Tempo de Leitura: 3 minutos

Organizações de todos os tamanhos podem se beneficiar de um bom controle de horários. No caso das pequenas empresas, o relógio de ponto digital é a melhor solução, pois permite acompanhar em tempo real os colaboradores e ainda contribui para a redução de custos. Saiba nesse texto qual é o impacto do controle de ponto nas finanças!

Redução de processos trabalhistas

O relógio de ponto digital para pequenas empresas tem o papel de garantir que as horas extras são pagas de acordo com o tempo trabalhado, sem que nenhuma das partes envolvidas sinta-se lesada.

O motivo é que ele é à prova de fraudes e os colaboradores podem ser monitorados pela empresa por meio do controle de ponto com GPS. Assim, não há espaço para contestações judiciais.

Além disso, sem um relógio de ponto digital, as pequenas empresas têm dificuldade para fornecer provas sobre o horário de cada colaborador.

Por isso, em uma eventual fiscalização, a empresa pode ser obrigada a arcar com multas administrativas, apenas pela falta de um registro de ponto confiável.

Redução de horas extras

A adesão ao relógio de ponto digital para pequenas empresas também beneficia os gestores da organização.

O sistema de ponto é online e permite consultas em tempo real sobre quem está na empresa. Também gera relatórios detalhados, com o saldo de horas trabalhadas por cada colaborador.

Controle de ponto para PME's: é realmente preciso?

É possível segmentar os relatórios por pessoa, setor, equipe, semana, mês, entre outros filtros.

A partir do relógio de ponto digital para pequenas empresas, a diretoria consegue tomar decisões táticas sobre a atuação de cada membro do quadro de pessoal e reduzir a quantidade de horas extras trabalhadas no grupo.

Por exemplo, um colaborador que deve horas à empresa pode ser designado para um projeto em que há muitas pessoas fazendo horas extras, equilibrando a carga horária de um e aliviando o trabalho de outros.

É o acesso em tempo real que permite a adaptação da organização e a redução de gastos com horas extras sem que o desempenho seja comprometido.

Ele também permite acompanhar o índice de absenteísmo nas empresas e fazer substituições com maior rapidez.

Redução de custos no RH

Nas pequenas empresas, o relógio de ponto digital permite que vários processos manuais sejam automatizados, modernizando o setor e economizando tempo para quem trabalha nele.

Essa tecnologia torna possível calcular a folha de ponto em poucos minutos e agilizar muito o cálculo da folha de pagamento no final do mês.

Com mais tempo livre, o RH consegue desenvolver atividades estratégicas, como elaborar treinamentos, promover a qualidade de vida no trabalho e avaliar o desempenho dos colaboradores.

Banner com fundo cinza o texto

O tempo se torna dinheiro quando essas atividades geram retorno sobre o investimento para a empresa.

Ao reduzir a carga de trabalho do RH, a empresa acaba também economizando com as horas extras de funcionários desse setor.

O fechamento do mês e o cálculo da folha de pagamento estão entre as atividades que mais tomam tempo de profissionais dessa área.

Por que o relógio de ponto digital é mais barato?

O custo operacional de um relógio de ponto biométrico ou mecânico é consideravelmente maior do que o de um relógio de ponto digital.  

Os relógios biométricos podem custar até 1800 reais. No registro de ponto Tangerino, você pode fazer o teste da ferramenta de graça por 14 dias para entender como o aplicativo funciona e quais as suas vantagens práticas.

Não é necessário adquirir nenhum equipamento, o que já reduz muito os gastos com a implantação.

O ponto digital é um software que funciona no smartphone ou computador dos funcionários, desde que previamente autorizado pela empresa.

Não há custos com manutenção, atualizações ou consertos. A cada marcação de ponto, o colaborador recebe um comprovante por e-mail, o que também elimina gastos com papel e tinta.

Todos os dados ficam armazenados na nuvem, acessíveis para gestores e para o RH a qualquer momento.

Dessa forma também não há a necessidade de imprimir relatórios ou armazenar material impresso.

O relógio de ponto digital para pequenas empresas não requer nenhum espaço dentro da organização, ao contrário dos outros sistemas.

O custo do relógio de ponto digital para pequenas empresa é calculado a partir da quantidade de funcionários cadastrados. O valor máximo por colaborador é de 5 reais mensais.

Quem ainda está em dúvida sobre as vantagens de adotar um relógio de ponto digital para pequenas empresas pode solicitar um teste totalmente gratuito do Tangerino.

Sem nenhum custo para a empresa, é possível experimentar o software por 14 dias e acompanhar a adaptação à nova tecnologia. Cadastre-se já!

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!