colaboração.

Consegue ver como traçamos um “como fazer” para que sejamos capazes de cumprir nossos propósitos e objetivos? É algo assim que você precisa buscar para sua empresa.

Vale a pena conferir estes conteúdos também:
? RH estratégico: melhorando os processos da gestão de pessoas 
? Treinamento de líderes: seu diferencial competitivo está aqui!
? Diversidade cultural nas empresas: qual a importância?
? Comportamento organizacional: entenda o lado humano da sua empresa

Qual a importância de missão, visão e valores?

Qual a importância de missão, visão e valores

Já mencionamos que missão, visão e valores de uma empresa são ferramentas estratégicas.

Neste ponto, queremos ajudar você a entender melhor isso, considerando uma visão mais prática. Vamos lá!

Atração e retenção de talentos

Com as novas gerações cada vez mais focadas em propósito, pode acontecer de os melhores profissionais do mercado recusarem um emprego que paga bem, mas não tem valores considerados importantes.

Como exemplo, é possível que pessoas desistam de entrar ou permanecer em uma empresa que não se preocupe com diversidade e inclusão ― uma demanda crescente da sociedade.

Sabendo que as pessoas estão entre os recursos mais importantes, é preciso buscar um alinhamento com essas definições que formam a base da organização.

Aprofunde em alguns desses temas com esses textos que separamos para você:
? Gestão de Talentos: Entenda Esse Conceito e Comece a Colocar em Prática na Sua Empresa
? Reter talentos: 11 ações para diminuir a rotatividade de colaboradores
? Qual a Melhor Estratégia para a Retenção de Talentos?
? Diversidade Geracional: a Importância e os Desafios

Contratação inadequada e turnover alto

A contrapartida também existe.

Uma empresa precisa conhecer sua visão, missão e valores para selecionar candidatos que tenham um perfil condizente. Do contrário, pode sofrer com turnover elevado e baixo desempenho.

Tudo isso porque o que o RH deve buscar são profissionais que se identifiquem com as regras nas quais a organização decidiu se pautar para conquistar seus objetivos.

Sem esse alinhamento básico, a empresa pode ser forçada a lidar com constantes processos de recrutamento e seleção que gastam tempo do RH e recursos financeiros.

Engajamento e desempenho

Entre outros fatores, o engajamento de colaboradores depende da sua identificação com a missão e valores de uma empresa, bem como com a visão. E isso não é tão difícil de entender.

Se a visão direciona a um caminho que os profissionais não desejam trilhar, há chances de que não se sintam instigados a dar seu melhor no dia a dia. Também há chances de que busquem outras oportunidades de trabalho.

Cultura organizacional

Missão, visão e valores servem de base para a tomada de decisões e para a criação da cultura de uma empresa.

A cultura organizacional é definida como o conjunto de crenças, costumes, valores, pressupostos, hábitos, comportamentos, experiências e regras compartilhadas por todos dentro de uma empresa. 

Para que os funcionários consigam se conectar com tudo isso, a alta gestão também deve aplicar essas definições estratégicas no seu dia a dia. Algo que ressalta a importância de ter definições claras bem difundidas 

Relacionamento com o mercado

Além de ser importante para quem faz e quem atua na empresa, missão, visão e valores também impactam sua relação com o mercado e com outros stakeholders.

Então, vamos começar falando do mercado em que sua empresa participa. É desse meio que a organização vai conseguir funcionários, parceiros, patrocinadores e outros.

Todas essas empresas e pessoas podem considerar a missão, visão e valores da sua organização para tomar suas decisões de negócios, aceitar ou recusar uma proposta de emprego ou parceria.

Cada vez mais, especialmente em decorrência da pressão da sociedade, pessoas e empresas se preocupam em atuar em conjunto com outras que tenham um bom propósito e valores semelhantes.

É esse grupo de stakeholders que tem uma compreensão mais madura das relações profissionais e de negócios. Em geral, eles são os que mais têm a oferecer à sua empresa.

Relação com os clientes ou consumidores

Ainda, se sua empresa oferece um produto ou um serviço, a forma como o público interno percebe missão, visão e valores impacta aquilo que é passado para clientes e potenciais clientes.

Se um funcionário não se identifica com a empresa porque não entende essas diretrizes, dificilmente vai conseguir engajar os consumidores também. Essa falta de identificação também pode surgir na relação direta entre os clientes e a organização.

Como definir a missão, a visão e os valores da empresa?

O que sua empresa perde sem missão, visão e valores

A definição de missão, visão e valores envolve um processo de análise, pensamento crítico, avaliações e deliberação. Em suma, demanda dedicação, envolvimento e esforço.

É preciso colocar no papel documentar para que fique claro o bastante e possa sempre servir como referência para todas as ações e pessoas da organização.

Assim, realmente não basta que a empresa tenha uma ideia do que é, de onde gostaria de chegar e quais regras são imprescindíveis para que isso aconteça. É preciso formalizar tudo.

Na sequência, você confere como fazer isso!

Passo 1: Definindo a missão da empresa

O primeiro passo é entender a razão de ser da empresa. Para tanto, vale buscar respostas para perguntas como “para que existimos?” ou “por que a empresa foi criada?” ou ainda “o que a empresa deve fazer?”.

Quanto a isso, há dois tipos de resposta que você deve evitar:

  • respostas que não sirvam para criar um propósito para empresa;
  • respostas que se valem de adjetivos bonitos, mas que são vagas.

Para que você tenha uma ideia mais clara do tipo de resposta que você deve buscar, confira alguns exemplos da missão de empresas bem conhecidas do mercado:

  • Google: “Nossa missão é organizar as informações do mundo para que sejam universalmente acessíveis e úteis para todos”;
  • Natura: “Promover o bem-estar-bem — relações harmoniosas do indivíduo consigo mesmo, com os outros e com a natureza”;
  • Fiat: “Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio”.

Perceba que a missão deve ser clara e objetiva, de preferência com foco no cliente. Note como cada uma das três missões que separamos fala sobre o que a empresa quer entregar aos outros.

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Isso é relevante porque, ainda que sua empresa exista para que você possa ter uma fonte de renda e sobrevivência, isso só se torna possível se a organização tiver algo a entregar à sociedade ou a uma parte dela.

Considerando que da tríade missão, visão e valores, é a primeira definição que vai guiar a empresa por toda sua existência, a ideia é buscar algo que possa ser uma bússola definitiva

Por isso, é melhor focar no que sua empresa quer proporcionar às pessoas para determinar sua missão. Ao longo dos anos, o Google mudou a forma como consumimos, encontramos e até como lidamos com as informações. 

A missão que vimos no exemplo, porém, permanece fazendo sentido se a colocarmos em qualquer ponto da história da gigante multinacional.

Com isso em mente, ao elaborar a missão da empresa, considere que o resultado precisa ser algo adequado para pautar as ações que serão tomadas, as estratégias que serão definidas a cada etapa da jornada da organização.

Passo 2: Definindo a visão da empresa

Ainda que não deva ser confundida com metas organizacionais, a visão deve indicar onde a empresa quer chegar, ou seja, que futuro espera para si mesma. 

Com isso, falamos de uma definição que pode ser considerada o primeiro passo ou o passo inicial mais decisivo para as estratégias de uma empresa.

“Como a empresa se vê a longo prazo?” ou “como a empresa deseja ser vista por seus clientes?” ou ainda “onde a empresa quer chegar, quem gostaria de atender e o que quer oferecer?”.

Todas essas perguntas podem orientar a definição da visão da empresa, lembrando que é importante estabelecer algo que seja viável. Do contrário, a visão perde sua capacidade de motivar gestores e funcionários.

Selecionamos uma lista maior de exemplos que podem inspirar você para que fique claro o tipo de resposta que a definição de visão pode dar às perguntas que destacamos acima. Confira:

  • Google: “Fornecer um serviço importante para o mundo ― oferecendo instantaneamente informações relevantes sobre praticamente qualquer assunto”;
  • Natura: “A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo”;
  • Fiat: “Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos”;
  • Disney: “Criar um mundo onde todos possam se sentir crianças”;
  • Nike: “Ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”;
  • 3M: “Ser reconhecida como a empresa mais criativa do mundo”.

Ao criar suas visões, o que essas empresas fizeram foi projetar a imagem que gostariam de ter no futuro. 

Os exemplos são inspiradores, mas entendemos que o processo de criar missão, visão e valores para a própria empresa possa parecer mais difícil do que se esperava.

Com isso, aqui vão algumas dicas do que você deve considerar para essa definição. A visão de sua organização:

  • Precisa ser viável, porém desafiadora;
  • Deve ser capaz de mobilizar pessoas, ou seja, ganhar sua simpatia e apoio em torno de uma causa comum;
  • Deve permitir que as pessoas consigam criar uma imagem do futuro, ou seja, fazer com que sejam capazes de enxergar a empresa realizando os objetivos traçados;
  • Precisa despertar um sentimento positivo acerca daquilo que a empresa se propõe a fazer.

É fundamental que a visão seja facilmente compreendida por quem quer que tenha contato com ela.

Considerando especialmente o público interno, é de grande importância que a visão da empresa seja assimilada por líderes e gestores. São eles que vão orientar o cumprimento de ações em busca do objetivo definido.

Ainda, essa visão deve ser repassada a todos os funcionários para que saibam onde a empresa quer chegar e tenham clareza de como suas habilidades e seu trabalho podem ser empregados.

Algo que, inclusive, pode orientar projetos pessoais e organizacionais de upskilling, que nada mais é que o aprimoramento de habilidades para que os funcionários possam agregar mais valor à empresa.

Passo 3: Definindo os valores da empresa

Os valores representam o conjunto de regras de conduta, a filosofia e as crenças que uma empresa tem. 

Para defini-los, é bom olhar para dentro, mas também convém olhar para fora e entender que tipo de valor deve servir de base para que a organização conquiste seu espaço no mercado.

Como explicamos anteriormente, missão, visão e valores estão atrelados à cultura da empresa. É um fator que define como a organização é vista por quem a compõe e também por quem está do lado de fora.

Para que você compreenda por que é importante esse olhar crítico, vamos a alguns exemplos de valores que podem ser adotados pelas organizações:

Satisfação do cliente

Seth Godin, famoso autor de livros sobre negócios e CEO de uma das primeiras empresas de marketing digital do mundo, compartilha a seguinte orientação: “não procure clientes para o seu produto, procure produtos para o seu cliente”.

Com isso, vale lembrar que o cliente faz parte da razão de existir de uma empresa. Por isso, tê-lo como foco de seus valores é quase uma premissa.

Valorização das pessoas

Ainda, para além dos clientes, toda empresa precisa ter em mente que a valorização das pessoas também deve abranger o público interno.

Essa ideia que considera a importância do capital humano ― o bem mais preciso de uma organização ― para o sucesso nos negócios.

Responsabilidade social

Toda e qualquer empresa está inserida em uma sociedade que deseja contar com os mais diversos agentes para promover mudanças positivas.

A responsabilidade social envolve pautas como as já mencionadas de diversidade e inclusão, e também outras como a do combate à desigualdade que podem ser promovidas por meio da criação de oportunidades e outras ações.

Respeito ao meio ambiente

Uma empresa só pode definir como quer chegar ao futuro se pensar aquilo o que nos dá perspectivas para esse futuro de fato.

Por essa razão, preocupações com questões ambientais são cobradas e estão cada vez mais presentes no modo de ser das empresas. 

“Com o que nos importamos?” ou “o que vai guiar a conduta da empresa no dia a dia?” ou ainda “o que consideramos imprescindível à nossa empresa?”. 

Essas são algumas perguntas que podem ajudar você a definir em quais valores sua organização vai se pautar ao longo de sua existência.

Agora, confira alguns exemplos de resposta que podem servir de inspiração:

  • Nike: “Empresa inovadora, que proporciona modernidade, atendendo, assim, a necessidade do público”;
  • HSBC: “Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética. Nossa comunicação deve ser clara e precisa. Nosso gerenciamento deve ser em equipe; consistente e focado. Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na confiança entre as partes”;
  • Gerdau: “Ter a preferência do cliente. Segurança das pessoas acima de tudo. Pessoas respeitadas, comprometidas e realizadas. Excelência com simplicidade. Foco em resultados. Integridade com todos os públicos. Sustentabilidade econômica, social e ambiental”.

Os valores devem se transformar ou embasar normas de conduta para a empresa. Com isso em mente, aqui vão algumas dicas que podem ajudar você a saber como criá-los e como apresentá-los:

  • Tenha clareza e objetividade para que os valores, que devem guiar a todos, sejam facilmente compreendidos;
  • Permita que os valores da empresa sejam públicos e facilmente acessados pelos agentes com compõem a empresa, podendo estar disponíveis também aos clientes e à sociedade como um todo;
  • Estabeleça que, além de conhecidos, os valores devem ser respeitados por todos os sócios, gestores e funcionários da empresa.

Essas orientações deixam claro o porquê de o processo de definição de missão, visão e valores de uma empresa demandar dedicação e precisar ser documentado.

Todos os setores da empresa precisam conhecer essas definições para sempre terem um norte na execução de suas tarefas, no desenho de metas, na análise de cenários internos e externos e por aí vai.

Passo 4: Buscando a validação das definições

Uma vez que as definições forem feitas, é conveniente que a empresa busque formas de validá-las. Ou seja, se certificar de que a missão, visão e valores são mesmo adequados.

Para tanto, uma alternativa é utilizar a ferramenta Missão, Visão e Valores desenvolvida pelo Sebrae. O teste de validação traz 15 perguntas que devem ser respondidas com base nas definições feitas.

Um exemplo é a questão “é fácil comunicar a missão para colaboradores, parceiros e clientes?””. Nesse caso, a resposta pode ser “não”, “não sei” ou “sim. Fácil entendimento”. 

As duas primeiras opções levam a uma revisão da missão definida e assim vai até que todas as definições estejam adequadas.

Passo 5: Revisando as definições da ferramenta

A última dica que temos a dar sobre missão, visão e valores é de que as definições sejam revistas com frequência.

A missão deve ser constantemente revisitada para que a empresa e as pessoas que a compõem não se afastem da essência definida, da razão de ser que foi determinada para a organização.

Por sua vez, a visão deve ser revista para que uma avaliação crítica seja feita acerca das decisões e ações que estão sendo tomadas

A empresa precisa se certificar de que os caminhos que está escolhendo têm mesmo como destino o objetivo que foi definido quando da criação de uma imagem do futuro.

Por fim, os valores precisam ser consultados para que toda empresa seja lembrada daquilo o que é imprescindível em sua conduta, em sua forma de ser.

Isso precisa ser feito para que sua existência se justifique e seus objetivos a longo prazo sejam alcançados.

Há momentos pontuais em que essas revisões devem ser realizadas, como a definição de um novo projeto, de um novo produto ou adoção de um novo método de gestão.

Mas isso não é tudo. Consultas podem e devem ser feitas sempre que a dúvida pairar no ar e missão, visão e valores sejam úteis para recolocar a empresa no rumo certo.

Como aplicar a missão, visão e valores em sua empresa

A aplicação de missão, visão e valores de uma empresa acontece após a sua definição, ou seja, é aquilo que é levado para o dia a dia da organização.

Nesse ponto, o RH entra em cena para disseminar o que foi definido a todas as pessoas que integram a empresa e que se relacionam com ela. Internamente, essa tarefa pode demandar a adoção de metodologias e estratégias diversas.

Confira abaixo algumas ideias:

  • Considerar a missão, visão e valores na hora de desenhar os processos seletivos e o perfil ideal dos funcionários;
  • Alinhar essas definições em entrevistas e avaliá-las em dinâmicas e outras etapas do processo;
  • Realizar o treinamento de gestores e lideranças para que tenham condutas conduzidos com a missão, visão e valores da empresa;
  • Fomentar uma cultura de feedbacks que contribua para que as pessoas entendam quais comportamentos são adequados ou não com base nos conceitos traçados;
  • Apostar em estratégias de comunicação interna para difundir os ideais da organização;
  • Realizar palestras e outros eventos que contribuam para fortalecer a cultura organizacional, especialmente no que diz respeito aos valores;
  • Incentivar que a gestão compartilhe os avanços relativos à visão e outras atualizações ao longo do tempo com os colaboradores e outros stakeholders.

Conclusão

Para fechar, que tal repassar alguns pontos sobre missão e valores? Confira!

O que é missão, visão e valores?

Missão, visão e valores são mais do que meros conceitos; são ferramentas de gestão cuja importância se dá por seu potencial de orientar a cultura e embasar as decisões estratégicas de uma empresa.

Sua definição deve ser feita por empresas de qualquer porte e de qualquer área de atuação, preferencialmente no início de sua jornada.


Quando implementar missão, visão e valores?

Antes tarde do que nunca. Se a empresa já tem algum tempo de existência sem essas definições, ainda é válido fazê-las e ter uma base para o planejamento e as próximas decisões estratégicas.


Como implementar missão, visão e valores?

Respondendo a algumas perguntas que ajudam a decifrar “quem” a empresa é, “onde” deseja chegar e “quais” princípios pautam sua conduta e escolhas no dia a dia, rumo à conquista do objetivo traçado.

Uma vez que missão, visão e valores forem conhecidos, devem ser usados no dia a dia. Algo que demanda atuação do RH na difusão dos conceitos entre o público interno, e também de ações voltadas para o público externo.

Com base nisso, esperamos que o post tenha sido útil para indicar como chegar a essas definições e aplicá-las em sua empresa. Aproveite e confira também nosso e-book: Entendendo e construindo uma cultura organizacional forte: o guia definitivo!

Banner branco com o texto: Faça a gestão de férias do seu time em uma só plataforma e acabe com a burocracia no DP. Conheça o gestão de férias; e uma pessoa usando o gestão de férias