Tempo de Leitura: 6 minutos

Ao longo dos anos, a equidade de raça, gênero e orientação sexual têm sido uma forte pauta nas empresas, contudo, é hora de tornar essa discussão mais abrangente e falar também sobre diversidade cognitiva.

Quanto mais plural for uma empresa, maior a sua capacidade de solucionar problemas por meio de visões inovadoras que só poderiam surgir de pessoas que pensam diferente.

Quando pensamos em pessoas diferentes, logo surgem questões como sexo, idade, onde cresceu, contudo, diversidade cognitiva é um pouquinho diferente. 

Durante as ações de recrutamento e seleção, o RH mira em pessoas que tenham o perfil desejado pelo gestor, contudo, nem sempre isso considera uma verdadeira pluralidade cognitiva.

Mas por que isso importa para o ambiente empresarial? É justamente sobre isso falaremos neste texto. Confira!

O que é diversidade cognitiva?

diversidade cognitiva

Antes de nos aprofundarmos no conceito de diversidade cognitiva, é necessário separar essas duas palavras e investigá-las separadamente.

A primeira é diversidade e ela se refere à multiplicidade de características.

Planilhas de RH e DP

O dicionário Michaelles a caracteriza, entre outras formas, como “conjunto que apresenta características variadas; multiplicidade” e ainda “qualidade daquilo que é diverso, diferença, dessemelhança, variação, variedade.”

Já a cognição se refere ao processo de construção de conhecimento. O Michalles define essa palavra como:

1. Ato ou efeito de conhecer.
2. Processo de aquisição de um conhecimento.
3. Conhecimento, acepção.
4. Conjunto de processos mentais conscientes que se baseiam em experiências sensoriais, pensamentos, representações e recordações.

Assim, diversidade cognitiva se refere diretamente a uma pluralidade de competências, estilos, personalidades e perspectivas distintas

Normalmente essa diferenciação vem principalmente de suas origens, possibilitando que pensem de forma diferente sobre uma infinidade de assuntos.

Muitas pessoas pensam que esse nível de diversidade é como misturar água e óleo, mas não há outra forma de fazer um bom hidratante

Esses elementos precisam ser misturados por uma cultura organizacional que valoriza a diferença e o diálogo, permitindo que as diferenças agreguem e não sejam destrutivas.

Este é um dos grandes benefícios de contar com essa pluralidade no ambiente de trabalho, contudo, não para por aí. Entenda agora a importância dessas ações para a empresa.

Por falar em diversidade, esse Tangerino Talks fala sobre a inclusão de PcD. Não deixe de conferir. 

A importância da diversidade cognitiva para as empresas

Pessoas com diferentes perspectivas trazem diferentes soluções, agregando suas particularidades ao ambiente de trabalho, transformando-o nesse contínuo processo de troca.

Esse tipo de discussão contribui para o amadurecimento da empresa, afinal de contas, não há evolução onde todos concordam, não é? 

A inovação vem da provocação constante ao status quo.

Contudo, para que esse clima inovador surja, é preciso que a empresa desenvolva um ambiente que valorize o feedback, seja tolerante com as diferenças e estimule ideias fora da caixa.

O grande segredo para esse ser um ambiente seguro para os colaboradores e produtivo para a empresa é negar-se a aceitar polarizações

Olhares divergentes não podem ser vistos como excludentes, mas sim como complementares.

Em uma entrevista para o Você RH da Abril, Antonio Salvador, líder de negócios de career para o Brasil da consultoria Mercer, deixa isso claro:

“Estamos vivendo em um mundo dividido, e as empresas ganham a responsabilidade de contribuir para a mudança na sociedade, afirmando: ‘Aqui nós aceitamos o debate e opiniões diferentes das nossas’”.

Quando a empresa não tem mais uma via de debate e conversa aberta, ela se engessa na sua forma de agir e pensar, impossibilitando o surgimento de ideias inovadoras e a criação de novas oportunidades de negócio.

Podemos expandir ainda mais essa discussão e falar sobre a responsabilidade social das empresas, até porque, falar sobre diversidade cognitiva no Brasil implica abrir espaço para pessoas de diversas classes.

Afinal de contas, o modo como pensamos é um produto direto da forma e ambiente que nos criaram.

Outro ponto importante para as empresas é se adaptar às exigências das novas gerações, no caso, os millennials valorizam a inclusão no ambiente de trabalho e olham para representatividade como um indicativo da cultura organizacional da empresa.

Um ambiente com diversidade cultural e inovador é uma das grandes importâncias de manter a pluralidade cognitiva nas organizações, mas os seus benefícios não param por aí. Veja a seguir outras vantagens.

Gostando da leitura? Aproveite para ler também:
? Sete Dicas de Produtividade Para Trabalho Remoto
? North Star Metric: o Que é e Como Usar Esse Conceito na Empresa?
? Real Skills: Entenda o Que São e Sua Importância no Mercado Pós-Pandemia
? Qualidade de Vida no Trabalho: o Que é e Por Que Ela é Tão Importante?
? Culture Code: Qual a Importância de ter um Código de Cultura na Organização?

Compreenda quais são os principais benefícios de uma cultura diversa

Confira quais são os motivos para implementar uma cultura voltada à diversidade cognitiva em sua empresa.

Banner com fundo claro escrito: Diagnóstico de Departamento Pessoal: o 1° passo para garantir +50% de rapidez no setor; e um botão escrito: faça o quiz agora

Foco em inovação com diversidade cognitiva

Pensamentos que caminham por linhas diferentes por si só estimulam a inovação, afinal de contas, cada um tem um ponto de vista para declarar.

Não apostar nessa diversidade é um erro bastante comum entre gestores que preferem formar equipes mais uniformes em seus pensamentos e formas de trabalhar.

Engajamento dos funcionários

A diversidade é um ponto que promove engajamento e colaboração entre colegas de trabalho, especialmente quando colocamos em foco as novas gerações, adentrando o mercado de trabalho.

Isso porque, em um ambiente onde as diferenças são vistas como algo positivo, é muito mais fácil estabelecer trocas produtivas com pessoas de origens completamente distintas.

Motivação para mudança

Fazer as tarefas da mesma forma e esperar um resultado diferente pode ser facilmente considerado como loucura. Para alcançar novos patamares e realizar novos negócios é sim necessário fazer tudo de forma a respeitar a singularidade de todos e promover a diversificação. 

A diversidade cognitiva coloca os processos e objetivos da empresa sob novas luzes constantemente, assim, novas perspectivas podem surgir e trazer melhorias que nem sequer foram consideradas antes.

Sendo assim, novas ideias e bagagem cultural vêm bem a calhar para criar um ambiente cada vez mais inovador.

Menor rotatividade de funcionários

Você acredita que um ambiente que valoriza a opinião do funcionário é inclusivo? Os colaboradores também sentem que o seu trabalho tem mais impacto no resultado quando eles podem falar abertamente suas opiniões.

Além de um clima organizacional mais agradável, indivíduos mais felizes tendem a ficar mais tempo no mesmo trabalho, diminuindo assim a taxa de turnover do negócio.

Inclusive, indicamos esse vídeo do Explica Aí que fala melhor sobre o Turnover. Aperte o play!

Crescimento pessoal e profissional

Todos nós fazemos isso: criar um grupo de pessoas próximas (seja no trabalho ou na vida pessoal) que pensam de forma semelhante.

É claro que essa é uma situação confortável, mas nem sempre estimula o crescimento

Ao inserir-se em um ambiente diverso, há o fortalecimento do pensamento crítico, afinal de contas, há sempre outros pontos de vista para ponderar.

Isso enriquece o debate, traz novas questões à tona e força as pessoas a argumentarem, contudo, é necessário ser mediado de modo a evitar o surgimento de conflitos

É exatamente com esse argumento que iniciaremos o próximo tópico.

Quais são os desafios em implementar a diversidade cognitiva?

Pontos de vista diferentes, normalmente, convidam conflito para as relações interpessoais na empresa. E a manutenção de um bom clima organizacional em um contexto diverso é um enorme desafio para o setor de RH e para os líderes da empresa.

Apesar de contrapontos naturalmente estimularem a tensão, a evolução dessa situação é o que deve ser observado. 

Afinal de contas, de nada adianta estimular o pensamento diferenciado quando, na prática, isso transforma a empresa em uma constante batalha.

Dessa forma, o papel de mediador cai nas mãos dos líderes, uma vez que eles têm uma presença bem mais próxima nos meios de discussão. 

Assim, é necessário conscientizar os colaboradores a respeito do respeito, harmonia e tolerância com frequência e intervir sempre que a conversa sair dessas diretrizes.

O papel do RH na diversidade empresarial

Como você já deve imaginar, a chave para um ambiente diverso começa no recrutamento e seleção.

Sendo assim, é importante considerar não só os hard skills, ou habilidades técnicas, mas também o cenário social do qual o candidato saiu

Lembrando que, no Brasil, esse olhar tem um aspecto muito mais social, uma vez que estamos em um dos países com maiores índices de desigualdade do mundo. Sendo assim, essa busca tem o objetivo de aumentar a representatividade nas empresas.

Na mesma matéria da Você RH que citamos anteriormente, Liliane Rocha, fundadora da Gestão Kairós, diz:

“Uma coisa é tratar a questão cognitiva por si só na Suécia, onde quase não há desigualdade de renda. Mas nossa realidade não está pronta para contemplar apenas a diversidade de pensamento.”

Aqui, a atuação do líder também tem muita importância, é necessário criar um clima seguro no qual as opiniões divergentes são realmente abraçadas — não necessariamente acatadas — e trazidas para discussão.

Isso é muito importante, pois as pessoas pensam duas vezes antes de arriscar o próprio pescoço. 

Dessa forma, é importante que eles saibam que declarar seu ponto de vista não coloca em jogo o seu emprego. Pelo contrário: é uma ótima forma de se destacar e progredir na empresa.

Enriqueça a sua gestão com esses materiais ricos do Tangerino!
? Gestão de pessoas remota: o guia completo para colocar em prática na sua empresa!
? [EBOOK] Entenda como fazer contratação de novos colaboradores na quarentena
? Aprenda a vencer os desafios de gestão com tecnologia!

Como mudar o processo seletivo?

Tendo em vista tudo o que conversamos até aqui, existem algumas diretrizes que ajudam a adaptar o processo seletivo da sua empresa de modo a enxergar além de diplomas e certificados:

  • Adapte o processo seletivo com perguntas sobre as experiências de vida do indivíduo, dando um olhar mais humano a pessoa;
  • Divulgue as vagas de forma ampla, garantindo que diversos públicos tenham contato com o seu anúncio.

Está claro que contar com uma equipe com diversidade cognitiva é importante para a empresa? E se te contarmos que ainda existe outro ponto para prestar atenção: a criação de equipes multidisciplinares?

Leia e entenda porque esse é um aspecto imprescindível para a empresa!

Com a Sólides Ponto o fechamento da folha é: rápido e seguro