Tempo de Leitura: 3 minutos

Toda empresa que deseja crescer precisa ter metas e objetivos bem traçados. Dessa forma, é possível fazer um planejamento coerente, criar estratégias funcionais e identificar os mecanismos para alcançar os resultados almejados.

Planejamento é tudo. É basicamente a arma – não tão secreta assim – que você deve utilizar para impulsionar sua organização.

E para fazer com que esse planejamento seja realista, você precisa ter tudo organizado para saber como aumentar a produtividade de toda a sua equipe.

Quer saber mais sobre isso? Então fique atento às informações que vamos te dar agora!

O que é produtividade?

O que é controle de produtividade

Você já deve ter percebido que alguns colaboradores tendem a produzir mais que outros e cada um tem seu próprio tempo para realizar a produção ou concluir o serviço com sucesso.

A relação entre o que se produz, o tempo e os recursos gastos, é conhecida como produtividade.

A partir do momento que você tem o controle de produtividade da sua equipe, você é capaz de identificar gargalos a serem resolvidos e pontos positivos que podem ser estimulados.

Banner roxo escuro com o texto

Faz parte do papel dos líderes descobrir como fazer com que a eficácia aumente no ambiente corporativo.

Para isso eles devem mensurar os indicadores de desempenho e indicativos de produtividade para ter controle de produtividade da equipe.

Mas, o que são esses indicadores?

Banner de fundo claro, com texto

Conheça alguns indicadores de produtividade

Os indicadores de produtividade estão relacionados ao diagnóstico do trabalho dos funcionários.

São considerados dados como o tempo que um colaborador gastou para executar um serviço ou qual foi a qualidade da entrega do profissional, assim como as metas e objetivos traçados e alcançados.

Veja os principais tipos de indicadores que permitem ter o controle de produtividade:

  • Indicadores de qualidade: medem se o objetivo traçado foi alcançado. Por exemplo, se a meta era vender 70% dos produtos no estoque e ela foi batida, os recursos estão sendo bem aplicados e você pode se concentrar em estratégias para vender os outros 30%.
  • Indicadores de capacidade: quanto tempo foi necessário para que seus funcionários cumprissem a meta? É esse dado que o indicador de capacidade oferece. Você consegue identificar se pode exigir mais da sua equipe ou se a meta foi acima da capacidade.
  • Indicadores estratégicos: é o cruzamento de dados entre o que foi estabelecido na estratégia e os resultados obtidos. Assim você avalia se a estratégia é bem-sucedida, precisa ser alterada, ou quais recursos devem ser acrescentados.

Há algum tempo isso podia ser subjetivo, mas, hoje é possível contar com ferramentas que permitem fazer essa avaliação.

Aproveite ferramentas que ajudam a mensurar a produtividade

Você sabia que com um controle de ponto digital você é capaz de monitorar indicadores e fazer o controle de produtividade dos seus funcionários?

Essa é uma das ferramentas tecnológicas que, além de facilitar o acompanhamento da jornada de trabalho, gera dados e indicadores que permitem fazer essa análise.  

Todos os dias seus colaboradores realizam digitalmente a marcação de ponto. Ao mesmo tempo, você sabe o que ele produziu, deixou de produzir, ou quais serviços foram executados.

A partir desses dados de horas trabalhadas e produção, os gestores são capazes de verificar quem produziu mais, em quanto tempo e de descobrir os motivos pelos quais a produção pode estar estagnada.

Quer saber o que mais um controle de ponto digital pode fazer pela sua empresa? Conheça o Tangerino!

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!