Tempo de Leitura: 3 minutos

Aplicado em empresas que procuram desenvolver técnicas emocionais e comportamentais dos funcionários, o Team Building é um conceito que vem ganhando importância significativa no mercado brasileiro.

Essa prática busca formar laços entre os colaboradores da empresa a fim de conquistar melhores níveis de produtividade. No oHub, plataforma que conecta empresas com prestadores de serviço, a solicitação de orçamento para empresas de Team Building teve um aumento de 112% nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, comparado ao mesmo período do ano passado.

A estimativa é que o mercado siga em crescimento, já que conexão entre colaboradores e harmonia no trabalho é o sonho de qualquer empresa.

Os exercícios implantados no Team Building são bastante diversificados e antenados com os perfis dos clientes, tendo como aspecto comum a humanização de cada participante.

Confira as atividades de Team Building que estão em alta!

Dragon boat

O Dragon Boat é uma atividade animada realizada dentro de um barco com 22 participantes em uma mesma equipe. O propósito do exercício em grupo é chegar a um ponto determinado mantendo o espírito de boa equipe, estimulando características fundamentais, como sincronia, sinergia e confiança.

O Dragon Boat auxilia para a construção de um time proativo e entrosado. Esse formato de team building também colabora na construção da harmonia, comunicação e liderança geral de cada colaborador.

Planilhas de RH e DP

O dragon boat é uma maneira interessante e diferente de formar um time campeão. A diversão desse exercício de team building tem lugar específico para acontecer: lagos, rios e represas. Um dia em um hotel fazenda, por exemplo, pode dar um gás para a equipe.

Escape room (sala de fuga)

O grupo com até seis integrantes precisa decifrar um enigma utilizando pistas, códigos e estratégias. O objetivo é abrir a porta que vai liberar os participantes.

De maneira descontraída, surgem as situações que pedem o uso de raciocínio lógico, conhecimentos gerais e, inclusive, estabilidade emocional para conduzir a atividade.

O escape room é uma fonte para reconhecer características individuais dos funcionários, já que muitos não conseguem apresentar suas melhores aptidões em meio à rotina corporativa.

Forças especiais

Os fundamentos militares inspirados no treinamento “Tropa de Elite” é a inspiração para Forças Especiais e provoca mudanças radicais no mindset da empresa.

O intuito da atividade é mostrar que acertos e erros individuais atingem diretamente todo o grupo e ensinar sobre respeito e colaboração como questões essenciais para o crescimento da empresa.

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Os exercícios deste módulo são artes marciais (defesa pessoal); campo minado com o propósito 4G (ganha eu, ganha você, ganha a empresa, ganha o mundo); travessia do lago e missão na trilha.

O treinamento de Team Building não acontece na empresa, entre mesas e computadores. Nesse caso, é indicado que o grupo de funcionários chegue ao amanhecer em um hotel fazenda para a realização das forças especiais que acontecem durante o dia inteiro, com pausa para o horário de almoço.

Gastronomia

A atividade de team building que acontece dentro da cozinha costuma ter bons e saborosos resultados! O cenário corporativo sai de cena e entra um ambiente com atmosfera leve e informal na preparação de receitas.

Pequenos grupos preparam uma receita com alguns pedidos especiais, como, por exemplo, um almoço, um bolo com duas camadas ou uma torta com recheio cremoso. Entre ingredientes e risadas é possível observar pontos fortes de cada colaborador, como também aqueles que precisam de atenção.

Como um exercício comum revela características ainda não percebidas pelos cargos superiores da empresa? É simples: no momento de executar a atividade solicitada a competição estará camuflada em meio a ingredientes e descontração.

A interpretação e criatividade dos participantes serão fundamentais para um bom resultado. As condições também são variáveis, como a falta de ingredientes para uns e o excesso para o outros, sendo possível analisar a postura colaborativa dos participantes.

Entre os principais motivos para uma empresa ir em busca do Team Building está a necessidade de restabelecer conexões entre os funcionários.

Por conta da concorrência interna, os então colegas tornam-se adversários e, por vezes, inimigos profissionais, quando o saudável é trabalhar em uma atmosfera amistosa para produzir conteúdo com qualidade.

Mas, engana-se quem pensa que o Team Building é lembrado só para acalmar os ânimos. A técnica é também utilizada para melhorar o que já está em harmonia. Por exemplo, uma equipe alinhada pode ter particularidades extraídas durante as atividades e essas poderão ser aprimoradas em benefício do bem pessoal e profissional de cada membro do grupo.

O tempo para alcançar os resultados do Team Building varia. No geral, as mudanças individuais e na empresa logo são perceptíveis.

Agora que você já sabe o que é Team Building e quais são as tendências de atividades para 2019, convide a sua equipe para uma experiência divertida e transformadora!

Este artigo foi escrito pelo oHub, plataforma que conecta empresas que estão precisando de um fornecedor de serviço B2B com fornecedores que buscam novos clientes.

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP