Blog

App de Controle de Ponto: Tudo Que Você Precisa Saber

Tempo de Leitura: 6 minutos O app de controle de ponto é a ferramenta ideal para o controle de jornada de trabalhadores externos e internos, contribuindo para a segurança e veracidade das informações.

8 maio 2015 TEMPO DE LEITURA : 6 minutos Foto Leonardo Barros
Início > RH > App de Controle de Ponto: Tudo Que Você Precisa Saber
Tempo de Leitura: 6 minutos

Até poucos anos atrás não era possível acompanhar a jornada e trabalho de funcionários externos. Porém, com o desenvolvimento do app de controle de ponto, isso se tornou não apenas possível com também muito fácil.

Ele pode ser instalado no celular do próprio funcionário, é seguro e funciona online. Além disso, a legislação trabalhista contempla essa modalidade, desburocratizando a rotina das empresas.

Confira este guia completo e saiba tudo sobre o app de controle de ponto e como escolher o melhor para quem trabalha dentro e fora da empresa!

O que é o controle de ponto móvel?

Tangerino controle de ponto

O ponto móvel é uma maneira de fazer o registro da jornada de trabalho de qualquer lugar, a qualquer hora. A economia de optar por esse modelo contribui, e muito, para o aumento da lucratividade da empresa.

Como o próprio nome indica, o ponto móvel é a modalidade de controle de ponto que permite marcações fora do ambiente da empresa, por meio de smartphones e tablets.

Esse sistema de acompanhamento da jornada funciona através de aplicativos via web, podendo atuar inclusive de maneira offline.

Basicamente, o aplicativo de controle de ponto móvel é instalado nos dispositivos móveis dos colaboradores e, através da ferramenta, os profissionais registram os horários de entrada e saída, bem como os intervalos.

Agende uma demonstração

Por ser uma solução tão prática, é comum que os gestores fiquem em dúvida sobre a validade desse sistema e, principalmente, sobre o preço de um sistema desse tipo.

Não deixe de ler também:
👉 Controle de ponto na jornada mista: veja por que adotar!
👉 Flexibilidade no trabalho: veja como adaptar sua empresa
👉 Monitoramento de funcionários: como fazer da melhor forma?
👉 Biometria facial: conheça a tecnologia que revolucionou a marcação do ponto

Como funciona o app de controle de ponto?

O app de controle de ponto é um software que pode ser instalado em aparelhos com sistema Android e iOS e também pode ser usado em computadores.

Ele funciona por meio de biometria, com reconhecimento facial, de forma que não permite que outra pessoa faça a marcação de ponto do funcionário.

O controle de ponto com GPS utiliza o sinal de GPS do smartphone para mostrar o local exato onde está o colaborador, garantindo maior segurança para o colaborador e também para a empresa.

Essa tecnologia é ideal para fazer o controle de ponto de motoristas e funcionários que trabalham fora das instalações da empresa, pois o gestor tem a certeza de que o ponto só foi registrado quando o profissional realmente estava no local de trabalho.

Ponto online e offline

O empregador não pode ser refém da conexão de internet, especialmente quando isso é mais difícil, como é o caso de quem tem muitos empregados realizando serviços fora da empresa. Por isso, o app de controle de ponto funciona também offline.

O sistema de controle de ponto armazena a marcação de ponto do funcionário em seu banco de dados, ao qual o funcionário não tem acesso.

Quando é estabelecida uma conexão de internet, o registro é enviado para a nuvem e pode ser visualizado pelo empregador com local e horário originais. O GPS não requer internet para funcionar.

Acompanhamento de rotas e entregas

Além de registrar o início e o final da jornada de trabalho, o app de controle de ponto também auxilia no monitoramento de funcionários externos, como representantes comerciais, técnicos de manutenção e produtores de eventos, por exemplo.

Acompanhar rotas e horários desses colaboradores é uma oportunidade de melhorar o serviço oferecido, por meio de dados confiáveis sobre o caminho feito pelo empregado e o tempo gasto em cada local, entre outras questões.

Gestão remota para home office

O home office é o regime de trabalho convencional sendo performado em casa. Entende-se por home office uma situação pontual e não permanente, mesmo que exista uma regularidade para que o trabalhador preste serviços de casa.

Por exemplo, é possível que uma empresa adote um regime de rodízio ou modelo híbrido de trabalho com os seus funcionários, no qual eles passam dois ou três dias trabalhando em casa. 

Nem todas as formas de trabalho remoto pedem pelo controle da jornada de trabalho, contudo, no home office — principal modalidade hoje em dia —, é sim uma necessidade.

Mas, como controlar o ponto efetivamente com os colaboradores trabalhando de casa?  Simples, com o app de controle de ponto.

Essa não precisa ser uma tarefa complicada e que drena horas e horas do RH e do Departamento Pessoal. Com uma ferramenta tão inteligente quanto o Tangerino, os colaboradores podem fazer isso diretamente de seus computadores ou smartphones com toda a segurança que é exigida por lei! 

O app de controle de ponto é aceito judicialmente?

Sim! Aplicativos de controle de ponto como o Tangerino foram autorizados pela Portaria 373 do MTE de 2011, que regulariza o uso de sistemas alternativos de controle de jornada.

Essa lei determina os requisitos obrigatórios para o app de controle de ponto, como a impossibilidade de marcação automática e a emissão de comprovantes de registro para o empregado, entre muitos outros.

Dessa forma, o aplicativo de ponto é aceito como prova em processos judiciais e cumpre com todas as normas observadas em uma eventual fiscalização do Ministério do Trabalho.

Flexibilização do trabalho

Ele é mais seguro que outros tipos de softwares de controle de ponto, tanto em relação à fraudes quanto à erros de funcionários ou do RH.

O app de controle de ponto permite controlar a jornada de trabalho de pessoas que trabalham fora da empresa, mesmo que estejam cada dia em um lugar diferente.

Dessa forma, ele traz mais segurança para o empresário, que consegue acompanhar seu funcionário e também para o trabalhador, que terá como comprovar a carga horária cumprida.

Por que adotar o app de controle de ponto na sua empresa?

O investimento no aplicativo de controle de ponto garante às empresas a possibilidade de registrara jornada externa e interna de maneira fácil, sem a possibilidade de fraudes e em um processo mais automático que o manual.

Difusão da cultura do BYOD

Você sabia que 59% das empresas permitem que os funcionários utilizem dispositivos móveis próprios para acessar aplicações corporativas? Chamamos isso de BYOD (Bring Your Own Device).

Outros 13% planejam incentivar a cultura do “traga seu próprio dispositivo” nos próximos 12 meses, indicando que o uso de um aplicativo de controle de ponto é uma boa ideia.

Isso porque o aplicativo fica instalado no smartphone que já é de uso pessoal do colaborador, portanto, está em sua posse a maior parte do dia.

Conectando-se ao GPS do aparelho,  o app de controle de ponto pode indicar até mesmo a rota adotada pelo funcionário que está viajando, contribuindo para manter a segurança do mesmo.

O controle de ponto no Excel não é seguro

Quando falamos em controle de ponto no Excel, logo pensamos naquelas planilhas de que sempre dão um problema, como dados corrompidos e todo o trabalho jogado fora ― sem falar nos dados perdidos.

Pois bem, a marcação de ponto online pode ser feita via desktop por meio de sistemas de controle de ponto inteligentes, acessados por meio da internet.

O colaborador tem mais facilidade para realizar a marcação de ponto e os dados são transmitidos para o sistema de gestão de ponto em tempo real.

O relógio de ponto online custa menos

Na corrida por maior competitividade, a redução de custos entra como um importante fator, correto? Então por que investir em um relógio de ponto eletrônico fixado em um local predeterminado se os seus colaboradores podem levá-lo consigo para onde quer que vão?

O aplicativo de controle de ponto permite a marcação de ponto online com custos bastante reduzidos. A contratação é online e em poucos minutos você cadastra seus colaboradores e passa a fazer a gestão deles de forma eficiente.

Quais as vantagens do app de controle de ponto?

Vejamos alguns dos benefícios de utilizar o ponto digital para fazer a gestão de horários.

1. Reduz erros

Como todas as marcações de horário ficam registradas em um software, não há a possibilidade de perder dados importantes para o fechamento da folha de pagamento. 

Sendo assim, esse cálculo fica preciso e a empresa não sofre prejuízos com o pagamento de honorários indevidos.

2. Dificulta fraudes

Utilizando o ponto digital, a instituição acaba com o mau hábito de um funcionário bater o ponto do outro. 

Pois, o sistema possui recursos de GPS que mostram a localização do colaborador e a sua identificação por foto.

Dessa forma, a instituição não contabiliza registros falsos que acarretam despesas extras e no aumento da improdutividade dos profissionais.

Aproveite para conferir nossos materiais sobre o assunto:
📚 Manual do controle de ponto
📚 Gestão de pessoas remota: o guia completo para sua empresa!
📚 Ponto eletrônico: aprenda a escolher o ideal para a sua empresa
📚 Na sede ou em home office? Por que escolher modelo híbrido de trabalho?

3. Facilita a equipe de RH

Aquele cenário estressante no fim do mês, no qual os colaboradores do RH passam horas analisando os dados da folha de ponto, é extinto com o ponto digital. Afinal, esse processo é automatizado.

Dessa forma, o ponto digital entrega o relatório final com o cálculo de horas trabalhadas de cada funcionário, facilitando o fechamento da folha de pagamento. Sendo assim, a equipe de RH fica livre para realizar outras demandas internas.

4. Legaliza o sistema de ponto

O ponto digital permite que a empresa fique em conformidade com as normas legais. Como o registro de horas é feito de modo simples, prático, seguro e rápido, ele torna-se um excelente meio de defesa para a empresa caso ela seja acionada judicialmente.

Veja o que um dos nossos clientes e parceiros tem a dizer sobre a nossa solução:

Entre em contato com a Tangerino para saber como implantar o app de controle de ponto na sua empresa ou faça um teste grátis de 14 dias para conhecer a solução na prática!

Teste Grátis Tangerino

Foto: Leonardo Barros

Leonardo Barros

Leonardo é pós-graduado pela PUC Minas em Ciências da Computação. Formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Fundou diversas empresas de tecnologia e gestão, além das startups Tangerino, Argos e Columbus. É CEO do Tangerino, empresa pioneira em controle de ponto digital no Brasil.

Deixe seu comentário

Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.

Artigos Relacionados