Tempo de Leitura: 6 minutos

A segurança no ambiente de trabalho é um fator essencial para os trabalhadores e deve ser incentivada pela empresa. Esse é o motor da existência da SIPAT

Esse não é um assunto qualquer e o RH precisa estar atento a ele. Por isso, se você ainda não sabe o que é SIPAT e a sua importância, continue acompanhando esse conteúdo até o final e elimine todas as suas dúvidas. 

Para facilitar a sua leitura, navegue pelo nosso menu e não deixe passar nenhuma informação:

O que é SIPAT e a sua finalidade?

SIPAT

A sigla SIPAT é a abreviação de Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho

Trata-se de um evento que tem como objetivo a conscientização dos colaboradores sobre a necessidade de prevenir doenças e acidentes de trabalho nas empresas. 

Ela deve ser realizada, pelo menos, uma vez ao ano, durante o expediente dos colaboradores, e deve durar o período de uma semana.

A SIPAT está prevista em lei, conforme a Norma Regulatória número 5 e a Portaria nº 3.214, como uma obrigação da empresa e uma das atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). 

Controle de Ponto Individual

Entre as atividades envolvidas podem estar gincanas, oficinas, palestras, atividades esportivas, realização de exames e dinâmicas em grupo.

Para que a SIPAT atinja seus objetivos é preciso considerar alguns fatores importantes, como garantir que a semana não coincida com épocas de fechamento de metas ou períodos com alta demanda, por exemplo

Outro fator importante é considerar o espaço disponível para a realização do evento, e também a estrutura necessária para a realização das atividades propostas. 

Uma dica bastante eficiente é contar com a ajuda de parceiros especialistas nos assuntos. 

Alguns temas frequentemente abordados na SIPAT são:

  • como evitar acidentes de trabalho;
  • uso correto dos EPIs
  • importância dos EPCs
  • qualidade de vida e atividades físicas;
  • doenças sexualmente transmissíveis;
  • motivação e segurança no trabalho;
  • prevenção e combate aos incêndios;
  • tabagismo;
  • alcoolismo;
  • prevenção de doenças como LER e DORT, etc. 

Que tal aproveitar que está por aqui e ouvir nosso episódio do Tangerino Talks sobre imagem empresarial e gestão de crises? É só dar o play!

Quem são os responsáveis pela SIPAT?

A SIPAT é uma importante ferramenta da CIPA, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, um programa de segurança do trabalho e saúde ocupacional obrigatório, sendo ela a responsável pela organização e desenvolvimento do evento. 

Também separamos estes conteúdos para você. Confira!
👉 De Olho na Carreira: os Cargos em Alta Para o RH em 2022
👉 Relação de trabalho: entendendo os principais tipos
👉 Controle de ponto na jornada mista: veja por que adotar!
👉 Modelo de trabalho híbrido: sua empresa está preparada para o futuro?

Normalmente, a SIPAT é organizada pelos integrantes da CIPA, apoiado pelo RH, gestores da empresa e por técnicos de segurança do trabalho.

São eles que definem os assuntos a serem abordados na programação e também as ações a serem desenvolvidas, sempre visando o melhor aproveitamento por parte dos colaboradores.

Todas as reuniões e ações realizadas devem ser registradas, assim como devem ser arquivadas as listas de presença nas atividades, para futuras comprovações. 

O que é CIPA?

Como você já viu, a CIPA — Comissão Interna de Prevenção de Acidentes — é exigida e obrigatória para todas as empresas com mais de 20 colaboradores. 

Entretanto, o número exato de participantes depende da atividade econômica e da quantidade de funcionários da organização. 

Trata-se de uma comissão composta por representantes dos empregados e dos empregadores eleitos por meio de voto secreto para um mandato anual, podendo haver reeleição.

Um dos principais objetivos da CIPA é promover a prevenção de acidentes e de doenças decorrentes do trabalho, tornando as atividades laborais compatíveis com a preservação da vida e com a manutenção da saúde do empregado. 

Miniguia Ágil do DP

Tem que lidar com afastamento por causa de saúde do funcionário na sua empresa? Confira como funciona o auxílio doença em nosso RH em Pauta:

Quais são os objetivos da SIPAT?

Certamente podemos dizer que o principal objetivo da SIPAT é a conscientização sobre a segurança e saúde, o que envolve outros aspectos como:

  • relembrar orientações de segurança para que todos os colaboradores pratiquem;
  • construir atitudes de vigilância, que permita aos próprios funcionários a percepção de práticas inadequadas e a sua correção;
  • criação de vínculos entre os profissionais e a empresa, incluindo até mesmo as famílias, aumentando também a motivação do funcionário;
  • despertar atitudes preventivas sobre acidentes de trabalho e doenças ocupacionais;
  • comunicar as diretrizes de saúde e segurança da empresa.

Em geral, os temas abordados são aqueles que causam maior número de afastamentos na empresa, ou que geram mais dúvidas entre os trabalhadores.    

A reflexão sobre os temas abordados demonstra que cada pessoa pode fazer a sua parte para se proteger e aos outros.

Quais os benefícios da SIPAT?

Os benefícios da realização da SIPAT são diversos, tanto para a empresa como para os funcionários.

Confira alguns:

  • redução do número de acidentes no trabalho — Todos os envolvidos aprendem a ter atitudes mais seguras no ambiente laboral. Além disso, sabem como agir para evitar problemas de saúde dentro e fora do trabalho, o que reduz o índice de afastamentos de funcionários por causa de tratamentos médicos;
  • contribui para o equilíbrio no ambiente de trabalho — Com todos os colaboradores trabalhando com segurança, o ambiente se torna mais harmônico e todos agem em prol de um mesmo objetivo;
  • garantia do uso correto dos EPIs — Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são fundamentais para a prevenção de acidentes, mas muitas pessoas não sabem como usá-los corretamente. Com a SIPAT eles aprendem a utilizar os EPIs de maneira correta;
  • integração e descontração entre as equipes — Muitas vezes as demandas do dia a dia impedem que os funcionários de equipes diferentes se conheçam e interajam.
    Com a promoção de atividades descontraídas, que incentivam a participação de todos, a integração é garantida, contribuindo para a melhora do clima organizacional.  
  • eliminação de dúvidas — Na SIPAT, é possível trazer a experiência de diversos profissionais diferentes, para eliminar dúvidas e conversar mais de perto sobre as situações que envolvem a segurança do trabalho. 

Qual o papel do RH na SIPAT? 

O setor de Recursos Humanos possui muito mais funções do que apenas selecionar e orientar os profissionais da empresa. Hoje, o RH tem também papel fundamental na excelência dos serviços e no bem-estar dos colaboradores

E isso inclui a segurança física e mental de todos os empregados, promovendo ações que incentivem os cuidados e a prevenção de doenças e acidentes. É dever desse departamento atender as demandas de segurança e medicina do trabalho. 

O RH amplia o alcance das ações da SIPAT e da CIPA, pois consegue identificar os riscos iminentes de cada setor, podendo desenvolver projetos que previnem os possíveis problemas.  

Dessa forma, gestores e líderes devem atuar de maneira conjunta e contar com colaboradores saudáveis é a melhor maneira de aumentar a produtividade.  

Como organizar a SIPAT?

Como você já sabe, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho é organizada pela CIPA, que deve, entre os seus afazeres ao longo do ano, pensar e elaborar as ações do evento. 

A comissão deve se dividir para as tarefas da SIPAT, em formas de subgrupo. Cada um deverá ter um organizador, que será o responsável pelas entregas de cada equipe.

A CIPA deverá divulgar o tema da SIPAT e, aqui, pode ter auxílio do RH, que conhecerá técnicas de atividades que podem ser aplicadas ao longo da semana. 

É claro que a data deve ser divulgada com antecedência considerável, para que toda a empresa se organize sem prejudicar as entregas.

Pontos como verba e parcerias devem ser levantados com o envolvimento da gestão. Lembrando que a CIPA tem trabalho contínuo ao longo do ano e não somente durante a SIPAT.

Temos alguns materiais que complementarão a sua leitura, confira:
📚 Controle individual de ponto de funcionários
📚 Planilha de controle de férias dos colaboradores
📚 Aprenda a vencer os desafios de gestão com tecnologia!
📚 Ponto eletrônico: aprenda a escolher o ideal para a sua empresa

Conclusão

A segurança no trabalho e a prevenção de acidentes devem ser prioridades para todas as empresas e também para todos os funcionários. 

E a SIPAT é a melhor maneira de conscientizar e educar os colaboradores sobre essa importância. 

Infelizmente, muitas empresas ainda não fazem dessa ação algo que realmente agregue conhecimento e valor a vida de seus funcionários. 

Mas a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho não é a única ferramenta de segurança do trabalho possível. Se você ainda quer saber da importância em se implementar políticas de segurança no de trabalho, confira nosso artigo sobre as principais ações a serem tomadas para prevenir acidentes na sua empresa!

Teste Grátis Tangerino