Tempo de Leitura: 2 minutos

De acordo com o Sebrae, problemas de gestão estão entre as principais causas de falência de empresas no Brasil. Ao mesmo tempo, organizações que têm um planejamento estratégico e possuem um bom controle financeiro empresarial conseguem evitar o fechamento do negócio.

Mas como garantir que sua empresa tenha um controle financeiro eficaz? É o que veremos neste post, fique atento!

Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para ter um bom controle financeiro empresarial é fazer o planejamento com antecedência. Antes mesmo que o ano corrente chegue ao fim, já é hora de montar o orçamento anual do próximo período. Para isso, é preciso fazer uma estimativa do quanto a empresa deverá gastar e receber ao longo dos meses. Uma maneira simples de ter esse conhecimento e de administrar o seu financeiro é através de uma planilha de controle financeiro.

Para fazer a avaliação, é importante considerar o histórico do negócio, assim como os impostos sobre folha de pagamento e estabelecer números realistas.

Fazer o orçamento financeiro anual é importante para perceber o impacto total de pequenos gastos recorrentes e identificar quais despesas podem ser cortadas. Esse planejamento também permite fazer melhores investimentos.

Escolha um software de gestão

Depois de fazer o planejamento financeiro, é preciso registrar e acompanhar as receitas e despesas regularmente. Essa atividade serve para verificar se as previsões estavam corretas e analisar a saúde financeira do negócio, permitindo que ações de correção sejam adotadas rapidamente.

Nesse caso, os softwares de gestão são mais indicados para controlar o fluxo de caixa que uma planilha de controle financeiro. Isso porque os softwares podem registrar as despesas e receitas automaticamente e fornecer um panorama mais completo sobre a saúde financeira da organização.

Banner com uma foto escrito em roxo

Forneça treinamento à equipe

Para ter um controle financeiro empresarial eficiente, também é muito importante capacitar os funcionários que lidam diretamente com as finanças da organização.

Banner com o fundo branco escrito: Otimize as rotinas do seu Departamento Pessoal com a solução mais completa de DP para PMEs!; e um botão roxo escrito conheça a Sólides Tangerino; ao lado eletrônicos mostrando o software de férias e de ponto Sólides Tangerino

Como suas ações impactam diretamente os resultados do negócio, é fundamental que a equipe seja qualificada e tenha experiência no setor. Nesse sentido, na hora do processo de recrutamento e seleção, não deixe de verificar a formação e a vivência de cada candidato no cargo pretendido.

Utilize tecnologias para reduzir custos

Além do uso de softwares de gestão, a tecnologia também pode ajudar a tornar o controle financeiro empresarial ainda mais eficiente.

Uma das possibilidades está no corte e na redução de gastos supérfluos. Um controle de ponto digital, por exemplo, pode ajudar a empresa a reduzir os custos em gestão de pessoas, já que dispensa o uso de equipamentos caros para compra e manutenção.

Elabore o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE)

Para ter um controle financeiro empresarial eficiente, é imprescindível acompanhar os resultados do negócio. Dessa forma, é possível saber se as receitas estão sendo suficientes para cobrir os custos e ainda gerar lucro ou se medidas precisam ser tomadas para que isso aconteça.

Para calcular o Demonstrativo de Resultados do Exercício (DRE), diminua custos, despesas e impostos do valor da receita. O resultado encontrado permitirá saber se a empresa está tendo lucro ou prejuízo.

Fazer o planejamento financeiro com antecedência, capacitar os colaboradores, utilizar a tecnologia para reduzir os custos e acompanhar os resultados da empresa são ações fundamentais para ter um bom controle financeiro empresarial.

Agora que você sabe como fazer um controle financeiro eficiente, descubra como o relógio de ponto digital ajuda na redução de custos!

Banner com fundo cinza o texto