Tempo de Leitura: 2 minutos

Ter uma estrutura de Recursos Humanos eficaz é garantia de melhores resultados para a organização. Processos otimizados permitem uma gestão de pessoas mais eficiente e focada no ser humano, assim como maior produtividade e controle sobre a performance dos colaboradores.

Mas como desenvolver uma estrutura de Recursos Humanos que atenda às exigências do mercado de trabalho moderno? É o que veremos a seguir!

Tenha um planejamento estratégico de negócios

A primeira coisa que se deve levar em conta é o papel do RH estratégico. Você sabe quais objetivos a sua organização pretende alcançar? Em quanto tempo? Quantas pessoas será necessário contratar para isso?

A principal função da estrutura de Recursos Humanos é suportar e orientar o crescimento da organização. Para tanto, é necessário ter estratégias, táticas e operações alinhadas com o futuro que a empresa quer construir a longo prazo.

Contrate especialistas e defina processos

Para obter resultados práticos, você precisa de pessoas qualificadas que conheçam todos os processos de RH. Os níveis estratégico, tático e operacional devem ser considerados no momento de iniciar um processo de recrutamento e seleção de profissionais.

O nível estratégico corresponde ao cargo de diretor ou gerente de Recursos Humanos. Na tática, podemos ter analistas de RH e departamento pessoal. No operacional, assistentes e auxiliares.

Com os profissionais certos selecionados e a postos, não esqueça de definir processos que facilitem o dia a dia da equipe. Eliminar gargalos e desenvolver uma equipe de alta performance deve ser um objetivo constante para esse setor.

Planilhas de RH e DP

Adote as ferramentas certas

A área de Recursos Humanos conta com processos muitas vezes complexos, que necessitam de registros detalhados. Para executá-los da forma mais eficiente possível, você precisa de sistemas e ferramentas de RH que simplifiquem as tarefas por meio da automação.

Banner com fundo claro escrito: Diagnóstico de Departamento Pessoal: o 1° passo para garantir +50% de rapidez no setor; e um botão escrito: faça o quiz agora

Atualmente, a maior parte das organizações conta com a ajuda das tecnologias para automatizar seus processos de recrutamento e seleção, por exemplo.

É o caso, também, do controle de ponto digital para registro da jornada de trabalho. Com ele, os profissionais do departamento pessoal  têm mais tranquilidade e segurança na hora de fazer o controle de ponto dos funcionários, sem risco de ter pagamento de horas indevidas por dados incorretos.

Elabore um regulamento interno

É necessário ter um documento específico que estabeleça todas as normas e procedimentos para a área que está sendo criada. O mesmo deve conter informações detalhadas a respeito da dinâmica da área, ou seja, como é a estrutura de Recursos Humanos.

Todos os processos e procedimentos do setor também devem estar formalizados no regulamento. Por exemplo: como é realizado um processo de recrutamento e seleção? Qual é a política salarial da empresa? Quais são as regras para concessão dos benefícios?

O regulamento deverá servir como material de consulta para os colaboradores ou para quem estiver iniciando a carreira na sua empresa.

Invista em programas de integração e treinamento

Parte do papel estratégico do RH está em cuidar do desenvolvimento profissional e proporcionar um ambiente agradável para seus funcionários. Sem isso, fica muito mais difícil fazer a retenção de talentos. Portanto, cabe à área projetar atividades para integrar o novo membro à equipe e promover treinamentos para aperfeiçoar seus profissionais.

Para montar uma estrutura de Recursos Humanos em sua empresa, é necessário investir algum tempo e dinheiro. No entanto, seguindo essas recomendações, você terá o retorno desejado: o crescimento do seu negócio!

Para modernizar seu DP sem complicações, Sólides Ponto