Tempo de Leitura: 3 minutos

Planilhas são recursos bastante úteis para uma série de coisas, entre elas, fazer o controle de ponto de funcionários. Isso porque ferramentas como o Google Sheets e o Excel permitem que você insira fórmulas, faça formatações condicionais e ordene os elementos de diversas maneiras, aplicando filtros e classificações.

No post de hoje, vamos mostrar como criar uma planilha de controle de ponto no Google Sheets, uma ferramenta eletrônica gratuita. Confira!

Começando sua planilha de controle de ponto no Google Sheets

O Google Sheets é bem parecido com o Excel, portanto, se você já tem experiência na ferramenta da Microsoft, não terá problema em começar sua planilha de controle de ponto na solução da Google.

Comece pela Coluna A, Linha 1 e insira esses elementos, cada um em uma célula:

Criando sua planilha de controle de ponto no G Sheets

Em cada linha serão inseridas as datas e registrados os horários de entrada e saída pela manhã e à tarde. Caso sua empresa não exija marcação de ponto no horário do almoço, basta colocar entrada e saída apenas uma vez.

Inserindo as fórmulas

Para que a sua planilha de controle de ponto no Google Sheets contribua para a sua produtividade, é preciso inserir algumas fórmulas que vão facilitar o cálculo de banco de horas ou horas extras. Veja como ficou nosso modelo depois de preenchido:

completando a tabela de banco de horas/horas extras

Na coluna Total Trabalhado, a fórmula inserida foi:

Planilhas de RH e DP

=(C4-B4)+(E4-D4)

Na coluna Carga horária diária, está sinalizado a quantidade de horas que Juliana, nossa colaboradora fictícia, deve fazer por dia.

Quer simplificar seu DP? É Sólides e Ponto!

Na coluna Saldo, a fórmula que inserimos foi:

=F4-G4

E assim sabemos que Juliana fez muitas horas extras nesta semana.

Calculando o total

Ao final da nossa planilha de controle de ponto, inserimos uma soma simples, para sabermos a quantidade de horas extras feitas na semana, veja:

total de horas extras por semana

Dessa maneira, sua empresa tem maior controle sobre as horas trabalhadas de cada colaborador e pode agir rapidamente caso o absenteísmo esteja alto ou a realização de horas extras esteja além do permitido.

Achou que vai dar muito trabalho?

Nós também! Por isso a Tangerino criou um aplicativo de controle de ponto que facilita o monitoramento de jornada tanto para a empresa quanto para os colaboradores. É bastante simples de aderir: você faz um teste gratuito de 14 dias para comprovar todas as funcionalidades do app e depois é só manter a sua conta ativa.

A cobrança pelo app de ponto é feita com base na quantidade de colaboradores cadastrados, tornando o Tangerino ideal para qualquer tamanho de empresa. Os dados são registrados em um software na nuvem, que fica disponível para que o gestor acompanhe o banco de horas e as horas extras de todos os funcionários.

Além disso, o Tangerino conta com o controle de ponto com GPS, uma tecnologia que permite saber em que local seus colaboradores externos estão. Também é possível fazer o registro de ponto por reconhecimento facial, uma facilidade a mais para evitar qualquer tentativa de burlar o software de ponto eletrônico da empresa.

Ficou interessado em conhecer melhor o Tangerino? Solicite seu teste gratuito por 14 dias!

A concorrência não chega nem perto: Sólides otimiza + de 50 processos do seu DP