Veja como controlar o banco de horas de maneira segura
Tempo de Leitura: 2 minutos O controle de banco de horas precisa ser feito com atenção para que a empresa não tenha ônus no fechamento da folha de pagamento, que acaba limitando o lucro mensal.
A planilha de banco de horas deixou de ser a melhor alternativa para controlar as jornadas de trabalho dos funcionários há muito tempo.
Além de demandar muito tempo do RH, seu preenchimento é passível de erros e fraudes, o que gera estresse e até prejuízo para a empresa.
Quer saber como controlar o banco de horas de maneira segura e sem preocupação? Leia este post!
Escolha um registro de ponto digital
O banco de horas nada mais é que a diferença entre o tempo de jornada previsto no contrato de trabalho e o tempo efetivamente trabalhado.
Por isso, o primeiro passo para seu controle é a adoção de um sistema de ponto eficiente. O registro de ponto manual exige a transcrição de dados, o que pode gerar erros, tornando-o uma solução arriscada para a empresa.
O ideal é adotar um controle de ponto digital, no qual seja possível visualizar em tempo real o saldo de horas de cada funcionário.
O sistema usa os horários marcados de entrada e saída do colaborador para calcular quantas horas foram trabalhadas por dia.
Em seguida, compara o valor obtido com a escala cadastrada no sistema. Ou seja, o ponto digital é um processo automático e à prova de erros.
Consulte o saldo de horas dos funcionários
O ponto digital é um aplicativo que pode ser instalado no celular de todos os funcionários ou ficar disponível em um tablet (ou computador) nas dependências da empresa.
Ele conta com uma plataforma online integrada, que fornece uma série de relatórios ao departamento pessoal e aos gestores, e assim ajuda em atividades como controlar o banco de horas.
A partir desses relatórios é possível acompanhar a evolução do saldo de horas extras de cada funcionário ou setor e adotar estratégias de trabalho.
Por exemplo, ao perceber que um setor costuma ter mais horas extras em determinado dia da semana, o gestor pode organizar melhor a equipe ou solicitar a presença de mais colaboradores.
Além de auxiliar em tarefas como controlar o banco de horas, a visualização das horas extras em tempo real também ajuda a planejar melhor o setor financeiro e garantir que a empresa não será pega de surpresa pelo pagamento de horas extras.
Ao optar pelo ponto digital biométrico, é possível realizar a integração com a folha de pagamento, facilitando o cálculo do pagamento de horas extras e dos descontos por banco de horas negativo, quando houver.
Incentive os funcionários a controlarem seus bancos de horas
Para quem quer saber como controlar o banco de horas sem estresse, a medida mais simples é contar com o apoio dos próprios colaboradores.
Ao adotar um registro de ponto online, cada funcionário tem acesso às suas marcações de horários, facilitando o controle individual.
Essa medida parece simples, mas é uma maneira de tornar a relação entre empresa e colaboradores mais transparente e respeitosa.
A partir dela, os empregados têm a confiança de que não estão trabalhando além do acordado com a empresa e não precisam recorrer ao departamento de pessoal quando quiserem consultar o controle de horas trabalhadas.
Quer saber como controlar o banco de horas dos seus colaboradores com tecnologia e agilidade? Confira nosso manual de controle de ponto!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.