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O cenário atual do mercado de compra e venda continua impactado pela crise do novo coronavírus. Em muitas cidades, a pandemia fez com que lojas e empresas fechassem suas portas. 

Essas medidas de seguranças, porém, não cessam as necessidades de consumo de pessoas que precisam seguir suas atividades. Por este motivo, a gestão de e-commerce se tornou ainda mais necessária.

Somente em abril, o mercado online do Brasil apresentou um crescimento de 81% no lucro. Esse foi apenas o segundo mês após a introdução do isolamento social como medida preventiva. Isso prova o quanto ele se tornou necessário e difundido no país.

Com todo esse desenvolvimento, as empresas desse setor precisam estar cada vez mais focadas em formas de fazer seu negócio se adaptar. Afinal, a gestão de e-commerces é um assunto complexo que, no momento, toma novas formas. É desse assunto que trataremos neste texto. Vamos nessa?

Antes de mais nada, o que é gestão de e-commerce?

o que é gestão de e-commerce?

Podemos definir a gestão de e-commerce como uma integração entre os diferentes setores que compõem a organização de uma loja virtual. Dentre as atividades estão planejar, acompanhar e estruturar os papéis de cada área dentro da empresa.

Alguns lojistas acreditam que, para ter uma loja online, basta disponibilizar os produtos no site e, automaticamente, eles serão vendidos. Contudo, o processo não funciona nem assim.

Qualquer empresa sem uma administração adequada poderá sofrer consequências, fechará ou terá prejuízos. E isso não é diferente no meio virtual.

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Uma gestão de e-commerce adequada é aquela que também considera, por exemplo, a escolha da melhor plataforma a ser utilizada. 

Pensando dessa forma, podemos dizer, então, que a gestão de e-commerce ajuda a evitar falhas na comunicação entre setores, garantindo que cada time realize suas tarefas dentro do prazo e da melhor forma possível. 

Trazendo essa realidade do e-commerce para o momento pelo qual nossa sociedade está passando, conseguimos entender as mudanças sofridas no setor e seu crescente desenvolvimento.

A gestão de empresas durante o isolamento social

Gestão de e-commerce

A necessidade do isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus levou muitos funcionários ao home office. Isso fez com que muitas empresas precisassem rever sua gestão. Afinal, muitos dos processos eram pessoais.

Sendo assim, muitos gestores viram a necessidade de acelerar o processo de transformação digital de suas empresas. Isso garantiu a segurança dos funcionários sem comprometer o funcionamento das empresas.

Segundo pesquisas, apesar de ser um processo difícil para uns, 80% dos gestores de empresas do país aprovam a modalidade de trabalho remoto. 

Nos e-commerces, isso não é diferente. Apesar de focar na venda digital e não necessitar de uma loja física, alguns de seus processos ainda são pessoais. Dentre eles, podemos citar a gestão de colaboradores dentro do setor de Departamento Pessoal e Recursos Humanos.

Sendo assim, as lojas virtuais também precisam se adaptar ao momento vivido por todo mundo para não perder as oportunidades que se apresentam no momento. Afinal, elas se tornam cada vez mais necessárias quando os consumidores não podem se dirigir à lojas físicas.

Mas, afinal, como é possível continuar as atividades de um e-commerce no momento atual?

A gestão de e-commerces atual

Como dissemos, é fundamental que todas as empresas adaptem seu modelo de gestão para continuar obtendo resultados, mesmo aquelas que funcionam como loja virtual.

No caso do e-commerce, é necessário criar formas de executar todo o processo de venda de forma digital. Afinal, mesmo com parte do processo já sendo feita pela internet, existem aquelas que ainda precisavam ser executadas de forma pessoal, como o controle de ponto e jornada.

Além disso, é necessário criar uma gestão de funcionários humanizada, levando em consideração o momento pelo qual passamos. Agora, é preciso entender as necessidades de todos os funcionários para que a produtividade não caia. Afinal, o mercado se mostra promissor.

Vale lembrar que a gestão de e-commerce internamente não é focada apenas nos resultados apresentados, mas, também, em uma forma de criar e manter uma cultura organizacional saudável para todos os colaboradores.

Para que serve a gestão de e-commerce? 

A resposta para essa pergunta pode parecer óbvia, mas é muito importante. A gestão de e-commerce serve para o negócio não quebrar.

Acredite, ter um produto de qualidade e bons preços não são o suficiente para fazer o negócio decolar. Isso porque existem muitos outros fatores que impactam na satisfação e na experiência do cliente. 

Quer um exemplo? Vamos pensar em uma loja virtual de calçados. Por mais que os produtos sejam bons, de marcas renomadas e com um preço competitivo, se a empresa não cumprir os prazos de entrega, certamente perderá clientes. 

Outra situação comum são os estoques abarrotados de produtos que passam meses sem serem vendidos. Isso é sinal de que a gestão não se preocupou em estudar os interesses dos clientes a fundo

Pensando nesses dois exemplos, vemos por que faz sentido ter uma gestão focada nas necessidades do e-commerce. 

Como melhorar a gestão de um e-commerce em home office

Para que a gestão do e-commerce seja efetiva no momento de isolamento social, é preciso levar em consideração a modernização do setor de Recursos Humanos.

A implementação de um RH Digital pode ser a peça-chave para que os funcionários continuem apresentando os melhores resultados e, consequentemente, a empresa aproveite esse momento rico em oportunidades.

Um RH Digital é aquele que usa ferramentas tecnológicas para manter a gestão de pessoas e do quadro de colaboradores da melhor forma através da internet.

Essa foi a saída encontrada por muitas empresas de diversos mercados que conseguem continuar suas atividades sem colocar a saúde de seus funcionários em risco.

Abaixo, vamos falar de alguns tópicos e ferramentas que podem ajudar na gestão de um e-commerce que mantém suas atividades de forma remota.

Planilha de Cálculo do Adicional Noturno

Comunicação com os funcionários

Com o isolamento social, é preciso ficar atento à necessidade de estar por dentro de todas as atividades da sua empresa. Infelizmente, as reuniões pessoais não são indicadas, o que pode fazer com que os gestores sintam-se desconexos de suas equipes.

Por este motivo, é interessante apostar em ferramentas que podem ajudar na produtividade do home office, principalmente aquelas focadas em comunicação.

Vamos falar sobre esses instrumentos a seguir.

Skype, Zoom e Hangouts

As ferramentas de chamada de vídeo permitem fazer reuniões, antes presenciais, agora de maneira remota. Dessa forma, mantém-se um canal aberto de comunicação com os funcionários, ao mesmo tempo em que são seguidas as recomendações de segurança. 

Além disso, elas podem ser usadas como forma de confraternizar e cuidar da saúde de seus funcionários. Afinal, o momento de isolamento social pode ser responsável pela queda de produção de alguns colaboradores, algo que afeta os resultados da empresa.

Sendo assim, essas ferramentas podem ser utilizadas para criar uma gestão humanizada, que foca na comunicação e que entende as principais necessidades de seus funcionários.

Google Chat, WhatsApp e Slack

Softwares de chat também são necessárias no dia a dia da gestão de um e-commerce e de outras empresas. Elas servem para manter a comunicação contínua entre os funcionários que trabalham juntos e fazer comunicados rápidos de forma individual ou coletiva.

Essas ferramentas também podem ser utilizadas para manter um registro das principais informações compartilhadas.  Aprenda ainda como criar um link do WhatsApp para facilitar a comunicação com novos contatos e colaboradores.

Produtividade da empresa

Além da comunicação empresarial, a gestão da produtividade também precisa se adaptar ao momento. Sendo assim, é necessário encontrar ferramentas que permitem o compartilhamento de informações de forma simples.

Google Docs

O conjunto de ferramentas do Google é gratuito e permite a criação de documentos, planilhas e apresentações online. Esses arquivos podem ser acessados de qualquer lugar e compartilhadas com qualquer pessoa.

Através delas, é possível criar relatórios e acompanhar a produtividade da empresa de forma simples e em tempo real.

Drive e Dropbox

Através do armazenamento em nuvem, essas ferramentas permitem que os funcionários e gestores criem arquivos digitais compartilháveis. Assim, eles podem ser acessados a todo momento, em qualquer dispositivo.

Trello, Todoist, Asana

Essas ferramentas servem para organizar as tarefas de um ou mais times de uma empresa. Elas criam ordem de prioridades e deixam os gestores a par das atividades que estão sendo realizadas.

Assim, é possível manter uma gestão firme, que não perde a qualidade por não estar frente a frente com seus colaboradores.

Quando o assunto é a gestão de um e-commerce, é possível utilizá-las também para criar uma trilha visual de processos, garantindo que nada seja perdido.

Gestão de Departamento Pessoal e RH

As áreas que cuidam da relação entre os funcionários e o empregador também precisam atualizar os seus principais processos. Afinal, como citamos anteriormente, a adoção de um RH Digital deixou de ser um luxo e se tornou uma necessidade em meio ao isolamento social.

Dentre todas as atividades desses setores, a atividade mais crucial é o controle de jornada de seus colaboradores. Afinal, muitas empresas o faziam de forma pessoal, algo que não pode mais acontecer.

O problema é que, em home office, o controle de horas trabalhadas ainda é essencial para administrar os benefícios dos funcionários e sua produtividade.

Controle de ponto durante a pandemia

No momento, é impossível utilizar relógios de parede para que os funcionários registrem suas horas trabalhadas. A ideia, neste momento, é utilizar outros tipos de controle de ponto, que compartilham os dados em tempo real e não comprometam a segurança dessas informações.

Na gestão de e-commerces, essa pode ser a principal falha do setor de RH. Afinal, esse é um dos processos que ainda é realizado pessoalmente, já que os funcionários costumam estar presentes na sede das empresas. Neste momento, é preciso ficar atento à necessidade de continuar com o controle de ponto durante o home office.

Apesar de muitas empresas utilizarem as ferramentas como o Google planilhas para o controle de jornada de funcionários, essa não é a escolha mais segura ou eficaz. Neste vídeo mostramos um pouco de como funciona o controle de jornada em home office.

O controle de ponto digital, como o Tangerino, é a melhor solução para esse problema, pois é capaz de realizar o controle de jornada de forma simples, rápida e segura.

Dentro do sistema do Tangerino também é possível realizar o controle de escalas, o envio de documentos e, ainda, permitir que os funcionários assinem suas folhas de pagamento de forma digital.

Quando o assunto é segurança, o Tangerino possui ferramentas para garantir a veracidade dessas informações, como o cadastro de local de interesse e a solicitação de uma foto.

Além disso, o software é válido segundo as portarias 373 e 1510 do Ministério do Trabalho, que versam sobre o controle de ponto e suas principais características.

Sendo assim, esse pode ser o software perfeito para ajudar na gestão do seu e-commerce, já que os funcionários podem continuar cumprindo e registrando suas jornadas de forma segura e prática.

Através do Tangerino, também é possível gerar os principais relatórios de controle de jornada. Isso facilita o cálculo de folha de pagamento de seus funcionários e a administração dos benefícios de cada um.

Assim, a gestão continua presente e atenta ao trabalho de todos, sem abrir brechas jurídicas que podem trazer problemas para a empresa.

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