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Dar feedbacks aos funcionários sejam incluídos nos processos das empresas. Podem ser feitos pelos próprios líderes de equipe, por coordenadores ou pelos departamentos de RH e Gestão de Pessoas. É uma forma de contribuir para o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

No entanto, o movimento inverso, onde o líder recebe uma avaliação da sua equipe, não é uma prática tão comum, muitas vezes por não se saber como receber feedback.

Quer mudar essa postura e contribuir ainda mais para o trabalho em conjunto, melhorando os resultados de sua empresa? Continue a leitura!

A importância do feedback

É por meio do feedback que você, como gestor, descobre como é visto pelos seus funcionários. Será que você é uma figura que é temida, respeitada ou vista como parte da equipe?

Quando as pessoas que trabalham diretamente com você dão uma opinião sobre sua atuação, você tem uma oportunidade única. Independentemente se for um feedback negativo, você é capaz de identificar quais são seus pontos fortes e aqueles que merecem sua atenção.

Dessa forma, você é capaz de potencializar o que tem de melhor e buscar maneiras de ajustar outros pontos, melhorando o trabalho em equipe com uma das melhores formas de medir o desempenho. Basta saber como receber feedback!

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Dicas sobre como receber feedback

Se para você é importante saber como receber feedbacks e construir um ambiente de trabalho harmonioso, aqui vão algumas dicas preciosas:

Saiba ouvir seu colaborador

Dê atenção ao que o seu funcionário está dizendo. Ouça o que ele está tentando expressar, sem interrupção. Dessa forma, você permite que ele conclua seus argumentos e forme uma linha de raciocínio, permitindo que a mensagem seja mais clara. Além disso, se você não interrompe com justificativas e contrariando o que está sendo dito, é provável que a pessoa fique mais à vontade com a situação.

Anote tudo para colocar em prática

Não adianta saber como receber feedback se você não colocar em prática o que foi lhe apontado. Por isso, durante a conversa com o colaborador, faça pequenas anotações sobre o que está sendo avaliado. Assim você consegue se lembrar de tudo e criar soluções e projetos para as ideias que foram compartilhadas com você.

Não leve para o lado pessoal

Não existe uma fórmula sobre como dar e receber feedback. Portanto, se as pessoas não têm esse costume, podem se atrapalhar e passar mensagens com duplas interpretações. Se isso acontecer, não leve para o lado pessoal e não comece uma discussão sobre se você concorda ou não com aquele ponto de vista.

Apenas pondere o que foi falado e tire dali os verdadeiros pontos que podem contribuir para a sua melhoria como profissional.

Agradeça pelo feedback

Ao fim da conversa, agradeça pelo feedback que seu colaborador deu e deixe claro que ele fez uma contribuição relevante. Esses momentos de troca devem ser contínuos e não precisam ser formais. Por isso, mostrando o quanto esse retorno sobre posicionamento e processos são importantes, você simplifica o diálogo com a equipe.

Curtiu este artigo? Saiba como a comunicação interna pode envolver e engajar melhor seus colaboradores!

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