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Proatividade no Trabalho: Tudo Sobre Essa Competência Profissional!

Tempo de Leitura: 8 minutos Proatividade é a capacidade de tomar atitudes que não foram requisitadas e impactam diretamente nos resultados da empresa, sendo uma competência importante para uma equipe funcional e produtiva.

16 dezembro 2021 TEMPO DE LEITURA : 8 minutos Foto Leonardo Barros
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Tempo de Leitura: 8 minutos

A proatividade é uma das características mais procuradas entre os empregadores, já que é uma característica valorizada no ambiente de trabalho e até necessária para alçar carreira.

Afinal de contas, líderes e profissionais que ocupam altos cargos precisam ser capazes de ir além do que está a sua frente, ou seja, do óbvio. Antecipando situações e promovendo mudanças significativas.

E é aqui que uma confusão muito comum acontece, proatividade não é o mesmo que produtividade e trocar esses conceitos pode resultar em problemas na hora do feedback, por exemplo.

Para que você não cometa esse erro que criamos esse texto. Explicaremos não só o conceito, mas também oferecer insights valiosos sobre como nutrir esse hábito em si e nos demais colaboradores.

Veja os tópicos que abordaremos abaixo e tenha uma boa leitura!

O que é uma pessoa com proatividade?

proatividade

A pergunta o que é proatividade é mais comum do que você imagina. Em suma, é a capacidade de se antecipar a situações, propondo soluções e gerenciando recursos (humanos e materiais) a fim de manejar esses cenários.

O mais importante é que isso deve ser uma iniciativa própria e não aguardar por ordens de superiores para se movimentar.

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Um exemplo muito prático de uma situação em que essa característica pode ser aplicada é uma torneira pingando. Uma pessoa proativa, ao encontrar esse cenário, fecha a torneira em vez de procurar o responsável pelo esquecimento.

Claro, essa é uma situação bastante esdrúxula quando comparada aos verdadeiros desafios encontrados em uma empresa.

O profissional proativo não atua sozinho: ele é capaz de ajudar seus colegas e de trabalhar em equipe.

O que é ter uma atitude proativa no trabalho?

De forma simples, os diretores e líderes de uma empresa esperam que suas equipes sejam autônomas, ou seja, não estejam presentes somente para executar ordens.

Liderar indivíduos que estão sempre à espera de ordens é extremamente cansativo e tende a prejudicar o andamento das atividades como um todo. 

Isso porque, para construir uma equipe verdadeiramente produtiva, é importante ser capaz de delegar e confiar que os projetos caminharão sem a necessidade de uma microgestão por parte do líder, especialmente em um cenário de trabalho remoto, em que a gestão de tarefas é mais complexa.

Assim, ter uma atitude proativa no trabalho é não precisar ter tarefas e interesses geridos pelos líderes

É ser capaz de vislumbrar projetos que ajudarão a empresa atingir seus objetivos e tirá-los do campo das ideias.

E ser proativo no trabalho não para por aí, também é procurar atualização constante na área de interesse. 

Essa é uma característica muito apreciada dentro das organizações, visto que o mercado de trabalho é cada vez mais acirrado. 

Contar com profissionais atualizados é uma baita vantagem competitiva.

Sendo assim, ser proativo no trabalho envolve uma combinação das características abaixo:

  • inconformismo;
  • determinação;
  • iniciativa;
  • visão de futuro;
  • senso de oportunidade;
  • networking;
  • autoconhecimento;
  • foco;
  • responsabilidade;
  • resiliência;
  • adaptabilidade.

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4 atitudes de um profissional proativo

Uma pessoa proativa normalmente assume responsabilidade e intervém nas situações de forma rápida e ágil, apresentando as seguintes atitudes:

Antecipação

A capacidade de olhar para o contexto de forma completa e perceber quais problemas podem surgir e suas chances de realmente acontecer é uma das principais características de uma pessoa proativa.

Isso é o que a permite agir com rapidez e tomar responsabilidade para que as situações não se tornem problemas.

Essa antecipação ajuda a diminuir o estresse no trabalho e manter um clima organizacional agradável.

Autonomia

Uma pessoa proativa não espera que seus líderes notem o problema e a incubam de resolvê-lo. 

Elas são capazes de enxergar o seu papel na resolução de problemas e tomar atitudes dentro de suas responsabilidades.

Esses indivíduos procuram o motivo pela situação e não culpados, procurando corrigir a causa do problema e não somente remediar a situação.

Capacidade de planejar e priorizar

Para resolver questões, o profissional precisa se sentir à vontade para organizar e planejar ações, sabendo quais devem ter prioridade para que o plano de ação seja efetivo.

Evita a procrastinação

A procrastinação pode ser entendida como o antônimo da proatividade, isso porque, ao procrastinar, o profissional observa o que precisa ser feito, contudo, deixa para outro momento.

O proativo normalmente consegue focar em suas atividades e não permite que elas se acumulem, evitando o estresse da correria.

Quais os limites da proatividade?

Existe um limite até onde a iniciativa tomar a responsabilidade para si pode ir? A resposta é sim.

Apesar de ser uma característica muito desejada por diretores e líderes, quando essa energia é mal direcionada, pode facilmente tornar-se inconveniente.

Quando o objetivo dessas atitudes passa a ser gerar reconhecimento e não gerar resultado, pode atrair antipatia dos colegas.

Não somente, ficar procurando soluções para problemas inexistentes é algo que afeta a relação com os demais e pode inclusive atrapalhara produtividade do colaborador.

É importante não tomar para si questões que não pertencem a sua alçada. Caso identifique uma questão, comunique pelos meios oficiais com os responsáveis por aquela área.

Lembre-se que uma pessoa proativa tem um bom-senso de oportunidade, sabendo dos momentos certos para se apresentar é a melhor forma de se destacar.

Leia também:
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Qual a diferença de proatividade e produtividade?

Abrimos esse texto falando que produtividade e produtividade são conceitos bastante diferentes, mesmo que ambos sejam muito bem-vistos no ambiente de trabalho.

Produtividade é uma relação entre o número de tarefas realizadas e a quantidade de recursos empregados (horas de trabalho, matéria-prima, etc.). 

Além disso, uma pessoa só é produtiva se entrega o trabalho com qualidade, de outra forma, gera retrabalho.

proatividade é a iniciativa espontânea de realizar uma tarefa ou planejar um projeto sem que seja pedido pelo gestor

Essa ação, por sua vez, pode ou não ser produtiva, afinal de contas, a entrega pode ter uma baixa qualidade, por exemplo.

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Outro ponto interessante é a ilusão que alguém proativo é uma pessoa multitarefas que cumpre prazos. Perceba que essa habilidade não necessariamente envolve as características que mencionamos anteriormente.

Reatividade x Proatividade: qual a diferença?

Uma pessoa reativa pode tomar para si a responsabilidade de resolver a situação, contudo, existe uma diferença primordial para o proativo: esperar que a situação aconteça e então tentar revertê-la. E essa atitude pode levar a omissão. 

A proatividade, por outro lado, foca em evitar que essas situações aconteçam, tomando uma atitude preventiva.

Basta imaginar um time composto por pessoas reativas para entender porque esse perfil comportamental é o terror dos gestores e RH. Todos esperariam uma crise se estabelecer para tomarem atitudes, mesmo que os sinais estivessem claros no horizonte. 

Como desenvolver a proatividade no trabalho?

Bem, agora você já entende a importância da proatividade no trabalho e qual a sua diferença entre reatividade e produtividade.

Então, como aplicar na prática esse conceito no dia a dia da empresa? Veja abaixo algumas ideias abaixo:

Seja participativo

Sempre pergunte e esteja atento aos indicadores-chave de desempenho do seu time e da empresa. 

Isso te ajudará a ter uma visão clara do que precisa ser feito e de possíveis crises que estão por chegar.

Saiba priorizar

Não adianta entregar todas as suas tarefas se algumas delas não são relevantes para o momento. 

Então, é importante ter os indicadores sempre em mente para saber quais são prioridade para o momento, fazendo um planejamento estratégico de suas tarefas

Treine e estude constantemente

Estudar sobre sua área de atuação é um dos melhores exemplos de proatividade. Essa atitide faz o profissional trazer novidades de mercado, novos pontos de vista, ferramentas revolucionárias, etc.

A empresa tem papel importante aqui quando promove treinamentos recorrentes.

Planeje projetos

Existe algum projeto que você sempre quis desenvolver e que possa ajudar a empresa atingir os seus objetivos?

Que tal planejá-lo para apresentar a gestão ou diretoria? É uma excelente forma de mostrar novas soluções para alcançar os resultados desejados e destacar-se entre os colaboradores.

Pratique o autoconhecimento

Nesse momento, você é proativo ou reativo? Observe suas atitudes de forma crítica e se atenha a realidade e não ao que você deseja ser.

Descobrir suas características podem te ajudar a compreender os pontos fortes e fracos para que, então, tome atitudes para melhorá-las, se aprimorando com o tempo.

Quais os benefícios da proatividade no trabalho?

A proatividade traz benefícios não só para a empresa, mas também para o próprio colaborador, já que o destaca na corporação, colaborando para o seu crescimento profissional na instituição e melhoria constante de suas habilidades.

Assim, alguns dos benefícios que podem ser ligados a proatividade são:

  • melhores resultados, já que a equipe tende a ser mais produtiva;
  • cultura da prevenção, resolvendo problemas antes que aconteça;
  • constante saída da zona de conforto;
  • equipe dinâmica e com foco no planejamento estratégico;
  • otimização de tempo, já que não há tantas crises nos projetos;
  • visão inovadora;
  • constante desenvolvimento de habilidades.

Que tal saber quais as tendências para o RH em 2022? Confira o episódio do Tangerino Talks sobre o tema!

Como incentivar a proatividade no trabalho?

Dá para ver que os benefícios de ter uma equipe proativa são inúmeros e certamente não param nessa lista. 

Mas agora vem a pergunta de ouro: como estimular a cultura da proatividade na equipe?

Tudo começa com um líder que seja exemplo e promova o reconhecimento profissional por meio de feedbacks constantes inseridos na cultura da empresa.

Veja alguns artigos sobre liderança que temos em nosso blog:
👩‍💼 Liderança autocrática e liderança democrática: qual delas adotar?
👨‍💼 Liderança situacional: os detalhes desse modelo de gestão
👩‍💼 Liderança nas organizações: mais indispensável do que nunca
👨‍💼 Tipos de liderança: em quais você se encaixa?

Para facilitar a tomada de iniciativa é importante deixar aberto o planejamento estratégico para todos, assim, os colaboradores podem trabalhar em conjunto e visualizar questões que talvez não tenham sido discutidas antes.

Uma forma interessante de fazer isso é com a metodologia OKR, em que o time tem resultados-chave, mas o colaborador também tem seus próprios indicadores. 

Isso faz com que ele tenha autonomia para propor soluções que estão além de suas responsabilidades no momento.

Veja algumas dicas que podem ajudar a fortalecer essa cultura junto ao seu time.

Dê autonomia ao time

Os colaboradores são altamente inteligentes e criativos, contudo, essas qualidades tendem a ser limitadas se eles estão sempre colocados em caixas.

Sendo assim, é interessante conversar com a equipe e falar abertamente sobre as expectativas sobre sua atuação.

Incentive tomadas de decisão

O trabalho fica engessado se toda vez que for necessário tomar uma decisão, os colaboradores precisem falar com seus líderes.

Sendo assim, incentivar a tomada de decisão (claro, tendo em vista as limitações de seu cargo) é importante para uma atitude proativa.

Converse individualmente com seus colaboradores

Nada pior para alguém que busca estar sempre inovando do que ter seu trabalho generalizado. 

Sendo assim, realizar uma análise das atividades e atitudes de cada membro da equipe é primordial para que os eles saibam que seus esforços estão sendo vistos.

A cultura é a chave!

As atitudes dos colaboradores são reflexo da cultura organizacional, por isso, uma nova mentalidade deve nascer de um ambiente que a estimule.

Isso pode ser feito com o alinhamento claro e objetivo de metas e expectativas com as práticas cotidianas.

Tudo isso colabora para criar um ambiente de trabalho focado em resultados.

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Conclusão

A proatividade não é uma característica profissional das mais requisitadas à toa. A habilidade de se antecipar a problemas e buscar suas soluções sem que um gestor determine isso é um atributo de verdadeiro lider – ou de quem queira chegar lá!

Contudo, para isso ser realmente efetivo, a empresa precisa garantir que a sua cultura não se perca pela evasão de pessoas, por exemplo.

Por isso, veja como reter talentos em sua empresa e dar sempre valor ao capital humano presente dentro se sua corporação.

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Foto: Leonardo Barros

Leonardo Barros

Leonardo é pós-graduado pela PUC Minas em Ciências da Computação. Formou-se em Inovação e Empreendedorismo pela Universidade de Stanford. Fundou diversas empresas de tecnologia e gestão, além das startups Tangerino, Argos e Columbus. É CEO do Tangerino, empresa pioneira em controle de ponto digital no Brasil.

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