O Que Saber Sobre Comunicação Interna?
Tempo de Leitura: 4 minutos A comunicação interna é de extrema importância nas empresas atuais, tendo em vista que é a forma mais simples e efetiva de manter o empregador e os funcionários na mesma página quanto a cultura interna.
Tão importante como criar o plano de comunicação interna é entender quais são as tendências e apostas que podem ajudá-lo a alcançar os objetivos do plano.
Se sua empresa já definiu a estratégia de comunicação interna, agora é hora de colocá-la em prática.
Neste guest post oferecido pela SimbioX, reunimos as melhores tendências e apostas de comunicação interna que vão te ajudar a alcançar seus objetivos.
Continue lendo o artigo, pois você não vai encontrar essas dicas tão facilmente em outro lugar, hein? Confira!
Comunicação sensorial
Comunicação sensorial é um conceito derivado da prática de marketing em passar uma mensagem explorando os cinco sentidos humanos.
Por exemplo: quando transformo um comunicado interno em vídeo ou áudio, posso transmitir essa mesma mensagem de forma visual e auditiva.
Mas, como isso pode ajudar a melhorar minha comunicação interna?
Ao explorar outros sentidos na sua comunicação interna, você ajuda a melhorar a experiência do seu colaborador ao consumir informações da sua empresa.
Por exemplo, existem pessoas que costumam utilizar mais vídeos do que textos quando precisam conferir uma notícia.
Não por acaso, segundo uma pesquisa da WordStream, os usuários retêm até 95% das informações em vídeos e apenas 10% em textos.
E não é difícil chegar nessa mesma conclusão observando a realidade, por exemplo: já precisou ler algum livro obrigatório na escola ou faculdade e primeiro você foi ver se tinha a mesma versão em filme?
Pois é, talvez não, mas você deve conhecer alguém que já o fez.
Por outro lado, a experiência de utilizar áudio para passar uma mensagem também pode ser benéfica para sua comunicação interna, visto que ela possibilita ao colaborador consumir uma informação mesmo enquanto estiver executando outras atividades.
Atualmente o formato mais usado são os podcasts, mas é possível explorar outros canais de comunicação como o Microsoft Teams ou Whatsapp.
A audição e a visão não são os únicos sentidos que você pode usar na sua comunicação interna.
A Disney, por exemplo, explora um terceiro sentido dentro dos parques para os frequentadores se sentirem dentro de um filme: o cheiro de pipoca do parque.
Quem passa pelos parques da empresa pode pensar que o cheiro vem direto dos carros de pipocas espalhados pelos arredores.
Mas, na verdade, ele é especialmente preparado e distribuído nos dutos de ar para que você tenha a sensação de estar assistindo a um filme de onde estiver.
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Marketing de conteúdo
Não é preciso ser um expert para saber que mensagens personalizadas costumam atrair e cativar melhor o público.
Afinal, ninguém quer ser bombardeado de informações que pouco se conectam com o que gostamos.
É nesse sentido que o conceito de marketing de conteúdo pode te ajudar no planejamento de comunicação interna.
Essa estratégia é uma forma de atrair, reter e se relacionar com pessoas através da produção de conteúdos relevantes e personalizados.
Relevante, nesse caso, significa compartilhar informações que podem ajudar seu público a resolver problemas, aprender uma coisa nova, entre outras coisas.
Agora, para criar conteúdos personalizados é preciso conhecer bem o perfil do público, bem como os seus interesses e gostos.
Felizmente, para a comunicação interna é possível extrair esses dados das avaliações anuais, pesquisas de clima e NPS.
Dessa forma, ao aplicar um questionário de avaliação e descobrir que boa parte dos funcionários gostaria de contar com benefícios do tipo “vale-academia”, além de disponibilizá-lo, é possível criar um conteúdo para ajudar os colaboradores a aproveitarem melhor o benefício.
Dica extra
Sabemos que a maioria das empresas tem um time de comunicação interna enxuto, sendo assim, tente utilizar os próprios colaboradores para criar conteúdos para seu canal de comunicação.
Eles podem recomendar livros, dar dicas de curso e até compartilhar insights sobre produtividade.
Chatbot para automação da comunicação interna
O contato humano sempre será a melhor forma de se conectar com o seu público interno. Agora, há etapas da comunicação interna que podem ser auxiliadas por um contato automatizado.
Por exemplo: durante o dia a dia é comum que o departamento de RH receba estes tipos de perguntas:
- quando cai o salário?
- Quais benefícios a empresa oferece?
- Quanto recebo de VR por dia?
- A empresa vai emendar o feriado?
Quanto tempo o seu RH ou departamento de comunicação gasta para responder a cada pergunta individualmente?
Provavelmente é um tempo que poderia ser reaproveitado com a automatização dessas respostas, certo?
Nessa hora, o chabot entra para otimizar o tempo dos departamentos internos. Chatbots podem ser programados para responder às dúvidas mais recorrentes de colaboradores, ou seja, eles funcionam como um primeiro nível de contato.
Desse modo, os colaboradores conseguem obter respostas rapidamente e em tempo real. Ainda assim, caso o chatbot não consiga responder a uma das perguntas, é possível continuar o atendimento com um humano.
Gamificação
Seja em jogos antigos da década de 70 ou nos atuais com gráficos que beiram a realidade, a lógica de dar recompensas por fases vencidas é uma marca registrada dos videogames.
Isso funciona porque as recompensas estimulam a sensação de prazer no cérebro por meio da liberação de dopamina.
Dessa forma, quanto maior o nível do desafio, maior é o prazer gerado. Naturalmente, isso nos atrai a tentar buscar os melhores resultados nos jogos.
Fora dos games essa lógica já é bastante utilizada em processos de aprendizagem e está presente em aplicativos como o Duolingo.
Ao fazer login ou concluir etapas do aprendizado, você recebe pontos e certificados como recompensa.
Como aplicar a gamificação na comunicação interna?
Crie um sistema de pontos com troca por recompensas. Assim, para cada atividade completada o colaborador pode somar pontos para trocar por recompensas. Veja alguns exemplos:
- caneca personalizada;
- almoço grátis;
- vale-livro;
- vale-cinema;
- vale-curso.
A gamificação é uma estratégia que pode ser realizada com poucos recursos, pois basta uma planilha para controlar a pontuação e definir uma forma dos colaboradores enviarem os comprovantes das atividades cumpridas.
Dessa maneira, você ainda consegue engajar o seu funcionário. Se quiser conhecer outras formas para isso, leia o nosso artigo sobre ideias de endomarketing para engajar colaboradores.
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