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A avaliação de desempenho é uma ferramenta muito utilizada por empresas de diferentes setores de atuação.

Ela permite uma compreensão mais aprofundada da performance dos colaboradores e provê informações importantes para a definição de ações que ajudam os times a se tornarem ainda mais produtivos

Neste artigo, vamos explicar o que é a avaliação de desempenho e quais são os principais benefícios que ela proporciona para a empresa.

Além disso, listamos os tipos de avaliação mais utilizados nas organizações e que podem ser aplicados ao seu negócio. Confira!

Acompanhe a leitura pelos tópicos abaixo:

O que é avaliação de desempenho?

O que é avaliação de desempenho

A avaliação de desempenho é uma prática que busca analisar os resultados apresentados por cada colaborador frente ao que se espera do exercício do cargo que ele ocupa.

Em outras palavras, trata-se de uma averiguação de como os profissionais têm se saído em suas atividades.

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Ainda, é por meio dela que gestores e RH conseguem compreender melhor o cenário atual da empresa, identificando os pontos passíveis de melhoria e as oportunidades de aperfeiçoamento a serem aproveitadas.

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Quais são os principais benefícios para a empresa?

A avaliação de desempenho oferece inúmeros benefícios para a empresa, dos quais destacamos a seguir os mais relevantes. Acompanhe!

Geração de conhecimento

A aplicação da avaliação proporciona a coleta de muitas informações importantes, não apenas sobre o desempenho individual de cada colaborador, como também das qualidades das relações entre eles, sobre situações e condições que podem ser empecilhos para que o funcionário desenvolva suas funções utilizando o máximo de seu potencial.

Com isso, gera-se uma base de dados mais robusta, que pode ser trabalhada de diferentes formas para extrair mais conhecimento sobre a organização, sua infraestrutura e sua cultura.

Embasamento na tomada de decisão

As informações obtidas nas avaliações de desempenho são essenciais para embasar decisões importantes, tanto de gestores quanto do RH.

Assim, analisando os resultados, fica mais fácil identificar quais são os profissionais que estão prontos para serem promovidos, quais precisam de investimento em desenvolvimento e até mesmo se alguns precisarão ser substituídos.

Atuação mais estratégica do RH

O uso de dados mais consistentes sobre os colaboradores é um dos pilares principais de um RH estratégico.

Isso significa que o setor deixa de cumprir uma função secundária para atuar de forma mais incisiva junto à alta cúpula da empresa, que ganha mais força no planejamento e na execução de ações para o cumprimento dos objetivos do negócio.

Quais são os tipos mais usados de avaliação de desempenho?

Quais são os tipos mais usados de avaliação de desempenho

Existem muitas formas de avaliar o desempenho dos colaboradores e gestores de uma empresa. A seguir, listamos os tipos de avaliação de desempenho mais utilizados nas organizações.

Autoavaliação

A autoavaliação, como o próprio nome sugere, é uma avaliação que o colaborador faz de si mesmo sobre o seu desempenho. Trata-se de uma ótima escolha para levar os profissionais a refletir sobre sua atuação, seus objetivos e suas limitações.

Em geral, é utilizada em conjunto com outros tipos de avaliação para complementar e comparar diferentes pontos de vista antes de uma conclusão mais definitiva.

Avaliação direta ou 90 graus

A avaliação 90 graus, também chamada de avaliação direta, consiste na análise feita por um superior imediato sobre determinado profissional.

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Sendo assim, cabe aos líderes de cada time verificar os resultados apresentados por seus membros em relação ao que era esperado para o período em questão. Logo, é um tipo de avaliação simples, porém bastante eficaz.

Avaliação conjunta ou 180 graus

Na avaliação conjunta ou 180 graus, líder e liderado analisam juntos o desempenho apresentado.

Essa é uma excelente oportunidade de troca entre as partes, que podem aproveitar o momento para alinhar a comunicação e acertar possíveis diferenças que ajudem ambos a performar melhor nos próximos períodos, além de abrir espaço para que seja possível informar de situações ou condições que podem influenciar na entrega de tarefas.

Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus é um tipo bem mais completo e abrangente, que envolve todos aqueles que mantêm contato cotidiano com o colaborador.

Dessa forma, ele é avaliado sob diferentes pontos de vista, o que proporciona uma maior riqueza para a análise e evita a influência de questões e situações pontuais na avaliação geral. 

Neste caso, o ideal é que sejam envolvidos o gestor imediato, os colegas do time, colaboradores de outros setores e até mesmo, se possível, pessoas externas, como clientes e fornecedores.

Avaliação por competências

A avaliação por competências é pautada nas aptidões que a empresa determinou como as mais relevantes para cada cargo.

Assim, esse tipo de análise busca compreender como está o desempenho dos colaboradores em relação às competências técnicas e comportamentais esperadas e quais são os gaps que precisam ser corrigidos.

Avaliação por objetivos

A avaliação por objetivos é feita pela própria equipe. Nela, o time é responsável pela definição das metas de cada colaborador e, ao final de cada período, também é encarregado da revisão e avaliação das entregas realizadas.

Essa metodologia ajuda a aumentar o comprometimento das pessoas com a empresa, além de envolver a equipe e melhorar a motivação e o engajamento dos profissionais no cumprimento dos acordos estabelecidos. 

Avaliação de desempenho da equipe

Avaliação de desempenho da equipe

A avaliação de desempenho da equipe se assemelha bastante à autoavaliação, mas com a diferença de que, ao invés de ser apenas o indivíduo se avaliando, temos todo o time envolvido nessa dinâmica.

Essa modalidade é ótima para aproximar as pessoas e ajustar possíveis falhas na comunicação do dia a dia. Além disso, ela ajuda a tornar os fluxos de trabalho mais fluidos e, consequentemente, mais eficientes.

Avaliação de satisfação

A avaliação de satisfação consiste em verificar o nível de contentamento dos colaboradores em relação às suas atribuições, seus colegas e ao ambiente como um todo.

Ela ajuda a identificar quem não está feliz, o porquê e, com base nisso, determinar ações de correção do problema.

Uma ferramenta eficiente para a aplicação desse tipo de avaliação é o e-NPS (Employee Net Promoter Score — “pontuação líquida de promotor para funcionários”, em tradução livre), que mede a propensão dos funcionários a indicar a empresa para um amigo ou familiar trabalhar. 

De acordo com a metodologia de NPS, a resposta para essa pergunta é marcada numa escala de 1 a 10, sendo um “extremamente improvável” e 10 “extremamente provável” e o resultado é um número absoluto (sem porcentagem) encontrado a partir da subtração da porcentagem de promotores e detratores.

Essa metodologia também é aplicada em outras situações e serviços, mas nesse caso é chamada apenas de NPS (Net Promoter Score).

Como vimos, a avaliação de desempenho é uma atividade muito importante, não apenas para a gestão de pessoas, como também para a gestão do negócio.

Vimos ainda que entender melhor a qualidade das entregas dos colaboradores ajuda a empresa a se desenvolver e a se destacar no mercado. Por isso, adote essa prática e tenha um RH mais estratégico na sua organização.

Se você gostou do conteúdo e quer se aprofundar mais nesse assunto, confira neste outro artigo como utilizar o 9 box na avaliação de desempenho.

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