Torne-se um gestor de RH disputado pelo mercado!
Tempo de Leitura: 2 minutos Um gestor de RH que conhece os principais processos deste setor é capaz de se destacar e se tornar um profissional desejado pelas empresas que buscam otimizar suas relações internas.
Muitas empresas já compreendem a importância do cuidado com os funcionários para gerar benefícios para as organizações, como aumentar a produtividade. O papel do gestor de RH nesse cenário é de grande importância.
Afinal, as atividades desempenhadas por esse profissional impactam diretamente na vida dos colaboradores e, consequentemente, no sucesso do negócio.
Nos próximos tópicos, falaremos sobre o que faz o gestor de RH, quais são as competências desejadas para esse cargo hoje e como é possível desenvolvê-las para se destacar no mercado. Siga conosco!
O que faz um gestor de recursos humanos?
O gestor de RH é responsável por gerir as atividades que envolvem as pessoas em uma organização. Esse profissional pode trabalhar em diversos setores, como recrutamento e seleção, departamento pessoal e treinamento e capacitação, entre outros.
Entre as funções de um gestor de recursos humanos, estão criar e gerenciar planos de carreira e de seleção de funcionários, gerir programas de capacitação, coordenar projetos de qualidade de vida e administrar o pagamento de salários e benefícios.
Quais são as competências requeridas para o gestor de RH?
De acordo com o Guia Salarial da Robert Half, consultoria global em Recursos Humanos, a área tem se tornado cada vez mais estratégica para o sucesso dos negócios. Por isso, o perfil do gestor de pessoas esperado atualmente envolve habilidades como visão estratégica e capacidade de transitar entre diferentes setores.
Por outro lado, ainda de acordo com o Guia, isso não significa que o profissional deva deixar de lado o foco nas pessoas.
Afinal, ambiente de trabalho, remuneração e oportunidades de desenvolvimento de carreira são diferenciais para a empresa reter talentos. Por isso, ter visão de longo prazo para gerenciar os programas de capacitação também é importante para o gestor de RH.
Segundo a pesquisa Novo mundo, novo RH, o maior dever do momento para profissionais do setor é entender e evoluir com a transformação digital, sendo que inovar é o maior desafio.
Dica: saiba mais sobre a transformação digital e o papel do RH estratégico
Como desenvolver essas competências e se tornar um profissional disputado pelo mercado?
A partir dos dados que apresentamos anteriormente, percebe-se que desenvolver visão estratégica é imprescindível para se tornar um gestor de RH disputado no mercado de trabalho.
Compreender a empresa e seus objetivos e acompanhar as novidades não só da área de recursos humanos, mas também do setor de atuação da organização é fundamental para isso.
Manter-se atualizado sobre as tecnologias que vão impactar a gestão de pessoas e tornar os processos da área mais eficientes também é necessário, já que inovação é a palavra da vez.
Da mesma forma, é preciso conhecer o setor de recursos humanos como um todo para tornar-se um profissional multidisciplinar. Além disso, não esquecer do foco nas pessoas. Aprender a ouvir o outro e a se comunicar de forma clara são ações imprescindíveis nessa área.
Muitas são as áreas de atuação para o gestor de RH. Em todas elas espera-se que esse profissional, além de atenção às pessoas, tenha também pensamento estratégico e focado na geração de resultados para a organização.
Manter-se atualizado sobre o mercado, acompanhar as novidades tecnológicas e desenvolver empatia são essenciais para se diferenciar nessa profissão.
Quer começar a se destacar? Então confira essas tendências em gestão de pessoas!
Deixe seu comentário
Seu e-mail não será publicado. Os campos com * são obrigatórios.