IRRF na folha de pagamento é uma dedução obrigatória realizada sobre determinados rendimentos dos trabalhadores no momento do pagamento.
Esse imposto tem como finalidade antecipar a arrecadação do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF), evitando a sonegação fiscal. A retenção na fonte ocorre em diversas situações, como salários, honorários, aluguéis e outros rendimentos sujeitos à tributação.
IRRF na folha de pagamento é uma dedução obrigatória realizada sobre determinados rendimentos dos trabalhadores no momento do pagamento.
Para calcular o IRRF na folha de pagamento dos empregados, é necessário saber o salário bruto, que é encontrado a partir da soma dos vencimentos. É importante mencionar que a soma dos vencimentos é a base e o primeiro passo para se chegar ao valor do IRRF. Depois é necessário apenas descontar o INSS conforme a alíquota adequada. Continue para saber melhor o passo a passo
Os vencimentos são os valores que constam na carteira de trabalho e foram acertados no contrato de trabalho, somados aos valores de descontos ou adicionais expressos no holerite, como horas extras, adicional noturno, descanso semanal remunerado, entre outros.
Nesse caso, o valor descontado varia de acordo com uma alíquota progressiva, ou seja, uma porcentagem que aumenta proporcionalmente ao valor do salário.
Após subtrair o valor referente ao INSS, é preciso consultar a tabela de IRRF fornecida pela Receita Federal e verificar em qual linha o funcionário se encontra. Em seguida, basta calcular o valor da alíquota sobre o salário e subtrair a parcela a ser deduzida do imposto. Muito simples! Você pode encontrar essa tabela no link abaixo!
Importante você ter ciência sobre a tabela de progressão do INSS e o do desconto do IRRF. Para todos esses detalhes, a Sólides Tangerino tem um material completo e gratuito para você baixar agora mesmo!