Tudo o que não te contaram sobre admissão de funcionários

Tempo de Leitura: 2 minutos A admissão de funcionários pode ser um processo longo e custoso que, se não for otimizado da melhor forma, pode trazer dor de cabeça para o setor de RH da sua empresa.

4 fevereiro 2019 5 abril 2023 2 minutos FotoPOR: Isabella Furbino
Início > Admissão > Tudo o que não te contaram sobre admissão de funcionários
Tempo de Leitura: 2 minutos

Identificação da necessidade, descrição do cargo, divulgação da vaga, análise de currículos, entrevistas, seleção, coleta dos documentos para admissão de funcionários, formalização. As equipes de recursos humanos empregam muito tempo e energia nas diferentes etapas que compõem o processo de contratação de funcionários.

Mas, muito além disso, essas atividades são de extrema importância para as empresas. A admissão de funcionários é uma ação estratégica para o sucesso de qualquer negócio, independentemente de porte ou área de atuação.

Um banner roxo, na esquerda tem a imagem do livro

Se sua empresa ainda não se preocupa com isso, pode ter grandes chances de não estar aproveitando oportunidades para se destacar dos concorrentes e crescer.

Quer saber como uma contratação bem feita pode afetar o seu negócio? Então leia os tópicos a seguir e descubra!

Satisfação dos funcionários e dos gestores

Um processo de admissão de funcionários bem feito deve resultar do alinhamento entre os interesses da empresa e as demandas do candidato. Isso significa que a contratação deve atender não somente às necessidades da organização, mas também aos anseios do profissional que deseja ocupar a vaga.

Dessa forma, uma contratação de sucesso resulta na satisfação dos funcionários, que têm suas necessidades e desejos atendidos, tornando-os mais motivados, e dos gestores, que além de contar com os profissionais que precisam, ainda têm liderados engajados com o trabalho.

Aumento da produtividade e dos resultados

Em consequência à satisfação dos funcionários e ao atendimento das necessidades da empresa, uma boa admissão de funcionários resulta em aumento na produtividade no trabalho e na qualidade e nos resultados entregues.

Banner com uma foto escrito em roxo

Profissionais desmotivados ou inadequados para a função que desempenham, seja por questões de conhecimento técnico ou por habilidades comportamentais, levam mais tempo para realizar suas atividades e podem fazer uma entrega de baixo valor para a organização. Bons processos seletivos evitam esse tipo de problema.

Redução do turnover

Um bom processo de admissão de funcionários deve captar profissionais que permaneçam por um período considerável de tempo na empresa. Dessa forma, pode-se garantir que há maior retorno sobre o investimento na contratação.

Afinal, cada novo funcionário gera custos com capacitação e treinamentos, sem falar no tempo gasto com as seleções. De acordo com o Sebrae, alguns dos principais causadores do turnover são a inadequação do colaborador ao perfil da vaga e a insatisfação com o trabalho.

Por isso, antes de preencher a ficha de registro de funcionário, é preciso ter algum nível de certeza de que aquela pessoa é a mais adequada para realizar a função. Assim, as chances de que ela permaneça no cargo são maiores e o turnover da empresa será reduzido.

A admissão de funcionários nas empresas envolve diferentes etapas, desde o surgimento da necessidade de uma nova contratação até a formalização da mesma.

Organizações de diferentes portes e setores de atuação devem estar atentas ao perfil estratégico que a admissão de funcionários apresenta e aos resultados que uma boa contratação pode gerar. Satisfação, aumento da produtividade, da qualidade e dos resultados são apenas alguns deles.

Agora que você conhece a importância do processo de contratação de funcionários, descubra como criar uma política de admissão e demissão para sua empresa!

Banner com fundo roxo e o texto
Foto de Isabella Furbino

Isabella Furbino

Graduada em Psicologia (UFMG) e Especialista em Gestão de Negócios (IBMEC). Possui 7 anos de experiência na área de Recursos Humanos. Hoje é responsável pela área de Gente e Gestão na Sólides Tangerino, e nos últimos 5 anos tem atuado ativamente na estruturação de operações de RH no mercado de Tecnologia. Começou sua carreira atendendo profissionais de RH e DP, como CS, na Sólides e pouco tempo depois fez a migração para a área de Gente, passando por importantes subsistemas como T&D, People Analytics e Business Partner. Atua dando mentorias para profissionais de RH e também para empresas do terceiro setor.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados