Tempo de Leitura: 3 minutos

O registro de ponto é uma exigência legal, que tem o objetivo de garantir aos trabalhadores o pagamento de seus direitos. Entretanto, para as empresas, o controle da jornada de trabalho gera gastos: equipamento, papel, manutenção, horas extras indevidas, entre outras despesas.

Quer saber quais são os custos de cada tipo de controle de ponto e reduzir os gastos trazendo mais eficiência para a sua empresa? Continue a leitura!

Custos do registro de ponto mecânico ou manual

O ponto mecânico, também chamado de relógio de ponto cartográfico, não tem um custo alto de equipamento, mas está sujeito à falhas. A falta de energia elétrica, problemas técnicos e erros de configuração podem acabar gerando gastos, além de trazerem problemas para a gestão de RH. No caso do controle de ponto manual, pode ser difícil armazenar tantos papéis.

Ambos ocupam espaço e exigem tempo para apuração de dados e organização. Além disso, são pouco confiáveis em processos judiciais. Tanto o registro de ponto manual quanto o mecânico são inviáveis pelo volume de trabalho gerado e vulnerabilidade dos dados.

Custos do registro de ponto eletrônico

O registro de ponto eletrônico pode ser realizado com equipamentos de biometria ou com a leitura de cartões. Esse tipo de controle tem maior confiabilidade judicial, porém, o equipamento é caro e exige manutenção preventiva. No caso dos cartões, há um custo de reposição para perdas dos funcionários, o que também gera processos administrativos e burocracia.

Quando há muitos funcionários, é preciso ter mais de um relógio de ponto para que os colaboradores não acabem formando longas filas nos corredores. Legalmente, há ainda a obrigatoriedade de fornecer ao funcionário o comprovante da marcação de ponto, por isso é necessário comprar papel térmico para impressão.

Custos do registro de ponto digital

Entre todas as opções disponíveis no mercado, um aplicativo de controle de ponto é o que apresenta melhor custo benefício. Ele não exige nenhum equipamento, pois cada funcionário deve usar o seu próprio celular ou computador para realizar as marcações.

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto

Também não há gastos com manutenção ou papel, pois os comprovantes são enviados por e-mail. A empresa paga somente um valor fixo mensal de acordo com a quantidade de funcionários cadastrados na plataforma.

Como o controle de ponto pode contribuir nas finanças?

As empresas que utilizam um app de controle de ponto têm ferramentas estratégicas para a gestão de pessoal. A partir do histórico dos funcionários, é possível fazer estimativas de custo de horas extras e adicionais noturnos, contribuindo para o planejamento financeiro. Além disso, é possível melhorar o controle de custos em gestão de pessoas e de processos judiciais.

Custos do tratamento da informação

Além dos valor gasto para efetuar o registro de ponto, devemos pensar também no custo de tratar os dados obtidos pelo sistema. Quanto mais antigo é o sistema de ponto usado, mais tempo é necessário para coletar as informações, calcular o banco de horas e fechar a folha de ponto.

Ao adotar um registro de ponto de alta tecnologia, como o aplicativo Tangerino, o tratamento desses dados é muito mais fácil. O app fornece relatórios personalizados, que economizam tempo e permitem que o RH tenha uma atuação mais estratégica. Os gestores também se beneficiam do sistema, que tem recursos para controle de escalas, monitoramento de rotas, entre outros.

Custos de um processo trabalhista

O tipo de processo mais comum na Justiça do Trabalho é a reclamação pelo não pagamento de horas extras. Indiretamente, essa é uma despesa relacionada ao registro de ponto. A falta de precisão ou de dados confiáveis faz com que os empregados possam contestar os valores recebidos, o que não acontece com o controle de ponto eletrônico.

Enquanto o ponto mecânico e o manual são facilmente fraudados, o ponto biométrico é muito difícil de burlar pois ele exige a impressão digital. No caso dos aplicativos, é ainda mais complicado, devido ao controle de ponto via GPS e a fotografia no momento do registro. Ao contrário do ponto manual, o eletrônico e o digital não permitem nenhuma alteração posterior.

Quer gastar menos com o registro de ponto? Conheça o Tangerino e faça um teste grátis por 14 dias!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP