Tempo de Leitura: 2 minutos

O gerenciamento de custos é uma das maiores preocupações das empresas e ocupa um lugar de destaque no RH estratégico. Responsável pela folha de pagamento, o setor costuma representar um dos que mais consomem recursos da companhia.

Diante disso, o gestor de Recursos Humanos está constantemente em busca de novas formas de fazer o gerenciamento de custos do departamento e mantê-lo saudável financeiramente para que contribua de forma efetiva para os resultados da organização.

Este é o seu caso? Confira as dicas que o nosso time de RH selecionou para você!

Seja mais assertivo nas contratações

Os processos de admissão e demissão são determinantes para o gerenciamento de custos no RH. Contratações equivocadas geram alto turnover e aumentam as despesas. Por outro lado, processos de admissão longos também pesam no orçamento empresarial.

A dica aqui é reduzir os riscos de contratações erradas, começando por definir o perfil da vaga antes de qualquer iniciativa de recrutamento e seleção. Sente com o gestor do setor contratante e faça uma entrevista com ele. Pergunte o que o profissional fará, quais habilidades deve reunir, que tipo de softwares e conhecimentos deve ter.

Depois de ter o perfil da vaga pronto, você pode partir para a busca de profissionais no mercado.

Faça o controle de horas extras

O pagamento de horas extras é um grande consumidor de recursos e deve ser previsto no seu plano de gerenciamento de custos no RH. Elas podem incidir sobre férias, décimo terceiro salário e adicionais, aumentando os encargos trabalhistas.

Controle de ponto para PME's: é realmente preciso?

Diante disso, é fundamental compreender o motivo do aumento do número de horas trabalhadas e tratar o problema com rapidez.

Banner escrito kit gestão contábil: 4 ferramentas essenciais para agilizar suas rotinas, baixe o kit gratuito

Uma boa maneira de manter o controle de horas extras na empresa é fazer uso de um sistema de controle de ponto eficiente. Com o software certo, é possível monitorar funcionários internos e externos e identificar quem está fazendo horas extras em tempo real.

Com o aplicativo de controle de ponto Tangerino, por exemplo, você registra os funcionários, determina as escalas de trabalho e faz o monitoramento por meio de dispositivos móveis, ou seja, os smartphones dos seus colaboradores.

Assim, fica difícil alguém esquecer o crachá em casa ou pedir que alguém faça a marcação de ponto em horários não convencionais.

Implemente o RH Digital

O RH Digital é aquele que faz uso da tecnologia para acelerar e melhorar processos, dando às pessoas a oportunidade de atuarem de forma estratégica na organização. Não se trata apenas de automatizar atividades, mas também de analisar dados essenciais para a competitividade da empresa.

Fazendo uso do People Analytics, o setor de RH tem condições de avaliar as características de cada colaborador e assim aumentar a compatibilidade entre funções e perfis profissionais, o que leva à maior retenção de talentos.

A adoção de tecnologias de ponta também permite que a empresa confira maior segurança às relações trabalhistas, como no caso do cálculo de horas extras e monitoramento de trajetos realizados por equipes externas.

Essas mudanças contribuem para uma maior eficiência do RH e se refletem em maior controle de custos em gestão de pessoas.

Quer fazer um melhor gerenciamento de custos no RH? Comece adotando um app de controle ponto!

Banner com fundo roxo e o texto